sábado, 23 de julho de 2011

Os 55 dos 55 (I)

Em 2005, quando estava no site do Glória, realizamos eleição para escolher a “Seleção do Cinquentenário” do clube. Pode-se dizer que foi um sucesso, apesar de alguns protestos - tivemos que fazer uma pré-seleção, e quem não viu seu favorito na lista reclamou. Agora, às vésperas do 55º aniversário, o BloGlória homenageia o Leão da Serra escolhendo os 55 maiores jogadores de sua história.

Até hoje, 580 atletas defenderam o Glória em jogos oficiais da era profissional. Escolher 55 deles significa menos de 10% do total. Espero que ninguém fique melindrado por omitir algum nome ou classificar um jogador em determinada posição: é apenas a lista do blogue, que não quer ser definitiva e muito menos representativa na esfera do clube, onde mais e melhores pessoas têm elementos para uma análise mais acurada. Que, inclusive, abranja a fase amadora, pois nossa seleção concentra-se no profissionalismo, a partir de 1976.

A lista será apresentada em pequenos textos sobre cada jogador, com exceção dos dez primeiros, que receberão textos mais abrangentes. Dito isso, espero que apreciem esse mergulho na história gloriana no ano de seu Jubileu de Ametista. Porque a lembrança dos heróis e seus feitos é o consolo para os tempos difíceis que vivemos, e nos anima a continuar firmes em nossa torcida. Divirtam-se!