sábado, 3 de agosto de 2013

Vergonha vacariense

Interrompo o recesso do BloGlória para refletir a respeito de um dado que considero estarrecedor. Nesta semana, o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) divulgou o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) dos municípios brasileiros. E, apesar de ter uma economia entre as 400 maiores do país, Vacaria amargou o 1266º lugar no ranking do IDH. Definitivamente, sinal de que algo está muito errado na forma como a riqueza é distribuída entre seus habitantes, o que se reflete na qualidade de vida, que é o que o índice da ONU procura aferir. Uma verdadeira vergonha para os vacarienses.

Vexame também no RS

No comparativo com outros municípios do Rio Grande, o vexame é ainda maior: sendo a 36ª economia do Estado, tem apenas o 231º lugar entre 496 municípios no ranking do IDH. E das 35 cidades com um PIB superior ao seu, apenas quatro - Venâncio Aires, Sapiranga, Viamão e Alvorada, as duas últimas notórias por seus problemas sociais - tem um IDH pior do que Vacaria.

E na região...

No comparativo com cidades próximas, Vacaria fica atrás de Lagoa Vermelha, Ipê e Antônio Prado quando o assunto é desenvolvimento humano. A situação é pior em municípios como Bom Jesus, Esmeralda e Monte Alegre dos Campos. Só que nenhum deles têm uma economia do tamanho da vacariense.