quinta-feira, 21 de junho de 2012

Melhor secando que jogando...



Precisando de resultados paralelos para seguir vivo na Segundona, o Glória passou a tarde de quarta secando Farroupilha e Guarany em seus jogos. E deu certo: Fantasma e Bugre perderam, tudo o que o Leão precisava para manter suas chances. Só que, a partir daí, passou a depender de si, do seu jogo, do seu futebol, de uma vitória. A noite veio, o time entrou em campo e, diante de suas limitações, não passou de um empate em 1 a 1 com o Santo Ângelo – que também deu adeus às ilusões – na Zona Sul.

A esperança gloriana começou a ruir a partir daquele que foi o calcanhar de Aquiles da equipe na temporada. Com uma defesa que vazou em todos os jogos disputados fora de casa, ver Roberto abrir o placar para o SA logo aos 12 minutos pode ser considerado algo normal. Correa Rodriguez empatou aos 13 da etapa final. Podia ser o início da virada, mas à mercê de um setor ofensivo que deixou muito a desejar na segunda fase, a reação parou por aí. Por ironia, o Leão teve um gol anulado nos acréscimos, justo nos acréscimos, momento em que cedeu a vitória em tantos jogos. Assim, a igualdade manteve-se até o final, e tudo o que restou foi o desalento. Em 2013, pelo sexto ano seguido, Glória na Segundona.

O Leão encerra a temporada enfrentando o Farroupilha no Altos. Só não sabe quando. Isso porque a última rodada será remanejada devido à estreia do Brasil – o de Pelotas – na Série D do Brasileiro, domingo. A FGF ainda confirmará a nova data.

Nos outros jogos da Chave 4, Farroupilha 2x4 Esportivo e Inter-SM 3x2 Guarany-Cam.


Classificação:

1º Esportivo: 21
2º Farroupilha: 14
3º Guarany-Cam: 13
4º Santo Ângelo
GLÓRIA: 10
6º Inter-SM: 5

Esperança frustrada


Quando anunciaram o retorno de Vinícius Chimbica, pensei que ele formaria uma espécie de ataque dos sonhos com Jajá, então em estado de graça. Mas não aconteceu: Jajá se apagou e Chimbica não repetiu o desempenho do ano passado. Esperança frustrada.

O problema


O Glória teve três técnicos neste ano e em raros momentos se acertou. Indício de que muito da fraca campanha passou pela qualidade do elenco.

Caiu do céu


O único momento em que o Glória embalou foi quando teve pela frente, numa sequência de quatro jogos, Milan e Juventus, dois dos rebaixados de sua chave. A sorte poderia ter sido diferente não houvesse essa série, que caiu do céu. Lembre-se que, até então, quem estava na zona da degola era o Leão.

O melhor


O melhor em 2012 foi o fim do tabu de não vencer o Brasil em Farroupilha. Foram 24 anos de espera.

O pior


Claro que não sair da Segundona é ruim, mas aquela derrota de 5 a 4 para o Panambi em casa, vencendo por 4 a 1 até a metade do segundo tempo e com um jogador a mais... Sem dúvida, o maior vexame da história recente do Glória.

Um homem só

Não tenho a informação, mas Saraiva acumulou o Futebol? Não vi mais ninguém falando sobre as coisas do time, o que leva a pensar que o presidente estava sozinho. Difícil mesmo ser de outra forma, se a assembleia que o reelegeu teve apenas 18 conselheiros presentes.

E em 2013...


Após um ano tão cinza, o Glória precisa fazer as avaliações corretas para o próximo. A Segundona 2013 terá somente 16 equipes e será a mais disputada de todos os tempos. Ou o Leão melhora – e muito – ou pode amargar a queda para a Terceirona, que já se ensaiou nesta temporada.