quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Segundona recomeça na quinta

Com acordo firmado entre a FGF e o Sindicato dos Atletas, a Segundona recomeça nesta quinta. Até 28 de fevereiro, os jogos inicialmente marcados para as 16h30min começarão às 17 horas. O Glória volta à competição viajando a Porto Alegre, onde enfrenta o Cruzeiro amanhã. Quanto à partida contra o Brasil-Far, cancelada no último sábado, a mesma será realizada no dia 3 de março.

O dia em que o Glória voltou a ser Glória

Há 40 anos, no dia 16 de janeiro de 1970, o Conselho da Associação Glória Avenida reuniu-se no Clube do Comércio para decidir sobre uma questão delicada. O assunto: o fim da fusão entre Glória e Avenida, que vigorava desde 1967.
Presidindo a reunião, o legendário Luiz Jacques Manozzo não escondia sua insatisfação. Segundo ele, 90% dos egressos do antigo Avenida não pagavam as mensalidades. Por isso, garantiu que não trabalharia mais com o futebol e concentraria esforços na construção do estádio do clube.
Enquanto isso, o conselheiro Darvi Pilatti, um dos mais exaltados, questionava a troca de nome e responsabilizava a diretoria pelos fracassos. Manozzo rebateu, alegando que os adeptos da união haviam sido os primeiros a sair e que a volta à antiga denominação objetivava angariar a simpatia da população, o que não vinha ocorrendo.
Colocada em votação a proposta, o fim da Associação Glória Avenida foi aprovado por ampla maioria. A partir daquela data, o clube voltava a ter a denominação original e vitoriosa: Grêmio Esportivo Glória. A ata da histórica reunião, secretariada pelo grande Eugênio Marques, está disponível nos arquivos da FGF.