segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Ainda a Ulbra

Da coluna de Luiz Carlos Reche no Correio do Povo: “Para que a Ulbra jogue o Gauchão do ano que vem, tem que ter autorização do ex-reitor Ruben Becker. Acontece que o clube está no seu nome. E com relação a qualquer dinheiro que entre, ele será penhorado, pois é determinação judicial. Começando pelo que seria pago pela TV. Sendo assim, dificilmente o clube de Canoas vaia jogar a Série A do Rio Grande do Sul. E se não jogar, quem fica com a vaga? O Sapucaiense, ou sobem três da Segundona. Te vira, Noveletto”.

O que deve acontecer

Há algumas semanas, a Ulbra comunicou à FGF que disputará o Gauchão. Creio que é o que acontecerá. Caso isso não se confirme, aposto em um campeonato com apenas 15 equipes.

As alternativas

E se a FGF insistir com 16 times? Manter o Sapucaiense é pouco provável. A opção mais sensata seria que o Cerâmica, terceiro colocado na Segundona, subisse. Mas ainda há a hipótese de um torneio para decidir com quem ficaria a última vaga. Problema seria arranjar datas e definir quem poderia participar. Mas é nesse fio de esperança que o Leão deve se agarrar para retornar ao Gauchão ainda em 2010.

Vantagem para o Glória

Mesmo que a ideia do rebolo não vingue e o Leão continue na Segundona, pode tirar vantagem com a desistência da Ulbra. Se não houver o preenchimento da vaga em 2010, a FGF subirá três equipes para o Gauchão de 2011. E aí, aumentam as nossas chances.