terça-feira, 11 de outubro de 2011

Segundona começará em março

A FGF divulgou ontem o calendário de suas competições para 2012. A Segundona gaúcha, denominada Divisão de Acesso, tem seu início previsto para o dia 4 de março. A entidade não informou a data do término do campeonato.

O fator Xavante

Não sei se a FGF percebeu, mas a série D do ano que vem começará em maio. O Brasil, o de Pelotas, disputará o Brasileiro e a Segundona gaúcha simultaneamente ou o calendário desta será adaptado para contemplar o Xavante? Em caso positivo, o ano de boa parte das equipes do Interior terminará muito, mas muito cedo. Dezenove clubes seriam prejudicados em benefício de apenas um.

Incoerência

Curiosa, a posição de Francisco Novelletto, presidente da FGF: ao mesmo tempo em que defende a unificação das séries C e D do Brasileiro, impõe a Terceirona por aqui. Afinal, quem tem melhores condições de suportar mais uma divisão: o Brasil ou o Rio Grande?

Disponíveis

Bebeto Rosa, Rodrigo Bandeira, Nestor Simionatto, Paulo Turra... Até onde sei, estão todos disponíveis. Bebeto esteve nas cogitações do Glória há algum tempo, assim como Paulo Turra. Rodrigo Bandeira tem feito bons trabalhos, mas acabou demitido do São José durante a Copa FGF, mesmo destino de Simionatto no Esportivo.

Adversários definem nomes

Os nomes de alguns técnicos da Segundona já são conhecidos. A dupla de Santa Maria terá Tiago Nunes no Riograndense e Sérgio Savian no Inter. Já o Brasil-Pel irá de Luisinho Vieira, que foi atleta do Leão em 1995.

Os 55 dos 55 (XL)

17º) Álvaro Hélder Benedetti - 1988-1992


Na reta final da Segundona de 1988, quem foi o artilheiro do Leão? Edmundo, Zé Carlos, Toloco? Nada disso: a honra ficou com o meia Hélder, que em apenas 13 jogos marcou seis vezes. Decisivo na hora agá. A hora Hélder.