6º) Marcos Toloco (Marcos Jesus de Souza) - 1988, 1990-1991 e 1994-1999
Eu o vi jogar pela primeira vez em um amistoso contra o Brasil-Far, no Altos da Glória, em 1988, em uma quarta ou quinta-feira da Semana Santa. Vencemos por 2 a 1, e francamente não lembro se ele marcou ou não. Mas não esqueço seu estilo característico de correr, projetando a cabeça para frente, muito engraçado! Mas não foi por isso que o atacante Marcos Toloco entrou para a história no Leão da Serra. Longe disso!
Marcos Jesus de Souza desembarcou em Vacaria em 1988, aos 20 anos. Com Zé Carlos e Edmundo, garantiu os gols que levaram o Glória à primeira divisão. Não esteve no elenco no ano seguinte e voltou em 1990, quando o time não se acertou e quase foi rebaixado.
Mas o clube insistiu com ele e não se arrependeu. Em 1994, formou uma parceria histórica com Índio e Zé Cláudio: os três maiores artilheiros do clube atuando juntos. Em 1996, impossível esquecer o gol de cabeça que marcou contra o Inter, em Vacaria, na vitória de 2 a 0 sobre o Colorado.
Toloco também era o jogador das horas difíceis. Em 1998, com o time rebaixado no Gauchão, prestou seus serviços na Copa Abílio dos Reis. A equipe terminou na lanterna, mas Toloco manteve a rotina de goleador. Em 1999, defendeu o clube pela última vez. Marcou 43 gols e é o segundo maior artilheiro do clube; com 201 partidas oficiais, ninguém foi mais Glória do que ele. Nigérrimo, podia ser reconhecido a milhas de distância, mas foi dentro de campo que realmente se fez conhecer e respeitar. Hoje, é pastor evangélico em Ribeirão Preto-SP.