sábado, 31 de janeiro de 2009

E o esquema tático?

Pelo "boletim" da rádio de Vacaria e pela escalação inicial não deu para saber se o Bagé formatou a equipe num 3-5-2 ou em um 4-4-2. Ele gosta do primeiro sistema, mas vai saber... Só gostaria de descobrir por que o Torres não começou o jogo-treino; para mim, é titular absoluto. Ai, ai, ai, Bagé...

Glória goleia o Cristal


Como manda a tradição, o Glória realizou o jogo-treino da pré-temporada contra o Cristal. E para não contrariá-la, o Leão da Serra não tomou conhecimento do adversário e goleou por 6 a 2, em partida disputada na tarde de sábado no estádio do Cristal.
Desta vez, uma das rádios de Vacaria foi rápida ao colocar o resultado do jogo em seu site, por volta das 20 horas. Segundo ela, os gols foram marcados por Ânderson, Matão, Pansera, Fernando (que é o Mello), Torres e Robson. O site da rádio até forneceu a escalação das equipes, mas não se deu ao trabalho de informar as substituições feitas pelo Bagé no decorrer da partida, mas já é alguma coisa, estão melhorando aos pouquinhos...

GLÓRIA (time que começou a partida): Felipe; Ânderson, Pansera, Alexandre e Xandão; Maurício Oliveira, Vagson, Giovane e Ronaldinho; Dudu e Matão.

Glória vence jogo-treino


O 2009 começou bem para o Glória. Ainda que fosse apenas um jogo-treino, o Leão foi a Caxias do Sul e venceu o Caxias por 2 a 0, gols de Matão.
Felizmente, há um veículo sério como o jornal Pioneiro para que a gente obtenha a informação. Como nem tudo é perfeito, porém, sem as escalações nem substituições. Nos sites vacarienses, sequer o resultado da partida.
Bom, agora, é torcer para que o time repita o bom desempenho contra o Cristal, neste sábado, no segundo jogo-treino. E que os veículos de comunicação de Vacaria coloquem a informação na internet. Se continuar assim, o pessoal vai pensar que vocês estão com preguiça...

Um novo site?

Há poucos dias, recebi telefonema do amigo Alexandre Borges de Souza dando conta de que um grupo de torcedores queria reativar o antigo site do clube, mantido por nós dois. Fiquei contente com a iniciativa, ainda mais partindo de gente da comunidade. Isso daria mais proximidade ao dia-a-dia do Glória, em minha opinião a principal deficiência de nosso trabalho e que terminou por condená-lo, pois dependíamos de pessoas que prometiam colaborar e nunca davam essa colaboração numa medida que permitisse manter a qualidade que almejávamos. Gente que faz parte do Conselho, inclusive.
O Alexandre também contou que o pessoal desejava partir do ponto onde havíamos parado. Ou seja: seria reativado o antigo site como ele estava. Para ser franco, não concordo com isso. Creio que fizemos um bom trabalho naqueles três anos, mas com o passar do tempo fomos constatando problemas que nos tornava muito dependentes do suporte técnico, nem sempre prestado na velocidade que seria razoável exigir. Por isso, acredito que seria melhor desenvolver uma nova página, com uma nova formatação e um conteúdo mais enxuto. Quanto ao domínio, problema algum, ele é do clube e continuará sendo.
Imagino que haja gente competente na cidade para fazer isso. Só lamento que no meio de algumas boas intenções também haja pessoas que queiram ganhar com isso. Sempre há. Recordo o caso que aconteceu há alguns anos. Uma prestadora de serviços de informática e afins de Vacaria procurou gente da direção para assumir a página do clube, mediante remuneração. Qual não foi a surpresa deles ao saber que o trabalho realizado por mim e pelo Alexandre (e por colaboradores como o Fabiano, do estúdio O Retrato, que ajudou o quanto deu) era gratuito! Depois disso, o assunto morreu...
Espero que não seja esse o caso dos rapazes que querem trabalhar pelo Leão da Serra. Não concordo que gente que se diz torcedora do Leão aproveite para fazer negócios em benefício próprio. O Grêmio Esportivo Glória foi construído graças à abnegação de seus dirigentes e torcedores, histórica sintetizada na figura do ex-presidente Eugênio Marques. Se o trabalho for nesses parâmetros, apoio e colaboro com todo o prazer. Do contrário, acho melhor o clube profissionalizar de vez o serviço e cobrar resultados de quem o executa.