quarta-feira, 24 de junho de 2015

Contra o adversário, o gramado e os desfalques!


Glória e São Gabriel: nesta quarta, às 20 horas, no Altos.
 

O futuro sem Alê


A notícia que ninguém queria que fosse verdade acabou confirmada pelo Departamento Médico do Glória na manhã de ontem: Alê Menezes está fora da Segundona 2015. Domingo, contra o Brasil, o atacante sofreu ruptura do ligamento cruzado do joelho esquerdo, o que exigirá cirurgia. Assim, o Leão se vê órfão de seu artilheiro nas duas últimas temporadas, a quatro rodadas do final da competição. Pela qualidade e liderança, um desfalque que pode ser fatal para as pretensões glorianas.

* Com informações das rádios Fátima e Esmeralda.

O fim?


Próximo de completar 39 anos, Alê Menezes parte para uma delicada cirurgia no joelho, que exigirá longa recuperação. Infelizmente, a torcida do Glória talvez tenha testemunhado as últimas jogadas de um dos maiores artilheiros do futebol gaúcho e do próprio clube.
 

Números


Alê Menezes encerra seu ciclo na Avenida Militar com 35 jogos oficiais disputados e – conforme as súmulas – 23 gols marcados, sendo o quinto maior artilheiro da era profissional do clube e detentor da terceira melhor média de gols. Com a camisa do Leão, foi artilheiro da Segundona 2014 e lidera a edição deste ano.
 

Muito obrigado, Alê!


Pelo que demonstrou com a camisa do clube, tudo o que temos a dizer a Alê Menezes é um muito obrigado. E torcer por sua recuperação tanto quanto vibramos com seus gols.
 

Outra coisa


Quem pode fazer isso é a direção: pedir a revisão da súmula de Nova Prata 1x3 Glória, em 15 de março, que subtraiu um dos gols marcados por Alê Menezes naquele jogo. As duas rádios que cobrem o Glória e a rádio local viram gol de Alê. Seria uma forma de garantir que o 9 gloriano termine como artilheiro da Segundona. De fato e também de direito. Ele merece.
 

Vários desfalques


A vida segue, ainda que sem Alê Menezes. E o Glória busca a vitória hoje à noite também sem seu outro goleador, Jajá, e sem Luiz Carlos, o principal articulador. Se optar pelo 3-5-2, Jair Galvão deve escalar Júlio Abu e Felipe Klein no ataque. Imaginei que Germano, que vinha atuando na ala, iria para o lugar de Luiz Carlos, mas está suspenso. Fora, o zagueiro Wagner Freitas, outro expulso no domingo. Haja problema.
 

Injustificável


Não dá para admitir que um jogador experiente como Luiz Carlos provoque a própria expulsão após o término do jogo, como no domingo. Praticamente tirou o cartão vermelho do bolso do juiz e colocou-o em sua mão. Fará muita falta hoje.
 

"Potreiro"


Pelos relatos que chegam, o gramado do Altos da Glória está em péssimo estado – um potreiro –, após dois jogos tão intensos quanto a chuva que caiu sobre Vacaria. Um obstáculo a mais para a vitória inadiável.
 

O ideal


O ideal para o Glória seria vencer o São Gabriel por dois gols e ver um empate entre Brasil-Far e Guarani-VA. Terminaria a rodada como líder. Mas vá combinar isso com os adversários...
 

Adversário inédito


Fundado em 2013, o E.C. São Gabriel não é o mesmo São Gabriel F.C. que enfrentou o Leão entre 2001 e 2004. Contra este, em seis jogos, duas vitórias, um empate e três derrotas. Na última vez no Altos, em 1º de abril de 2004, pelo Gauchão, Glória 1 a 0, gol de João Pedro. O time, treinado por Bagé: Marcão; Careca, Marcelo Bolacha e Xavier; Flavinho, Toto, Fábio de Los Santos (Júnior Negrão), Aldo (Luciano Sobrosa) e Marquinhos; João Pedro (Rodrigo Gasolina) e Sandro Sotilli.
 

Rei do Empate


O São Gabriel empatou 12 dos 22 jogos que disputou na Segundona. Merece o apelido: o Rei do Empate. Apesar de já ter perdido suas duas partidas na fase final.
 

Em tempo


O mau estado do gramado do Altos teve a ver com a lesão de Alê Menezes?