sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Terceirona em 2012

A FGF anunciou na última quarta que o Campeonato Gaúcho voltará a ter uma terceira divisão a partir de 2012. Os piores da Segundona do próximo ano serão rebaixados e comporão a Terceirona. Somente as 16 equipes que avançarem à segunda fase garantirão lugar na série B na temporada seguinte.

Sinal de alerta

Se, pelos indícios, já seria duro para a torcida sonhar com a volta ao Gauchão, a situação fica ainda mais preocupante a partir do anúncio da Terceirona para 2012. Com isso, a segunda divisão do ano que vem será uma batalha não só pelo acesso, mas também para não cair. E não serão poucos os que vão se enquadrar: pela intenção da FGF, todas as equipes eliminadas na primeira fase estarão rebaixadas.

O torcedor do Leão pode perguntar o que seu time tem a ver com isso. E eu respondo: muito. Até agora, o clube não apresentou nem comissão técnica, nem atletas. Apenas a intenção de formar um grupo jovem para a competição. Por sua vez, clubes como Brasil-Pel, Brasil-Far, Avenida e outros já estão com o trabalho em andamento, técnicos definidos e contratações. Em suma: estamos atrasados. E se, de repente, subir para a primeira divisão não era estímulo suficiente para agir, agora, com a eventualidade de novo rebaixamento, talvez as coisas se resolvam no Altos. O sinal de alerta foi dado. Cabe a nós interpretá-lo corretamente.

Leão jogou a Terceirona em 1985

O Glória jogou a terceira divisão em 1985, na volta ao profissionalismo após um recesso de três anos. Ainda se reestruturando, formou uma equipe baseada na campeã citadina de 1983/84 e ficou longe do acesso. Mas tudo bem: a Terceirona foi extinta na temporada seguinte e todos subiram.
Sob o comando de Renatinho, o Leão disputou 14 partidas, com 3 vitórias, 5 empates e 6 derrotas, marcando 13 gols e sofrendo 15. Time-base: Didier; Gilmar, Pedrinho, Rui e Osmar; Renatinho, César “Vaquinha” e Mauro; Carlinhos, Élio e Nilzo, goleador com três gols. O meia Ferreira também atuou e marcou duas vezes, os últimos com a camisa do Glória e que lhe garantiram a artilharia do clube até 1993.

Agradecimento

Agradeço ao leitor Tiago Nunes pelo elogio ao BloGlória e pela informação. Valeu!