domingo, 7 de junho de 2015

“Final” nas Castanheiras!


Brasil e Glória: segunda, às 19h30min, no estádio das Castanheiras, em Farroupilha.
 

Era jogo de vida ou morte. “Era”...


O jogo entre Glória e Brasil-Far perdeu muito do caráter de vida ou morte que tinha até este domingo. Isso porque o São Luiz marcou passo em casa outra vez e perdeu para o eliminado Santo Ângelo por 2 a 1. Com isso, a equipe de Ijuí – que só precisava vencer para se classificar – parou nos 13 pontos, ao alcance do Leão e do Dragão, com onze. Agora, quem perder o clássico ainda terá uma boa chance de avançar. O Glória depende apenas de si: se perder nas Castanheiras, vai à fase final derrotando o São Luiz no Altos, próximo final de semana, em Vacaria.
 

Brasil na boa


Se vencer o clássico, o Brasil-Far estará classificado. Se empatar, garante vaga se derrotar o eliminado Panambi, na quinta. Perdendo, ainda pode se garantir desde que vença o Panambi e o Glória derrote o São Luiz no domingo que vem.
 

Bom histórico recente


O Glória ficou 24 anos sem vencer nas Castanheiras, mas não tem do que se queixar após o fim do tabu, em 2012: nos últimos quatro jogos disputados por lá, três vitórias.
 

O maior adversário


Nesta segunda, o Glória faz o 43º jogo oficial contra o Brasil, o que torna o Dragão seu maior adversário em número de confrontos, superando o Ypiranga. Algo à altura do Clássico Serrano, em três décadas de duelos.
 

Aliás


Falando em três décadas de duelos, o primeiro Clássico Serrano valendo pontos aconteceu em 1º de junho de 1985. Nas Castanheiras, pela Terceirona, empate em 1 a 1. O gol vacariense foi anotado pelo grande Ferreira, àquela altura o maior artilheiro da história do clube. Time: Didier; Gilmar, Pedrinho, Rui e Osmar; Renatinho (que também era o técnico), Ferreira (Pino) e Nilzo; Carlinhos, César “Vaquinha” e Mauro.