terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Reconhecendo o inimigo


O Brasil-Far é um dos adversários mais tradicionais do Glória. Em partidas oficiais ou amistosas são dezenas de confrontos em uma história marcada pelo equilíbrio. Talvez por isso e pela proximidade o time de Farroupilha foi escolhido para dois testes na pré-temporada, hoje nas Castanheiras, às 19 horas, e no próximo sábado no Altos da Glória.
Pela seriedade com que os dois clubes estão tratando a Segundona, os amistosos servirão principalmente para reconhecer o inimigo. É quase certo que as equipes irão se encontrar no decorrer do campeonato e ninguém duvida que serão adversárias na luta por uma das vagas ao Gauchão. O atual grupo do Brasil tem ex-jogadores do Leão, como o goleiro Roger e o lateral Márcio Silveira, que estiveram em Vacaria no ano passado. O atacante Toledo e o zagueiro Marciel, emprestado ao Avenida, defenderam o Glória em 2005.
No último amistoso, em 23 de fevereiro de 2008, empate por 3 a 3 nas Castanheiras. O Brasil chegou a estar goleando, mas o Glória buscou o resultado com dois gols de Torres e um de Flávio Fernandes. O time treinado por Jorge Anadon jogou com: Luciano; Tito (Borges Neto), Rudi, Cabral (Liniker) e Márcio Silveira (Abel); D’Marcellus, Alexandre, Felipe (Márcio Galvão) e Diego (Scharles); Saldanha (Flávio Fernandes) e Rudinei (Torres).

Nem notícia...

Desisto! O amistoso, jogo-treino ou amistoso-treino que o Glória disputaria na sexta contra o Caxias não existiu, ao menos parece não ter existido, e é melhor eu pensar assim. Talvez tenha sido cancelado, mas nem disso há notícia.
Tem rádio aí cujo proprietário já foi técnico do time, mas não põe nada sobre o clube no site da emissora há semanas. Sei que a atividade-fim dessa empresa é a radiodifusão, mas ignorar a internet é estupidez. Copiar e colar notícias de outros portais é fácil, faturar graças ao clube também. Difícil é desenvolver um trabalho com sequência. Há ocasiões em que anunciam o jogo e sequer se dão ao trabalho de colocar o resultado no dia seguinte. O torcedor que acompanha pela web fica perdido. Azar o dele.

E a Alma Independente?

Em 2006, surgiu a Alma Independente, torcida organizada do Glória, no embalo das boas campanhas dos anos anteriores. Tão organizada que chegou a montar um site. Só que a página não está mais no ar, é só conferir no endereço www.almaindependente.v10.com.br. Gostaria de saber sobre os planos da torcida para 2009, se algum membro ler este post, por favor, entre em contato.
Nos últimos anos, a Alma levou muita vibração para as arquibancadas do Altos da Glória, sempre tão silenciosas. Os caras faziam festa até em jogo-treino, conforme pude testemunhar. Também viajaram a locais distantes como Cruz Alta, na estréia da Segundona de 2008. Está na hora de o pessoal se remobilizar, se ainda comparecem ao estádio torço para que reativem o site. “Hay que pelear”, gurizada!