quarta-feira, 1 de abril de 2009

Problemas musculares

Matéria no site da “Mais Popular” confirma aquilo que eu disse: muito problema muscular em início de temporada. Havia relembrado ontem o caso do Serginho, que tinha “cansaço muscular”. Hoje, noticiou-se que Dudu II está com o mesmo problema e que Marcelinho também tem um “desconforto”. Fora o Pansera, que vinha com um problema desde a pré-temporada, acabou escalado contra o Santo Ângelo, sentiu e não jogou mais desde então. Espero que o novo preparador físico consiga dar mais consistência ao pessoal e que lesões desse tipo sejam um pouco menos frequentes.

Site do Glória

Desde a última sexta, opera novamente o http://www.gloriadevacaria.com.br/, site vinculado ao clube, produzido por mim e Alexandre Borges de Souza em 2005. Agora, após um ano de inatividade, uma nova equipe assumiu os trabalhos.
Embora eu não tenha sido comunicado do reinício – questão de educação, creio –, desejo boa sorte aos guris. Espero que desenvolvam um trabalho de qualidade e que não se limitem a ser meros resenhistas de jogos. Para fazer isso, contam com uma vantagem enorme em relação a mim e ao Alexandre: têm o dia a dia do clube ao alcance da mão. Não tivemos isso em nosso tempo, nem uma colaboração permanente, salvo as exceções às quais aludi em outras ocasiões.
Vocês não dependem de ninguém, pessoal, podem fazer por si próprios. E cuidem-se dos “fariseus”, entre os quais incluo uma pessoa muito bem informada sobre o Glória, que prometia ajuda e raramente o fazia. Distância dos “fariseus”, pessoal, que mau-caráter, “fazido” e sanguessuga têm aos montes nas cercanias do Altos da Glória. Pessoas que parecem servir ao clube mas que, na verdade, servem-se dele.
Conforme escrevi ao Rossano – que, pelo visto, é o capo do Marketing -, preferia que fosse feito um novo site. Em 2005, no afã de contar tudo sobre o Glória, fizemos uma página muito detalhada, superabundante (que palavrinha...). Também há problemas para atualizar vários setores e – mea culpa – várias incorreções. Insisto em um novo trabalho, para o qual sou voluntário, mas para uma retomada creio que o atual dá conta do recado.
Por último, gurizada, reafirmo que espero um trabalho de qualidade, pelas vantagens que vocês têm em relação à antiga equipe. Serei um apoiador, mas também serei crítico, como já faço com a cobertura de outros veículos. Então, mãos à obra, que temos que colocar o Leão de novo na primeira divisão!

Preparador físico deixa o Glória

E já que o site está a pleno vapor, a primeira notícia importante é a saída do preparador físico Zeca Ferreira do Altos da Glória. Vai para o Pelotas, um dos possíveis rivais do Leão na briga pelo ascenso.
Não sei se é, necessariamente, uma grande perda. Sempre fico cabreiro quando o time apresenta muitas lesões logo em começo de campeonato. E a explicação para casos como o do Serginho, que estaria com "cansaço muscular" com apenas três jogos e intervalo de uma semana entre eles, após uma longa pré-temporada, sinceramente... De longe, admito, é difícil falar, mas...

RBS TV Caxias boicota o Leão?

No geral, a televisão do Grupo RBS faz boa cobertura da Segundona. O Globo Esporte e mais frequentemente o TVCOM Esportes costumam exibir às terças os gols da competição. Além disso, há algumas temporadas a TVCOM transmite um jogo por rodada na fase final.
Pena que a cobertura da RBS TV Caxias não acompanha o padrão das demais emissoras. No ano passado, chequei boa parte dessas inserções da Segundona e não vi uma vez sequer gols do Glória quando jogou em Vacaria, nem mesmo quando o Campeonato Gaúcho havia terminado. A história se repete em 2009: nenhuma imagem dos jogos em Vacaria. E nem dá para alegar que o problema é o Gauchão: contra o Milan, não havia jogo na região naquele dia; contra o Lajeadense, apenas um, Caxias e Sapucaiense; contra o Panambi, também só uma partida, Ju e Inter.
Resumindo: a turma de Caxias não dá as caras no Altos da Glória! Qual o motivo desse boicote? O único consolo para nós é que o Brasil, de Farroupilha, a 30 quilômetros da Pérola das Colônias, também não vê seus gols exibidos nos jogos na cidade. Então, acho que não chega a ser má-vontade específica com o Leão, apenas desleixo, mesmo...