sábado, 30 de janeiro de 2010

Tempo de recomeçar

Cerâmica e Glória, domingo, às 16h30min, no estádio Vieirão, em Gravataí.

Amargo regresso a Gravataí

Por ironia, a estreia do Leão na Segundona será no mesmo local da despedida no ano passado. É que as recordações daquela partida contra o Cerâmica não são das melhores. Em 22 de julho de 2009, um empate em 2 a 2 determinava a eliminação da equipe vacariense, que ostentava a melhor campanha da competição. A arbitragem colaborou para o fracasso do Glória, que adiou o sonho da volta à primeira divisão.

Testes

O Glória realizou apenas dois testes durante a pré-temporada. Primeiro, no tradicional jogo-treino contra o Cristal, vitória por 4 a 0; depois, em amistoso contra o Panambi, nova vitória, desta vez por 2 a 1. Ambas as partidas foram disputadas no Altos da Glória.

Calor, um adversário a mais

O Glória terá no calor um adversário a mais na Segundona. Boa parte da primeira fase será disputada em pleno verão. Fora de casa – exceto contra os serranos Brasil-Far e Garibaldi –, as partidas ocorrerão em cidades muito quentes, com temperaturas acima dos 30 graus. Enquanto isso, vantagem para os visitantes jogar em Vacaria, sempre mais amena.

O grupo

Segundo o BID da CBF, esses são os atletas em condições legais para o jogo de estreia do Glória na Segundona, neste domingo, contra o Cerâmica. Entre parêntesis, a idade e o último clube:

Goleiros: Dudu (23, Iraty-PR), Márcio Kessler (29, Poços de Caldas-MG) e Marcos (22, Flamengo-RS)

Laterais: Tiago Machado (25, Torreense-POR) João Paulo (26, América-RN), Fabrício Tocha (23, Corinthians-PR) e Jéfferson (21, Guaratinguetá-SP)

Zagueiros: Vagson (28, Sapucaiense), Valdemar (22, Cristalina-GO), André Alagoano (32, Cristalina-GO), Cirilo (29, Novo Hamburgo) e Jucimar (29, Hercílio Luz-SC)

Volantes: Ivanildo (29, Cristalina-GO), Márcio Souza (32, Campinense-PB) e Danilo (24, Santa Cruz-RS)

Meias: Jean (23, Glória), Rodrigo Couto (25, Marcílio Dias-SC), Edimar (27, Ivoti) e Marcinho Teruel (23, Mogi-Mirim-SP)

Atacantes: Silvano (33, Rio Grande), Leonel (22, Ulbra) e Lucas (25, Fluminense-MG)

Também estão no elenco o meia Léo Maringá (30, Tescoma Zlim-TCH), o atacante uruguaio Simovic (34, Ancash-PER) e seu compatriota, o volante Correa Rodríguez (30, Cerro Largo-URU). Eles não têm a situação regularizada e ainda não podem jogar. Marcelo Müller, acertado com o Leão, chega após a participação do Ypiranga no Gauchão.

Fé cega, pé atrás

No papel, penso que o elenco do Glória é um dos mais fracos dos últimos anos. “No papel”: em campo, os jogadores podem provar o contrário. Na verdade, descontando nomes conhecidos como Marcelo Müller – que só chega após o Gauchão –, nenhuma contratação para “lotar a rodoviária”. Em todo caso, é preciso deixar que trabalhem e mostrem a que vieram. Mas, por enquanto, não vejo motivos para entusiasmo. Fé cega e pé atrás.

Remanescentes

Ainda em dezembro, Paulo Porto afirmou que não haveria remanescentes de 2009 no grupo que montava. Não foi o que ocorreu na prática. Dos que já trabalham em Vacaria, quatro estiveram no clube na última temporada: o goleiro Dudu, o zagueiro Vagson, o volante Ivanildo e o meia Jean. Após o Gauchão chega Marcelo Müller, hoje no Ypiranga e que também defendeu o Glória no ano passado.