quarta-feira, 1 de julho de 2009

Na sombra, esperando as semifinais...


Brasil e Glória, hoje, às 19h30min, no estádio das Castanheiras, em Farroupilha.

Tudo ou nada para o Brasil

Enquanto o Glória está "com o burro na sombra”, pensando na próxima fase, a partida de hoje é a mais importante do ano para o Brasil. O empate em casa com o Panambi na última rodada complicou a situação da equipe de Farroupilha, que terá que bater o Leão e decidir sua sorte jogando fora de casa no próximo final de semana.
A torcida não parece apoiar muito a equipe. Tanto que no último jogo a direção apelou para uma promoção inusitada: ingresso gratuito antecipado. Ela será repetida hoje à noite, mas quem não pegar a entrada com antecedência pagará cinco reais.
Em campo, o técnico Celso Freitas tenta fazer o possível. Embora tenha alguns retornos de suspensão, cinco jogadores estão no DM e atrapalham a escalação da equipe. As informações são do blog Futebol de Farroupilha.

Matão deixa o Glória

A tal “janela de transferências”, que tanto estrago causa nos clubes brasileiros nesta época do ano, também vitimou o Glória. O atacante Matão, um dos principais artilheiros da equipe desta Segundona, está deixando o Altos da Glória para atuar no futebol português, segundo informaram os sites da “Mais Popular” e da “Católica”. Ele não é marinheiro de primeira viagem: até o final do ano passado, jogava pelo sueco Gais Gotteborgs.
Pelo Leão, Matão fez cinco gols em 12 partidas, embora tenha começado boa parte delas no banco. Com sua partida, Bagé perde uma de suas opções mais qualificadas para o ataque. Para mim, seu gol mais importante foi no 1 a 1 contra o Riograndense em Santa Maria, quando praticamente deu uma voadora na bola cruzada da direita para empatar um dos jogos mais difíceis do Glória até aqui. Boa sorte, Matão!

Meio time pendurado

Ontem, escrevi a respeito da necessidade de o Glória administrar a questão dos cartões. E vai precisar mesmo: nada menos do que cinco titulares têm dois cartões amarelos: Marcelo Pitol, Júnior Negrão, Alexandre, Roberto Jacaré e Xavier. Devido a expulsões, Negrão e Jacaré ainda terão que enfrentar o TJD, assim como Giancarlo.

Um longo tabu a ser quebrado

Há alguns dias, publiquei que em 2008 o Glória quebrara um tabu de 12 anos sem vencer o Brasil-Far. Mas agora é a hora de botar abaixo uma escrita muito mais longa: o Leão não derrota o adversário nas Castanheiras em jogos oficiais desde 1988! A vitória – aliás, a única em Farroupilha – foi obtida em 24 de julho daquele ano, pelo placar de 2 a 0, gols de Cigano e Peninha. Time: Gasperin; Betão, Chimbica, César “Vaquinha” e Chicão; Zé Roberto, Peninha e Renato Lima; Edmundo (Chiquinho), Cigano e Áureo (Jorginho).

Números


De 1976 até hoje, 235 jogadores marcaram gol com a camisa do Glória em jogos oficiais. Dos 1001 gols feitos, 12 foram contra.