domingo, 19 de dezembro de 2021

Os 55 dos 55 + 10

Em 2011, quando o clube completou 55 anos, o BloGlória se propôs a fazer uma lista dos atletas que marcaram sua história até então. Dez anos se passaram e muita coisa aconteceu. Por isso, nada mais justo que, decorrido esse tempo, com o Glória comemorando o seu 65º aniversário, essa relação seja acrescida com outros dez nomes.
Como afirmei há uma década, a escolha aqui feita não invalida e nem anula qualquer outra, muito menos pretende ser palavra definitiva. É apenas uma avaliação do autor deste blog, fundamentada até o limite do encontro entre o racional e a paixão do torcedor. Portanto, aos que eventualmente visitam esta página, desejo que este trabalho seja capaz de reavivar boas lembranças, tanto as antigas quanto as mais recentes, aquecendo o coração do torcedor gloriano. Boa leitura!

  

Alê Menezes (Alexandre Fagundes de Menezes) - 2014 a 2016

No melhor momento, Alê Menezes repetiu o fenômeno Sotilli com a 9 do Leão, com uma vantagem: criou uma identificação com o clube que o tornou ainda mais adorado pela torcida. Em 2014, nem desperdiçar um pênalti contra o Brasil-Far (na dramática semifinal do 1º turno) diminuiu seu prestígio. Terminou como goleador da Segundona, mas com o time longe do acesso. Tudo, porém, era apenas uma questão de tempo.

A boa sintonia colaborou para o retorno no ano seguinte. Alê mais uma vez foi fundamental, novamente goleador do Glória em uma temporada que tinha tudo para ser perfeita, não fosse a grave lesão no joelho que o afastou na reta final da Segundona. O que não o impediu de invadir o campo mesmo de muletas e comemorar com seus companheiros a volta do clube à elite, sendo dele a honra de levantar a taça pela conquista. Nada mais justo.

Confirmado no grupo para 2016, Alê Menezes ainda se recuperava e de longe via o time penar no Gauchão. Retornou a quatro rodadas do final e chegou a marcar, o que não bastou para evitar o rebaixamento. Mas seus 24 gols o fazem o quinto maior artilheiro da era profissional e o detentor de uma das melhores médias. Um dos grandes atacantes do futebol gaudério em todos os tempos, marcou época também em Vacaria, onde pendurou as chuteiras. Em 2018, retornou na função de gerente de Futebol, e em 2021, como técnico, levou a equipe ao título da Copa FGF.

  

Brandão (Leonardo Henrique Riboldi Dal Osto) – 2021

Os oito gols de Brandão na Copa FGF de 2021 foram decisivos para o título do Glória. Na temporada, marcou dez, o bastante para fazê-lo o maior artilheiro do clube desde a aposentadoria de Alê Menezes. Um deles, antológico: em Farroupilha, contra o Brasil, quase do círculo central, encobrindo o goleiro, pelas quartas da Copinha. Impossível esquecer!

 

Gustavo Gomes da Silva  2021

A certa altura, Gustavo flertou com a possibilidade de bater recordes históricos no gol do Leão. Não deu. Mas deu para ele ser o capitão do time na conquista da Copa FGF de 2021, erguendo a taça após uma atuação exuberante na finalíssima contra o Novo Hamburgo. Além de várias defesas, foi de um lançamento seu que se originou o gol que garantiu o título ao Glória. E ainda contou com a sorte, ao ver o Noia desperdiçar um pênalti no último lance da partida.

 

Luiz Carlos Vieira Júnior – 2014-2015 e 2018

Para muitos, Luiz Carlos foi o maestro do meio-campo gloriano na sua passagem pelo clube. Em 2014, apesar de seu bom futebol, o Glória não conseguiu voltar à elite. Mas o veterano meia deixou tão boa impressão que foi o primeiro a ser contratado para a temporada 2015. Manteve o nível e o Leão faturou o título, ele como capitão na reta final, mas generoso o bastante para permitir que Alê Menezes erguesse a taça, em um belo gesto.

 

Germano Caon Ferreira - 2012-2016 e 2019

Germano foi o melhor produto da base gloriana em anos. Estreou no time principal em 2012 e com o passar do tempo firmou-se na equipe. Em 2015, quando da conquista da Segundona, titular absoluto e um dos jogadores mais destacados. Fez o gol que garantiu o título, na vitória de 2 a 1 sobre o Guarani-VA.

 

Jajá (Jarbas Jardim Fernandes) - 2012 e 2015

Artilheiro do Glória na temporada de 2012, fez o gol que encerrou um jejum de 24 anos sem vitórias sobre o Brasil nas Castanheiras. Voltou em 2015, como um reserva de luxo para Alê Menezes. De luxo, mesmo: marcou 11 vezes e brigou até o fim pela artilharia da Segundona. Imaginem se ele fosse titular...

 

Tcharles Eduardo Martins Sieg - 2021

Veloz, driblador e goleador: o baixinho Tcharles foi tudo isso na vitoriosa campanha do Glória na Copa FGF de 2021. Quem esquecerá o gol contra o Passo Fundo no Vermelhão da Serra, que garantiu o time na final? E como esquecer o de cobertura sobre o goleiro do Novo Hamburgo, que deu o título ao Leão? Fora ter feito dois na maior goleada do clube, os 8 a 0 sobre o Atlético, em Carazinho. Tcharles parece fadado a gols históricos com a camisa do Glória.

 

Danilo de Almeida Mendes - 2014 a 2016

Danilo Mendes comandou a zaga do Leão na vitoriosa campanha da Segundona 2015. Mas não se limitava a impedir gols: ia à frente e fazia os seus, quase sempre de cabeça. No total, marcou cinco vezes.

 

Felipe Ely Klein – 2015

O Glória vinha de dois empates na fase final da Segundona de 2015. Time desfalcado – Alê Menezes entre as baixas –, gramado do Altos impraticável e o São Gabriel defendendo o empate a todo custo, após sair na frente. Nos acréscimos dos acréscimos, Felipe Klein conseguiu empurrar a bola para o fundo da rede. O Leão recuperava a confiança e arrancava para o título. Graças a Felipe Klein e seu gol, um dos mais fundamentais da história gloriana.

 

Douglas Wilson Barros da Silva - 2008

Quem é dono da melhor média de gols do clube? Sotilli? Alê Menezes? Verdade que não foram muitos jogos – apenas oito –, mas o atacante Douglas pode se orgulhar de marcar um gol por partida com a camisa do Leão. Atuou na equipe em um ano de pouco brilho, pelo que é pouco lembrado. Mas dificilmente será batido.