domingo, 9 de maio de 2010
Ficou para 2011
Não deu. Mesmo fazendo sua parte ao derrotar o Lajeadense por 3 a 2 na tarde de hoje, os resultados paralelos não ajudaram e o Glória está eliminado da Segundona. O retorno ao Gauchão, tão ansiado pela torcida vacariense, acabou adiado mais uma vez.
Sem alternativa, o Leão partiu para o ataque, mas encontrou a defesa adversária bem postada, dificultando as ações ofensivas. A primeira conclusão mais efetiva veio aos 13 minutos, em falta que Marcelo Müller cobrou e o goleiro espalmou para escanteio. E foi depois de um escanteio batido por Müller, aos 26, que Edimar II, após confusão na área, conseguiu empurrar de cabeça para o gol. O Glória passou a criar mais chances de gol, mas pecava nas finalizações. Aos 45, Lucas, o do Lajeadense, chutou de fora da área e acertou no ângulo, sem defesa para Márcio Kessler.
O time voltou pressionando no segundo tempo. Aos 6, outra cobrança de escanteio de Marcelo Müller, nova confusão na área do Lajeadense e Cirilo desempatou. Mas a alegria durou pouco: aos 14, Segatto arriscou da intermediária e a bola ainda tocou na trave antes de entrar. A partir daí, o time começou a lutar contra o tempo e o próprio nervosismo, buscando o terceiro gol. Quando ninguém mais acreditava, Silvano, aos 43, definiu a vitória gloriana. Mas inútil, pois Brasil-Far e Cruzeiro-PA ganharam seus jogos e eliminaram o Leão.
Paulo Porto escalou a equipe com: Márcio Kessler; Correa Rodríguez, Cirilo, Jucimar e Vagson; Ivanildo, Márcio Souza (Maiquel), Edimar II e Marcelo Müller (Rodrigo Couto); Lucas (Simovic) e Silvano.
Brasil e Cruzeiro classificados
Apesar da vitória sobre o Lajeadense, o Glória teve pouco a comemorar. Isso porque, nos outros jogos do Grupo 6, os adversários na luta pela classificação também fizeram sua parte e venceram. Em Porto Alegre, o Cruzeiro bateu o Aimoré por 2 a 1 sem maiores dificuldades. Já em Gravataí, o Brasil-Far empatava com o Cerâmica até os 36 da segunda etapa – resultado que servia ao Leão –, mas garantiu sua vaga vencendo por 3 a 1.
A classificação final:
1º Lajeadense
Brasil-Far: 18
3º Cruzeiro-PA: 17
4º GLÓRIA: 16
5º Aimoré: 11
6º Cerâmica: 4
A classificação final:
1º Lajeadense
Brasil-Far: 18
3º Cruzeiro-PA: 17
4º GLÓRIA: 16
5º Aimoré: 11
6º Cerâmica: 4
Números
O Glória disputou 26 partidas na Segundona 2010, com 14 vitórias, 6 empates, 6 derrotas e um aproveitamento de 61,53%. Marcou 41 gols e sofreu 23. O jogador que mais atuou foi o goleiro Márcio Kessler, com 24 jogos, e o artilheiro da equipe foi Rodrigo Couto: 6 gols.
Atacantes demoraram a chegar
Se me perguntassem o motivo da eliminação, diria que o clube demorou a definir as contratações para o ataque, o setor mais carente desde o começo. Houve momento em que, com Simovic sem documentação e Lucas lesionado, Paulo Porto tinha apenas Leonel e Silvano como opções. Os reforços chegaram, mas tarde demais.
Copa FGF
Espero que o clube não dispute a Copa FGF. Enquanto o Glória permanecer na Segundona, é perda de tempo, recursos e energia. Primeiro, vamos tratar de voltar ao Gauchão.