quinta-feira, 30 de abril de 2009

Raul manda informações sobre a SER Panambi

Para quem não sabe, Raul Carneiro Borba foi um dos principais nomes do grande time amador do Glória do começo da década de 1980, bicampeão citadino em 1983/84, junto com César “Vaquinha”, Renatinho, entre outros. Pois o Raul, que hoje é funcionário da prefeitura de Panambi, mandou algumas informações sobre o adversário de logo mais.
Segundo nosso “olheiro”, a SER Panambi jogará com dois desfalques importantes, o zagueiro Valdomiro e o meia Toto, o maestro da equipe, segundo ele. O gramado ruim deve complicar, mas a iluminação não é problema. Já a torcida deve comparecer em bom número para incentivar a equipe da casa. Mas para nós tu vales mais do que todos eles, Raul! Um grande abraço, e obrigado!

Vitória no último jogo em Panambi


A história de confrontos entre SER Panambi e Glória é recente, iniciou-se em 2008. No último jogo no Complexo Piratini, em 18 de maio do ano passado, vitória vacariense por 1 a 0, gol de Douglas. Time: Luciano; Maldonado (Bruno), D’Marcellus, e Rudi; Tito, Liniker, Alexandre Livramento, Jean Paulo (Escobar) e Dênio; Torres (Márcio Silveira) e Douglas.
E não esqueça: SER Panambi e Glória é hoje, às 19h30min, em Panambi!

Há 20 anos, “A Guerra de Vacaria”


No dia 30 de abril de 1989, o Glória recebeu o Grêmio para, mais do que uma partida de futebol, uma verdadeira batalha, que entrou para a história como “A Guerra de Vacaria”. Uma das partidas mais dramáticas disputadas no Altos da Glória e que até hoje mantém o recorde de público do estádio. Para quem quer saber mais, recomendo o texto de minha autoria, disponível em http://www.gloriadevacaria.com.br/jogos4.asp. Na foto acima, Jair (camisa 10), Paulão (encoberto pelo Jair), Chimbica (gritando), Gasperin e Edmundo pressionam o árbitro após a marcação do pênalti que garantiu a vitória tricolor.
Fui ao estádio naquele domingo e fiquei na Geral, junto ao alambrado, próximo à linha divisória. Não havia transmissão ao vivo, mas a RBS TV escalou seu narrador número um, o Celestino Valenzuela, que se empoleirou na cabine sobre o portão da avenida Militar, para gravar o VT (hoje, nem um câmera mandam para filmar os jogos do Leão). Bem próximo, vi o gremista Almir passar pelo nosso lateral, o Francisco, e marcar o primeiro gol do jogo. No intervalo, deu para ver a briga que aconteceu na Social. Embora a impressão de que não cabia nem mais uma mosca no estádio, sobrou espaço quando fechou o tempo!
E a má-educação de algumas pessoas é algo! Ao meu lado havia um cara trêbado, que não parava de xingar o bandeira que corria perto da gente. Não contente com isso, passou a cuspir cerveja na cara do infeliz! O bandeira, porém, nem dava bola. Continuou fazendo o seu trabalho, que não interferiu no resultado. Imaginem se tivesse...
Por fim, recordo da invasão de campo quando foi marcado o pênalti que resultou no segundo gol do Grêmio. Só vi uma bola rolando gramado adentro para tomar satisfações do juiz: era o “Gordinho” Daltro Menezes com uma camisa branca, rsrsrs... O jogo terminou com os refletores acesos e a decepção pela derrota, mas foi sensacional saber que todas as atenções, naquele dia, estavam voltadas para o que acontecia em Vacaria. E são essas as lembranças que aquele guri de 14 anos guardou para o adulto que hoje escreve neste blog, duas décadas depois...

Registro

O indefectível leitor Bruno escreve para me avisar que o Bagé já optou pelo Marcelo Pitol como titular do Glória. É mesmo uma pena, Bruno! Dudu é jovem, mas vem mantendo um bom desempenho, assim como toda a defesa. Se a troca ocorrer, espero que a equipe suporte bem a transição. Valeu, cara!