quarta-feira, 8 de abril de 2009

João Eduardo

Tenho tido dificuldade para acessar o BID da CBF. No entanto, desde o último dia 2 consta que o Glória contratou João Eduardo Fraga de Oliveira. Tentei visualizar sua ficha, mas não consegui. Peço ao pessoal do site do Glória que confirme, pode ser no espaço “Comentários”, se houve mesmo essa contratação, de que time veio, quantos anos tem, essas coisas. Pelos dados que colhi, tem 21 anos e passagem pelo Cruzeiro-PA. Confere?

Presídios e escolas

Não que esteja faltando assunto no futebol, mas a interdição parcial do presídio de Vacaria chamou minha atenção para um fato. O governo do Estado vem fechando escolas, na chamada enturmação. Agora, há estudo para transformar prédios desocupados da rede pública de ensino em albergues prisionais.
Há muito tempo ouço dizer que cada escola que se abre é uma cadeia que se fecha. No Rio Grande de hoje acontece o contrário. Não me surpreenderei se, daqui a pouco, o prédio do antigo Colégio São Francisco seja arrendado para receber não estudantes, mas delinquentes...

Lances de Riograndense e Glória

Pude acompanhar nesta terça, pela TVCOM, os lances do jogo de domingo. No gol do Periquito, defesa vacariense envolvida pelo toque de bola e atacante entrando na cara do Dudu. Na saída do goleiro, toque de lado e Silvano, praticamente em cima da linha, mandou para a rede. No do Leão, só aparece o Torres caído no meio de dois do Riograndense e Ânderson recebendo a bola livre na entrada da grande área. Ele cruzou e Matão praticamente deu uma voadora na bola para marcar.
Quanto aos lances violentos, na suposta agressão de Matão em Bonaldi há o contato, mas observei que o jogador do Glória estava com o braço praticamente esticado, sem formar aquele ângulo característico da cotovelada proposital. Se houve violência, foi contra o Glória. Antes de um escanteio, o jogador do Riograndense empurra o rosto do Maurício Oliveira, praticamente um tapa. Logo em seguida, com a bola no ar, dá a cotovelada. Essa sim, intencional.

Última ficha para os “de primeira”

Com as contratações de Luiz Fernando e Giancarlo, o Glória pode trazer apenas mais um atleta que jogou a divisão principal dos regionais. O primeiro atuou pelo Icasa no Campeonato Cearense, enquanto o segundo defendeu o Novo Hamburgo no Gauchão.

A propósito

Pensei que o leitor Anônimo, que diz morar em Santa Maria, enviaria um relato sobre a partida de domingo. Talvez o estádio dos Eucaliptos não seja o exatamente o “meio ambiente” que ele gosta de frequentar...