domingo, 22 de fevereiro de 2015

O pior dos mundos


Olá, glorianos! Conforme anunciáramos, o BloGlória volta em 2015, já às vésperas da estreia do Leão na temporada. Infelizmente, com notícias nada boas: afinal, os sábios da FGF decidiram que, pelos próximos dois anos, apenas um time subirá para o Gauchão. Para quem disputa a Segundona, o pior dos mundos.

A justificativa é que “quem paga” exige que a Série A tenha, no máximo, 12 clubes. Não discuto o número, mas já que se faz tanta questão de afagar a detentora dos direitos do “charmoso”, por que não rebaixar logo seis, mantendo duas vagas para o Acesso? O Gauchão com 12 times que a RBS TV tanto quer aconteceria já em 2016. A resposta parece óbvia: imaginem só se o Chico Multisom arriscaria o couro da dupla Ca-Ju e do Brasil, o de Pelotas - o queridinho da mídia porto-alegrense -, em um Z-6? É mais fácil empurrar a conta para os times da Segundona. Ou seja: caem três e sobe apenas um nos próximos dois anos. Sequer a hipótese mais equilibrada - de caírem quatro e subirem dois em 2015 e 2016 – foi considerada.

Assim, o Glória se vê diante do maior desafio dos últimos tempos. Além das dificuldades inerentes a uma competição marginalizada, vemos as chances de sair dela ainda mais reduzidas. Se conseguirmos a façanha de subir, estaremos diante do maior de nossos feitos: derrotamos não só os adversários em campo como também uma federação que vela, antes de tudo, pelos interesses da dupla Gre-Nal e de uma decadente emissora de tevê.

“Sensibilidade”


A “sensibilidade” da FGF é tanta que marcou a rodada inicial da Segundona para o final de semana do Gre-Nal pelo Gauchão. Logo a primeira rodada, em que o torcedor está mais entusiasmado com o começo de temporada do time local.

Dinheiro na mão


Para compensar a redução das vagas para o acesso, a FGF destinará R$ 100 mil para cada participante da Segundona, em cinco parcelas. É o que se diz.

Nova fórmula


A Segundona tem nova fórmula para este ano. Na 1ª fase, os times estão divididos em dois grupos, com os cinco primeiros de ambos se classificando. A 2ª fase terá dois pentagonais, e os dois melhores avançam ao quadrangular decisivo, onde somente o campeão garantirá vaga no Gauchão 2016. Os lanternas dos grupos da fase inicial cairão para a Terceirona.

Os grupos da Segundona 2015:
 
 
Grupo A
 
GLÓRIA
Esportivo
Brasil-Far
Nova Prata
São Luiz
Santo Ângelo
Panambi
Tupi
 
 
Grupo B
 
Internacional-SM
Riograndense
Santa Cruz
Guarani-VA
São Gabriel
Pelotas
Rio Grande           

Tabela


Os jogos do Leão na 1ª fase da Segundona:

 
1º turno:
 
28-02 – GLÓRIA x Santo Ângelo
08-03 – Panambi x GLÓRIA
11-03 – GLÓRIA x São Luiz
15-03 – Nova Prata x GLÓRIA
18-03 – GLÓRIA x Esportivo
22-03 – Brasil-Far x GLÓRIA
29-03 – GLÓRIA x Tupi

2º turno:
 
05-04 – Santo Ângelo x GLÓRIA
12-04 – GLÓRIA x Panambi
15-04 – São Luiz x GLÓRIA
19-04 – GLÓRIA x Nova Prata
22-04 – Esportivo x GLÓRIA
26-04 – GLÓRIA x Brasil-Far
29-04 – Tupi x GLÓRIA

O técnico


Ao contrário da temporada passada - quando o processo político retardou a escolha -, o Glória madrugou e definiu ainda em agosto o técnico para 2015. Trata-se de Carlos Moraes, 39 anos e muita experiência na base de clubes como o Internacional. Sua carreira no profissional é recente, iniciada há três anos, no Canoas. Em 2014, conseguiu o acesso à Segundona com o São Gabriel.

Aposta mantida


Com Carlos Moraes, o Glória mantém a aposta em nomes da nova geração. Resta saber se terá mais sucesso do que no ano passado, quando Rudi Machado caiu com apenas duas rodadas na Segundona.

O elenco


O elenco profissional do Leão para a temporada 2015:

 
Goleiros: Anderson (ex-São Gabriel) e Simão (ex-Tubarão/SC)

Laterais: Luiz Felipe (ex-Internacional/SM) e Guerra (ex-Portomosense (Portugal))

Zagueiros: Danilo Mendes, Gil (ex-Cianorte/PR), Douglas (ex-São Paulo/RS) e Vágner (ex-Esportivo)

Volantes: Émerson Dantas (ex-Internacional/SC), Germano (ex-Tubarão/SC), Carlinhos, Rafael Lima (ex-Veranópolis), Maiquel (ex-Rio Grande), Fernando Sena e Marcelo Rincón (ex-Al-Shabab (Omã))

Meias: Luiz Carlos (ex-Boavista/RJ), Betinho (ex-Vacaria), Diego Flores (ex-Ipatinga-MG) e Thiago Corrêa (jogará o Gauchão pelo São Paulo/RS e depois se apresenta no Altos)

Atacantes: Alê Menezes (ex-Internacional/SC), Jajá (ex-São José/RS), Guto, Cristian, Vinícius Chimbica e Ricardo (ex-Camboriuense/SC)

Pré-temporada


Os testes realizados pelo Glória durante a pré-temporada:

04-02 – GLÓRIA 7x3 Vacaria - Gols: Alê Menezes (2), Vinícius Chimbica (2), Émerson Dantas, Luiz Carlos e Guto
 
07-02 – Cristal 0x5 GLÓRIA - Gols: Jajá (4) e Guto
 
11-02 – Caxias B 0x2 GLÓRIA - Gols: Jajá e Alê Menezes
 
21-02 – Guarani-VA 1x1 GLÓRIA - Gol: Guto