terça-feira, 16 de junho de 2009

Slogans

No domingo, referi-me ao slogan que havia pensado para a "Mais Popular" à época em que ela monopolizou as transmissões esportivas em Vacaria: "A rádio que não abandona o Glória". Parece que isso estimulou o pessoal, porque pouco mais de uma hora após haver postado o texto no BloGlória, surgiu no site da referida emissora o seguinte slogan: "(...), sempre ao lado do Glória!" É bom inspirar positivamente as pessoas, rsrsrs... Mas é verdade: a "Mais Popular" não desistiu. Por isso mesmo é que lamento que o conteúdo referente ao Leão em seu site seja, em muitas ocasiões, tão precário. Mas é algo que pode ser corrigido. Basta ter vontade.

Novo julgamento no TJD

Mais uma vez, atletas e membros da comissão técnica do Glória irão a julgamento no TJD. O zagueiro Xavier e o volante Júnior Negrão responderão pelo cartão vermelho que receberam em Panambi 3x1 Glória, em 30 de abril. Ambos responderão por prática de ato desleal ou inconveniente, podendo ser suspensos de um a três jogos. Ambos já cumpriram a suspensão automática de uma partida.
Já o técnico Bagé foi denunciado por ofensas morais ao árbitro da partida. Sua situação é mais delicada: se condenado, pegará uma suspensão que vai de 30 a 180 dias. Segundo o relatório extra do árbitro José Roberto Raach, Ronaldo Rangel teria dito, literalmente, o seguinte: "Eu paguei para vocês virem de Porto Alegre até aqui para vocês me roubarem, me sacanear seus filhos da p*e ladrões, seus m*". A sessão do tribunal acontece na próxima quinta, dia 18.

Matão ou Henrique?

Se o amistoso do domingo serviu para algo, foi para Bagé formar ideia a respeito do substituto de Roberto Jacaré para o próximo jogo. Testou até o Jéfferson, que ainda não teve a oportunidade de atuar na Segundona. Mas a verdade é que a camisa 7 dificilmente escapará de Matão ou de Henrique.
E quem seria o melhor? Difícil dizer. A única vez em que os vi em ação foi nos 6 a 0 contra o Atlético-Car. Naquela partida, Matão entrou no lugar de Torres e marcou dois gols. O problema é que, com ele na equipe, Giancarlo acabou deixando um pouco a área para jogar mais pelos flancos. Se Matão for escalado, imagino que isso se repita.
Henrique entrou na mesma partida, substituindo Giancarlo. Participativo, demonstrou razoável habilidade e partiu sem medo para cima dos zagueiros. Tem mais velocidade e mobilidade do que seu concorrente. O problema é que deixou uma impressão ambígua pela quantidade de gols perdidos, embora tenha feito um. Assim, resta esperar que o técnico tome a decisão certa e escolha o jogador mais adequado para o duelo contra o Panambi.

Bagé: atenção aos contra-ataques

Ainda no sábado, o Correio do Povo publicou uma entrevista com Bagé. Apesar da liderança, o técnico do Glória declarou que o time está longe da classificação, e resumiu sua cautela na seguinte frase: “Não estou tranquilo”.
Para o comandante do Leão, o bom momento faz com que todos os adversários queiram vencê-lo, mesmo no Altos da Glória. E essa tentativa de roubar pontos da equipe vacariense em seus domínios se faz, segundo ele, da seguinte forma: “Eles se fecham e depois disparam um contra-ataque que pode nos surpreender”.

O goleador Juba vem aí

O Panambi faz boa campanha na Segundona, mas não é, exatamente, uma surpresa. Desde o ano passado, o time da Cidade das Máquinas dá muito trabalho aos adversários, e o Glória não é exceção. Às dificuldades já conhecidas junta-se, agora, mais uma: Juba, vice-artilheiro da competição, com nove gols, um a menos que o líder Marcelinho, do Bagé.
Em meio a goleadores consagrados, como Giancarlo e Sotilli, o atacante construiu sua marca com discrição, mas efetivamente. Com certeza, Bagé terá uma palestra adicional com os zagueiros do Leão para que redobrem a atenção com o perigoso Juba.

Nem “geladão”, Guaíba?

Que a Rádio Guaíba vem fazendo algumas transmissões esportivas a partir do estúdio, o famoso “geladão”, muita gente já sabe. O que surpreende a mim é que nem isso ela está fazendo mais: a emissora ignorou a estreia do Brasil na Copa das Confederações, disputada na África do Sul. E dizer que, há meio século, mesmo com todas as dificuldades, foi à Suécia para testemunhar o primeiro título mundial da Seleção.
A Guaíba é uma griffe, sem dúvida, mas não dá para retroceder no tempo, viver apenas das glórias passadas. Depois, ficam brabos com pesquisa que indica uma das concorrentes milhas à frente e outra já fazendo sinal de luz para ultrapassar...