sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

FGF divulga a tabela completa da Segundona

Na "surda", enfim a FGF divulgou ontem em seu site a tabela completa da Segundona 2009. Em um primeiro momento, a entidade havia confirmado apenas a rodada inicial. Em primeira mão na internet, todos os jogos do Leão:

08.03 - Santo Ângelo X Glória

15.03 - Glória X Milan

22.03 - Glória X Lajeadense

25.03 - Atlético-Car X Glória

29.03 - Glória X Panambi

05.04 - Rio-grandense-SM X Glória

12.04 - Glória X Três Passos

19.04 - Três Passos X Glória

26.04 - Glória X Rio-grandense-SM

03.05 - Panambi X Glória

06.05 - Glória X Atlético-Car

10.05 - Lajeadense X Glória

17. 05 - Milan X Glória

24. 05 - Glória X Santo Ângelo

Média de idade

O José Nunes, presidente do Sindicato dos Jornalistas e que prestigia nosso trabalho desde os tempos do site fez uma boa pergunta em seus comentários: a média de idade do Glória não seria muito alta?
O que posso dizer é o seguinte: descontadas as idades dos goleiros Felipe, Dudu e Rafael, que não consegui confirmar, a média dos demais jogadores é de 26,95 anos. No cálculo incluí os atletas que ainda não estão treinando no Altos da Glória, Pitol, Carlão e Marcelo Müller. Para mim, uma média razoável, se levarmos em conta que pelo menos nove jogadores tem 30 anos ou mais.
Isso, porém, não deve assustar. O time titular campeão da Segundona em 1988 tinha média superior a 29 anos, e a experiência de veteranos como Gasperin, Betão e Plein foi fundamental para a conquista do título. Então, fé nos “velhinhos” do Leão!

Vestibular para goleiro

Um verdadeiro vestibular para o gol do Leão. Isso é o que acontece no Altos da Glória neste momento. Hoje, Felipe, Dudu e Rafael são os goleiros à disposição do técnico Bagé. Dentro de dois meses, Marcelo Pitol, hoje no Ypiranga, unir-se-á ao grupo. Como o Glória deve manter apenas três goleiros no plantel, um deles deixará o clube.
Isso é uma suposição, mas não infundada. No ano passado, quatro goleiros estiveram na pré-temporada: Luciano, Fernando e Roger, mais Guilherme, que veio do Toscano para um período de testes e acabou dispensado. Nos últimos anos, o Glória sempre manteve apenas três atletas para a posição. Portanto, dos goleiros que hoje trabalham no clube apenas dois devem permanecer durante toda a temporada. Afinal, ninguém duvida que Marcelo Pitol deve ser o titular quando, enfim, ficar à disposição do clube.