domingo, 4 de maio de 2014

Quebra-cabeça


Olha, deu um trabalhão para interpretar o regulamento de forma a vislumbrar alguma chance para o Glória, um verdadeiro quebra-cabeça. E ainda fiquei com dúvidas. Assim, não me admiraria que estivesse errado. Leiam o regulamento, e concluam por si mesmos. Se eu estiver errado, peço desculpas. Afinal, não quero brincar com as esperanças de ninguém. Nem com as minhas próprias.

Como o Glória segue vivo


O Glória foi o 4º na classificação geral, atrás de Ypiranga, Tupi e Avenida, nessa ordem. Como o regulamento prevê várias hipóteses caso Ypiranga e Brasil-Far, campeão e vice do 1º turno, cheguem também às finais do 2º turno, pode acontecer o seguinte:

 
Hipótese 1 – Se o Ypiranga levar o 2º turno e o vice não for o Brasil-Far, o Glória entra na briga desde que ou Tupi ou Avenida seja o vice. Nesse caso, o vice de turno melhor colocado na geral (Tupi ou Avenida) enfrentaria o 2º da geral, enquanto o Brasil-Far (o outro vice de turno), enfrentaria o 1º da geral. Como ou Tupi ou Avenida seria vice do 2º turno, a vaga de 2º melhor da classificação geral passaria para o Glória, hoje com a 3ª melhor campanha (excluindo o Ypiranga, que não conta por já ser campeão de turno).

 
Hipótese 2 – Se o Ypiranga for campeão do 2º turno e o Brasil-Far for o vice, a decisão das duas vagas restantes ao Gauchão 2015 será disputada entre Brasil-Far contra o 3º da geral (o Glória, novamente excluindo o Ypiranga) e entre Tupi e Avenida (1º e 2º colocados da geral, excluído o Ypiranga)

Eliminado. Até segunda ordem


Apesar de vencer o clássico serrano contra o Brasil por 1 a 0, hoje à tarde, em Farroupilha, o Glória está eliminado da Segundona. Ao menos até segunda ordem. Apesar de não chegar às quartas-de-finais do 2º turno, a equipe vacariense ainda pode lutar por uma vaga no Gauchão, graças à sua posição na classificação geral. Porém, dependerá de uma gigantesca combinação de resultados.

O gol da vitória foi marcado por Alê Menezes, na metade da segunda etapa. Por alguns minutos, o Leão saboreou a chance de classificação, já que o Nova Prata era goleado pelo Santa Cruz e o Cerâmica só empatava com o Marau. Mas o time de Gravataí – que saiu perdendo – conseguiu a virada e garantiu sua classificação.

 
A última rodada do Grupo B:
 
Brasil-Far 0x1 GLÓRIA
Riograndense 2x0 Ypiranga
Nova Prata 1x4 Santa Cruz
Cerâmica 2x1 Marau

 
Classificação final:
 
1º Riograndense: 13
2º Cerâmica
Brasil-Far
Ypiranga: 11
GLÓRIA: 10
6º Nova Prata: 9
7º Santa Cruz: 6
8º Marau: 5
 
 

Quem segue na luta


As quartas-de-finais do 2º turno da Segundona: 
 
União x Ypiranga
Cerâmica x Santo Ângelo
Tupi x Brasil-Far
Riograndense x Avenida

Os rebaixados


Riopardense – que perdeu todos os seus 15 jogos e se despediu tomando um 10 a 0 do Avenida nos Eucaliptos -, Canoas e Marau são os rebaixados à Terceirona de 2015.