quarta-feira, 5 de maio de 2010

A Batalha das Castanheiras!


Brasil e Glória, hoje, às 19h15min, no estádio das Castanheiras, em Farroupilha.

Duro de engolir

Lembram quando escrevi que o jogo contra o Brasil exigia arbitragem de nível? Pois é: adivinhem quem acabou sorteado? Nada mais, nada menos, que Ronaldo Santos da Silva! Se a direção da partida podia ser fator de tranquilidade, torna-se agora um componente a mais na tensão que envolve o duelo de hoje.
Para quem não lembra, ele foi o árbitro do empate contra o Cerâmica no ano passado, que eliminou o Glória. Validou um gol do adversário em que o jogador ajeitou a bola com o braço e marcou impedimento no de Roberto Jacaré, que seria o da vitória do Leão (lance em que há divergência). Pitol, nosso goleiro, reclamou tanto que acabou suspenso pelo TJD. Árbitro com um histórico assim, e num jogo altamente inflamável, é duro de engolir.

Equilíbrio

Embora o Leão não vença em Farroupilha desde 1988, há equilíbrio contra o Brasil: em 33 jogos oficiais, 8 vitórias para cada lado, mais 17 empates. No último duelo nas Castanheiras, em 3 de março deste ano, empate em 1 a 1. Simovic marcou para o Leão.

Glória reencontra Sotilli. Como adversário

Seis anos após a campanha que consagrou Sandro Sotilli como artilheiro e melhor jogador do Gauchão, o Glória reencontra nesta noite um dos mais emblemáticos atacantes de sua história. Só que “He-Man” não vestirá a camisa azul, e sim a do adversário, o Brasil.
Desde sua passagem pelo clube, em 2004, Sotilli jamais enfrentou o Leão. O tempo correu e a fama do goleador permanece, enquanto o Glória luta para voltar aos melhores dias, como aqueles em que ele era o dono absoluto da 9 no Altos. Será que isso passará por sua cabeça na hora do jogo? Haverá alguma emoção especial por parte do artilheiro?
O mais natural é que ele se porte com o profissionalismo de sempre, e que faça pelo seu time o que sempre quisemos que fizesse pelo Glória. Mas no meu sonho mais recôndito, vencemos hoje com um gol de Sotilli... Contra! E que um dia seja possível realizar o dele, que é o de encerrar a carreira em Vacaria. Aí, sim, um reencontro pra valer!

Torcida

Espero que o torcedor vacariense que eventualmente comparecer às Castanheiras não sofra nenhuma violência. Guerra, só em campo, e dentro das regras.