sábado, 13 de março de 2010

De virada, e nos acréscimos!


Sapucaia do Sul – No jogo que confrontou o líder e o lanterna do Grupo 3, o Glória teve que superar um adversário lutador e que impôs a maior dificuldade possível à equipe vacariense. A vitória de virada por 2 a 1 sobre o Sapucaiense não refletiu com total justiça a partida, mas reafirmou o bom momento do Leão no campeonato.

Paulo Porto decidiu poupar o time titular, o que se refletiu em um desencontro inicial que o Sapuca logo aproveitou. Ícaro e Tiago Matos davam muito trabalho à defesa gloriana, e somente Dudu – de grande atuação – impediu que o rubro-negro abrisse o marcador aos 4 minutos, com Ícaro. Aos 17, com Santín, e aos 20, com Caju, o Sapucaiense novamente teria boas chances. Enquanto isso, Leonel, isolado, pouco fazia no ataque.

Paradoxalmente, o futebol do Glória melhorou quando Léo Maringá – dos mais técnicos do grupo – teve que sair por lesão. O time acordou e passou a atacar mais. Aos 41, quando o domínio parecia pender para o visitante, Marcinho Teruel perdeu uma dividida; na sequência, Santín acionou Carlos Alberto, que cruzou para Tiago Matos marcar de cabeça.

Com a vantagem no placar, o Sapucaiense recuou na segunda etapa. Então, o domínio do Leão que se desenhava desde o primeiro tempo ganhou consistência. O prêmio viria aos 22, após cobrança de escanteio, quando André Alagoano concluiu de cabeça para o gol. Rocha ainda conseguiu tirar, e o árbitro teve que olhar para o auxiliar para confirmar o empate.

Não satisfeito, Porto colocou Silvano em campo, confirmando que o Glória seguiria ofensivo. Enquanto isso, o Sapucaiense tentava reagir, buscando a vitória, mas o melhor que conseguiu foi aos 41, quando Carlos Alberto cobrou uma falta com perigo, na rede pelo lado de fora. Aos 47, contra-ataque rápido do Glória: Leonel acionou Correa Rodríguez – também conhecido como Alejandro -, que disparou da altura da linha divisória, entrou na grande área e tocou na saída do goleiro para decretar a virada.

Time: Dudu; Valdemar, Cirilo e André Alagoano; João Paulo, Danilo, Correa Rodríguez, Léo Maringá (Fabinho) e Jean (Vagson); Marcinho Teruel (Silvano) e Leonel. O Glória folga na próxima rodada e volta a campo apenas no dia 21, contra o Lajeadense, fora de casa.

Porto arriscou demais

Tudo bem, o Glória venceu, segue líder e invicto, mas Paulo Porto arriscou demais ao trocar um time inteiro para a partida contra o Sapucaiense. A justificativa de poupar os titulares é razoável, mas seria mesmo preciso, com uma folga de uma semana próxima? Felizmente, quem entrou deu conta do recado. Mas por pouco tudo não foi por água abaixo. Bastava o Sapucaiense ter melhor sorte nas conclusões no início, quando o sistema defensivo do Glória batia cabeça e a bola simplesmente não chegava ao ataque. A primeira conclusão a gol só veio aos 35 minutos, com Leonel.

Estádio

Não sou de criticar estádio de clube do Interior, mas o do Sapucaiense... Francisco Guerra é padrão FIFA, comparado ao que vi hoje. Em compensação, a torcida local compareceu em bom número apesar da má campanha, mostrando-se solidária ao Sapuca.

O “corpitcho”

Levei o radinho sem esperar muito, mas foi legal ouvir a Equipe FM, a rádio local, que conta com o bom Marcos Couto. O Gigante do Vale narra sem puxar para o time da casa, ao contrário de um ou outro locutor chinfrim que a gente se obriga a ouvir às vezes.
Agora, o (muito) melhor foi a repórter da emissora. Que "corpitcho"! O Sapuca é lanterna, mas vou torcer para valer para que se recupere e continue no campeonato. Voltar a Sapucaia do Sul será um prazer! Ô, bichinho bom! Tão encantado fiquei, que até me esqueci de anotar o nome dela. Imperdoável, rsrsrs...

O simpático Simovic

À saída do campo, pude perguntar a Simovic – que ficou no banco – qual a pronúncia correta do seu nome. Com um sorriso, o uruguaio confirmou que é “Simovik”. Melhor checar com o original, mesmo...

Aniversário

A comemoração no vestiário do Glória não foi apenas pela vitória. O zagueiro Cirilo completou 30 anos hoje. Parabéns para ele!

Tão bom quanto...

Tão bom quanto ver o time vencer foi estar lá, junto com o Leão, mais uma vez. E constatar que eu não estava sozinho: havia outros torcedores, que vibraram discretamente no primeiro gol e explodiram de vez com a virada no final.