sábado, 12 de novembro de 2011

Os 55 dos 55 (LV)

2º) Sandro Carlos Sotilli - 2004


Um cometa chamado Sandro Sotilli cruzou os céus do Altos da Glória em 2004. Tal como acontece com o corpo celeste, a passagem pelo clube foi rápida, mas brilhante. Dono de um oportunismo raro, era jogador consagrado no futebol gaúcho quando chegou a Vacaria. Mas sua história no Leão seria um capítulo à parte.

Sotilli já havia marcado na pré-temporada, mas o gol teimava em não sair no Gauchão. O primeiro só veio no terceiro jogo, nos 2 a 1 sobre o 15 de Novembro, na Avenida Militar. Não parou mais: rodada após rodada, “He-Man” dava testemunho de si. Saiu de seus pés o fim de dez anos sem vitórias sobre o Grêmio. De longe ou de perto, com o pé ou de cabeça, com a bola parada ou rolando, a torcida não cansava de comemorar seus gols e sonhar com o título que parecia, mais do que nunca, uma realidade graças ao seu atacante.

Veio, então, a semifinal contra o Inter no Beira-Rio. Sotilli teve várias oportunidades, mas Clemer levou a melhor. Por isso, e pela arbitragem desastrosa – ou tendenciosa – de Carlos Simon, a decisão foi para a loteria dos pênaltis. A primeira cobrança ficou por conta do artilheiro. Ele errou, o Colorado acertou todas e avançou à final.

Há quem não perdoe Sotilli por aquele pênalti. Talvez esqueça que fez metade dos 54 gols do time no campeonato, o que lhe garantiu a artilharia da competição e a eleição como melhor jogador do Gauchão. Também ignora que detém a melhor média de gols (0,79) e nem lembra que se tornou o maior goleador do clube em uma única partida (todos os da goleada de 4 a 1 sobre o Veranópolis).

É, às vezes, o futebol é muito injusto... Mas desde aquele 2004, a lembrança de seu futebol é uma constante em Vacaria. E a cada começo de temporada, a pergunta se repete: “E o Sotilli, não vem?” Por enquanto, não, mas a vontade manifesta de encerrar a carreira no Leão enche a torcida de esperança em seu retorno. E com ele, gols e mais gols!