terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Paulo Porto é o técnico

Após semanas de indefinição, o que deu margem a muitas especulações, finalmente a direção do Glória confirmou o nome do técnico para 2010. Paulo Porto, que já treinou a equipe em 2000 e 2001, teve sua contratação anunciada ontem à tarde.

Técnico já trabalhou no clube

A primeira passagem de Paulo Porto pelo clube aconteceu entre 2000 e 2001. Na temporada de estreia, levou o Glória ao terceiro lugar na Segundona, insuficiente, porém, para o ascenso. Já em 2001, o time realizava sob seu comando uma das melhores campanhas do campeonato. Então, em uma decisão nebulosa, a direção optou por substituí-lo por Vacaria ao final da primeira fase. Resultado: na etapa seguinte, cinco derrotas seguidas (recorde na história do Leão) e eliminação.
Nos últimos anos, seu prestígio aumentou por conta das boas campanhas no Gauchão, levando Veranópolis (2007) e Inter-SM (2008) até as semifinais. Seu último trabalho foi no Brasil-Pel. Embora por pouco não tenha feito o Xavante subir à Série B do Brasileiro, saiu bastante criticado, após a eliminação diante do Inter na Copa FGF.

Despedida de Zé Cláudio aconteceu há 10 anos



Em 8 de dezembro de 1999, o legendário Zé Cláudio atuava pela última vez com a camisa azul. Pela Segundona, o Leão enfrentou o 15 de Novembro em Vacaria e venceu por 2 a 0, gols de Assis e dele, claro! Na mesma partida, o atacante recebeu o cartão vermelho. Nada podia ser mais Zé Cláudio: gol e expulsão!
José Cláudio Duarte nasceu em Porto Alegre, em 1966. Começou a carreira no Aimoré em 1985, quando foi o goleador da segunda divisão. Isso chamou a atenção do Inter, e lá foi ele para o Colorado. Sem receber muitas oportunidades, aceitou o convite para defender o Glória na sua estreia no Gauchão, em 1989. Começava uma das mais marcantes trajetórias de um atleta no Altos da Glória.
Logo de cara, cinco gols e vice-artilheiro da equipe no Estadual. Em seguida, recebeu proposta para defender a Inter-SP, que disputava a Série A do Brasileiro. Retornaria à Avenida Militar em 1990 e, entre idas e vindas, ficaria no clube até 1994. Em 1993, foi fundamental nos 3 a 1 sobre o Inter, a primeira vitória contra um clube da dupla Gre-Nal. Zé, aliás, parecia gostar de fazer gols em seu ex-clube: foram cinco, em oito jogos.
Em 1999, apesar de novamente artilheiro da equipe (repetindo 1993/94), não conseguiu ajudá-la a sair da Segundona. Mas já fizera muito: com 180 jogos oficiais, é o terceiro em número de partidas pelo Glória; com 54 gols, é o maior artilheiro da história do clube. Hoje vivendo em Alvorada, onde trabalha como ajudante de caminhão, Zé Cláudio recorda com carinho dos tempos de Vacaria. Para a torcida do Leão, a recíproca sempre será mais do que verdadeira.