terça-feira, 30 de junho de 2009

Bagé condenado no TJD

Bagé foi condenado a uma pena de 30 dias de suspensão. Por maioria de votos, os auditores do TJD, em sessão realizada na noite de ontem, decidiram pela aplicação de pena mínima ao técnico do Glória por ofensas ao árbitro José Roberto Raach em Panambi 3x1 Glória, de 30 de abril. Contudo, segundo os sites da "Católica" e da "Mais Popular", a defesa entrou com um pedido de efeito suspensivo da pena até o julgamento do recurso. Com isso, Bagé deve orientar a equipe na partida de amanhã, contra o Brasil, em Farroupilha.
No mesmo julgamento, os jogadores Júnior Negrão e Xavier foram absolvidos pela expulsão na mesma partida. Com isso, permanecem à disposição do técnico.

Alterações em jogos do Glória

A FGF comunicou ontem mudanças em dois jogos do Leão. Brasil-Far x Glória começará às 19h30min de amanhã. Já Glória x Flamengo foi antecipado para sábado, às 15 horas, em Vacaria.

Agradecimento


Agradeço ao Neto Ferreira, à frente do site do Glória, por dar crédito ao BloGlória pela informação do milésimo gol do Leão. Creio que é assim que se faz, e é a política que procuro manter neste espaço. Muito obrigado! Apenas gostaria de fazer um reparo: desde o gol pioneiro em jogos oficiais de Ferreira, em 1976, passaram-se 33 anos, e não 52, como escreveste.
Bem que eu gostaria de ampliar as estatísticas até as primeiras partidas, em 1956, mas o seu Eugênio “só” tinha material a partir de 1961. Quem sabe um dia os registros dos primeiros jogos apareçam...

Hora do balanço

Com outras palavras, o site da “Católica” já tocou no assunto (no popular: furou o BloGlória, rsrsrs...), mas como eu já havia preparado o texto, vou abordá-lo mesmo assim. Nas empresas em geral sempre há o momento do balanço. E é isso mesmo o que o Glória precisa fazer agora: classificado por antecipação, torna-se possível avaliar melhor as condições físicas dos jogadores e administrar os cartões. Na última partida, Ânderson não atuou e Xavier esteve a ponto de ser vetado por problemas musculares, enquanto Jovany levou o terceiro amarelo e não enfrenta o Brasil, além de Giancarlo, expulso.
Sobre suspensões, vale lembrar que os cartões não serão zerados. Ou seja: é bom que os pendurados forcem a advertência em Farroupilha. Assim, cumprirão a suspensão contra o Flamengo e entrarão na próxima fase com força total.

“Giangol” na luta pela artilharia

Ele só chegou ao Altos da Glória em abril, mas sua qualidade é incontestável. Tanto que, em 15 jogos, já marcou nove vezes. Trata-se de Giancarlo, que começa a entrar na briga pela artilharia da Segundona. Por enquanto, a liderança é de Marcelinho, do Bagé, com 13 gols, segundo a FGF.
Ser goleador de uma competição não é novidade para ele, artilheiro do Gauchão 2006 pelo Novo Hamburgo. Mas a consagração pelo Noia não bastou para garantir a titularidade e ele passou boa parte de 2009 no banco do Anilado. O astral mudou com a chegada a Vacaria e “Giangol” voltou a fazer o que mais sabe: balançar a rede adversária! Melhor para nós! A lamentar, apenas que não poderá jogar amanhã, contra o Brasil, por ter sido expulso na última partida.

Gols centenários


Abaixo, a lista dos gols centenários do Glória em jogos oficiais:

100º gol – 1986 – Glória 6x0 Pradense – Gláucio
200º gol – 1989 – Glória 3x0 Caxias – Zé Carlos (algumas fontes dão Branco como autor , mas a súmula confirma Zé Carlos)
300º gol – 1991 – Glória 2x2 São Luiz – Sandro (conhecido depois como Sandro Gaúcho)
400º gol – 1994 – Glória 3x0 Bagé – Marcos Toloco (tenho dúvidas se o autor não foi o Zé Cláudio, mas estou quase certo que foi o Toloco; em todo caso, fica registrada a dúvida)
500º gol – 1997 – Brasil-Far 4x2 Glória – Grizzo (único gol centenário obtido em derrota)
600º gol – 1999 – Glória 1x0 Rio Grande – Zé Cláudio
700º gol – 2002 – Glória 3x1 São José-CS – Douglas
800º gol – 2004 – Glória 2x1 Esportivo – Marcelo Bolacha
900º gol – 2007 – Glória 4x0 Guarany-Ba – João Paulo
1000º gol – 2009 – Glória 2x0 Aimoré – Roberto Jacaré

A inspiração do “Plantão BG”


O “Plantão BG” de sábado anunciando o milésimo gol inspirou-se no antigo plantão do Jornal Nacional, da Rede Globo. Algo bem tosco para os padrões atuais, mas que produzia seu efeito. Quem quiser ver como era nos tempos de antanho (que palavrinha...), basta acessar o seguinte endereço: http://www.youtube.com/watch?v=h5j_EUMNNys.
O plantão do JN informava o bombardeio de posições argentinas por forças britânicas. O ano era 1982; a guerra, a das Malvinas. Coisas que impressionavam um guri de sete anos, que sonhava com a carreira militar tanto quanto com a de jogador de futebol, rsrsrs...