terça-feira, 7 de abril de 2009

O que diz a súmula

Apesar de a briga no estádio dos Eucaliptos paralisar a partida, nenhuma medida mais dura deve ser tomada. Ao menos não se for levado em conta o relato feito pelo árbitro Luiz Carlos Boaro na súmula do jogo. Boaro sequer admite que houve uma briga no segundo tempo, justificando os dez minutos de desconto (deveriam ser quinze, pelos testemunhos) por lesões, substituições e um pra lá de genérico “perda de tempo”. No chamado Relatório Extra, que se destina exatamente a registrar fatos graves – inclusive brigas -, nenhuma linha. Pelo jeito, vai ficar por isso mesmo...

Jovany suspenso

O zagueiro Jovany desfalca a equipe na partida de domingo, contra o Três Passos. O jogador recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Riograndense e cumpre a suspensão automática. Enquanto isso, Vagson, que não foi a Santa Maria pelo mesmo motivo, está novamente à disposição do técnico Bagé.

A “Mãe de Todas as Peleias” em múltiplas versões

Resolvi colocar no título do post o comentário enviado pelo leitor Bruno, que afirmou com bom humor que o entrevero em Riograndense 1x1 Glória foi a “Mãe de Todas as Peleias”. Como ontem eu não consegui muitos detalhes sobre a “Batalha dos Eucaliptos”, resolvi fazer uma condensação do noticiário sobre a briga, que paralisou a partida por 15 minutos.
O site do Glória não se aprofundou muito no assunto, dando mais destaque ao pontinho arrancado fora de casa, mas informa que a briga começou com uma suposta agressão de Matão em um adversário. Enquanto isso, a “Católica”, em sua página, dá maiores detalhes, dizendo que a agressão teria sido em cima do zagueiro Bonaldi e registrando a subseqüente briga entre jogadores e bancos das duas equipes.
Por sua vez, a “Mais Popular” deu uma versão mais apimentada dos fatos. De cara, diz que o Leão “não pipocou” com a pressão adversária e que os jogadores do Riograndense teriam provocado de todas as formas. O lance que originou toda a confusão aconteceu quando Bonaldi atingiu Matão; ao levantar os braços para reclamar, este teria atingido o nariz do adversário, que sangrou. Não chega a falar sobre o tempo de paralisação, mas vai além, relatando que Miro, do Periquito, atingiu Maurício Oliveira, que teve que atuar o resto do jogo com uma bandagem.
Já pelo lado santa-mariense, o jornal do Grupo RBS na cidade afirma que Matão atingiu Bonaldi com uma cotovelada. A briga entre os componentes dos bancos teria começado quando o preparador físico do Periquito passou a discutir com a turma do Glória, no que foi seguido pelos seus companheiros. Também confirma que Miro realmente atingiu Maurício Oliveira. Há uma foto que mostra Bonaldi com o nariz sangrando. O jornal dos antigos Diários Associados não apresentou matéria sobre o duelo em seu site. Já o site do Riograndense afirma que Matão atingiu o nariz de Bonaldi com um golpe, mas o atacante alegou que não teria sido intencional, e registrou a discussão que se seguiu. Já no lance do Maurício Oliveira, diz que este caiu na área “alegando ter sido agredido”. Enfim, como podemos ver, o fato é um só, mas as versões são muitas!