terça-feira, 24 de maio de 2022

Foi bom sonhar

O clima de festa que se formou em Vacaria nos últimos dias deu ao torcedor do Leão a esperança de que o título da Recopa Gaúcha poderia ficar no Altos. Em campo, porém, o que se viu foi a superioridade do Grêmio – mesmo com um time quase todo reserva –, que não teve dificuldade para vencer por 5 a 0 e conquistar seu terceiro título na competição.

Demorou pouco para que o Tricolor assumisse o controle da partida. Aos 7 minutos, aquele que seria o personagem do jogo começou a mostrar seu futebol: Jânderson, que fez jogada pela ponta e cruzou rasteiro para Elkeson completar para o gol.

Depois disso, a primeira etapa prosseguiu sem maior fluência, com muitas faltas. O Glória tentava a jogada aérea nas cobranças de bola parada, mas sem sucesso. Aos 27, Elkeson recebeu passe de Thiago Rosa, invadiu a área gloriana, mas chutou para fora. Aos 43, o lance que começou a definir o jogo: Vítor cometeu pênalti em Jânderson. Kampaz, o aniversariante do dia, cobrou e fez. O Grêmio chegava ao intervalo com uma vantagem confortável, difícil de contornar.

Na volta para a segunda etapa, Alê Menezes mexeu no time, na tentativa já desesperada de reação. Aos 8 minutos, Gabriel Grando espalmou chute de Baggio para escanteio, numa rara conclusão gloriana a gol. Mas a noite era do Grêmio, era de Jânderson, que fez o seu – de bicicleta – aos 17. Cinco minutos depois, ele daria sua segunda assistência na noite, desta vez para o gol de Varela. Ricardinho, aos 35, aproveitando lançamento de Heitor, fecharia o placar e terminaria de vez com o sonho do Leão. Mas foi bom sonhar.

O time do Leão, vice-campeão da Recopa Gaúcha 2022: Samuel; Marcão, Igor Souza, Douglas Zielke e Vítor; Vacaria (Bruno Cruz), Baggio (Felipe Klein), Germano e Matheus Paulista (Franci); Tcharles (Biel) e João Paulo (Rafael Gelatti). Agora, o time volta a se concentrar na disputa da Segundona.

Glória sofre sua maior derrota em casa

Perder não deixava de estar no radar do Glória, mas os 5 a 0 diante do Grêmio passam a ser a maior derrota no Altos em jogos oficiais de toda a sua história. O placar supera o de 5 a 1 para o Internacional, em 1990, pelo Gauchão.

Aplausos, apesar da derrota

Mesmo com a derrota, o torcedor gloriano não deixou de apoiar o time, aplaudindo seus jogadores quando recebiam a medalha de prata pelo vice-campeonato da Recopa.

Placa

 Além das medalhas aos jogadores, o Glória recebeu da FGF uma placa alusiva à participação na competição.

“Vamos subir, Leão!”

Enquanto a premiação prosseguia, na arquibancada o torcedor cantava para o que realmente interessa em 2002: “Vamos subir, Leão!”