quinta-feira, 24 de setembro de 2009

Rankings

Sempre quis saber se a FGF tem um ranking do futebol gaúcho. Há alguns anos, ouvi dizer que ela publicaria um, mas como não vi nada a respeito e a curiosidade permanece, fiz uma rápida pesquisa na internet e encontrei dois deles.
No site futebolnacional.com.br há um ranking atualizado até a Segundona de 2009, pois o estreante Rio Pardo já consta. A pontuação é conferida a partir da classificação em cada uma das divisões, mas não informa se são computadas as participações nos “Gauchinhos”, as taças organizadas pela FGF. Neste, o Glória está em 14º lugar, com 1350 pontos.
No arquivoalviazul.com.br, dedicado ao Esportivo, temos um ranking baseado no livro Anuário do Futebol Gaúcho, de Marcus Vitorino e Flávio Fiorin. Não fica bem claro se ele foi extraído da publicação ou composto a partir dos dados contidos nela. Apenas informa que soma os pontos obtidos na primeira divisão entre 1961 e 2009, descartando as demais divisões e os “Gauchinhos”. Aqui, o Glória figura na 13ª colocação, com 466 pontos.
Normalmente, classificações como essas são polêmicas, pela diversidade de critérios. Porém, chama a atenção o fato que o Leão está em posições muito aproximadas em trabalhos diferentes. De qualquer maneira, esperemos a palavra da FGF...