domingo, 28 de fevereiro de 2010

Goleada tranquila


Com menos dificuldade do que se esperava, o Glória não tomou conhecimento do Guarani-VA e goleou por 3 a 0, hoje à tarde, em Vacaria. Foi a quarta vitória do Leão em casa, que segue líder de seu grupo.

Com problemas para escalar a equipe, Paulo Porto optou por uma formação com três zagueiros. O que poderia significar maior cautela não se configurou na prática. Já aos 9 minutos, Rodrigo Couto cobrou escanteio e, na sobra, Silvano completou para o gol.

O Guarani não se abateu e partiu para cima. Em falta cobrada com perigo, Márcio Kessler teve que se virar para mandar a bola a escanteio. Mas seria o Glória que ampliaria o placar aos 20 minutos, com Rodrigo Couto. Mantendo o ritmo, Simovic, de cabeça, marcou mais um aos 36 e azedou de vez o mate da turma de Venâncio.

No segundo tempo, com a vantagem consolidada, o Glória mais administrou o resultado, procurando não se desgastar, mas ainda buscando o gol. O Guarani tentou ao menos descontar mas, no geral, pegou o sistema defensivo do Leão seguro de si.

O Glória começou com: Márcio Kessler; Valdemar, Jucimar e Vagson; Thiago Machado, Ivanildo, Márcio Souza, Rodrigo Couto e Edimar; Simovic e Silvano. No decorrer da partida entraram Danilo, Jean e Fabinho. Na próxima quarta, a equipe vai a Farroupilha para um difícil compromisso contra o Brasil, que encerra o primeiro turno.

Briga de foice na ponta de baixo

Enquanto o Glória manteve a liderança com a vitória sobre o Guarani-VA, a disputa pela última vaga do Grupo 3 ganhou emoção. Isso porque o Garibaldi, até então lanterna absoluto, foi a Sapucaia do Sul e venceu o Sapucaiense por 2 a 1, sábado. Isso embolou a luta no pelotão de trás, pois o Lajeadense despachou o Aimoré por 4 a 1 e o Cruzeiro-PA goleou o Cerâmica por 3 a 0, também no sábado.
A nova classificação:

1º GLÓRIA: 15
2º Lajeadense: 13
3º Cruzeiro-PA
Brasil-Far: 12
5º Guarani-VA: 10
6º Garibaldi
Aimoré
Cerâmica
Sapucaiense: 5

sábado, 27 de fevereiro de 2010

Glória quer seguir 100% em casa!


Glória e Guarani-VA, domingo, às 15 horas, no Altos da Glória.

Último Glória x Guarani-VA foi há cinco anos

Glória e Guarani-VA enfrentaram-se pela última vez no Altos em 15 de maio de 2005, pela Copa Emídio Perondi. Após sair em desvantagem, o Leão correu atrás do prejuízo e o jogo terminou empatado em 2 a 2. Time do Glória, treinado por Flávio Campos: Marcão; Marcelo Bolacha, Rémerson e Xavier; Adaílton, Carlão, Rodrigo Gasolina (Marcos Itália), Vandré (Iberê) e Marcelo Müller; Jajá e Fabinho (Guto). O dia foi do zagueiro Rémerson, que marcou os dois gols da equipe vacariense.

Correa Rodríguez ainda sem condições

Contrariando as previsões mais otimistas, a semana acaba e o volante uruguaio Correa Rodríguez ainda não tem condições legais para atuar pelo Glória. Seu nome não foi publicado pelo BID. E vale aquilo que escrevi no caso do Simovic: o goleiro do Inter, o argentino Abbondanzieri, chegou dia 18 a Porto Alegre e no dia 23 já entrou em campo. Rodríguez chegou a Vacaria em janeiro e ainda não pode trabalhar. Absurdo.

Monotonia

Quem passar à próxima fase enfrentará novamente os adversários desta. Embora louvável do ponto de vista financeiro – viagens longas serão evitadas ao máximo –, não deixa de ser monótono voltar a atuar contra as mesmas equipes.
Como os times serão os mesmos, a primeira fase será uma espécie de prévia do que poderá acontecer mais adiante. Quem não ficar entre os três primeiros terá muita dificuldade para seguir na competição.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Empate


No duelo do líder contra o lanterna, ninguém levou a melhor. Garibaldi e Glória empataram em 2 a 2, na noite de ontem, no Alcides Santarosa, em Garibaldi. Mesmo perdendo pontos contra o último de seu grupo, o Glória segue em primeiro, agora com a companhia do Brasil-Far, com 12 pontos.

Após quase dois meses de novela quanto à sua condição de jogo, o uruguaio Simovic fez sua estreia mostrando a que veio. Aos 33 minutos, foi dele o primeiro gol da partida. Mas, ao contrário do que poderia pensar o torcedor mais festivo, o time da casa não se abateu e, pressionado pela condição de lanterna, buscou o resultado na segunda etapa. Ronaldo, de pênalti, aos 15 da segunda etapa, e Dudu, aos 38, viraram para o Garibaldi. Quando a liderança e a invencibilidade do Leão pareciam perdidas, Vagson, aos 44, empatou. As informações dos gols da partida são do site futebolnarede.com.

No próximo domingo, o Glória volta a jogar em casa, desta vez contra o Guarani-VA.

Duas expulsões

Segundo o site do Glória, a equipe terminou a partida com dois jogadores a menos. Marcinho Teruel e Léo Maringá foram expulsos na segunda etapa, o que tornou ainda mais heróico o empate do Leão no último minuto de jogo. Foram as primeiras expulsões da equipe vacariense na competição, e eles não jogam contra o Guarani-VA, domingo.

Invicto

Junto com o Bagé, o Glória é o último invicto da Segundona.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Leão quer vencer a primeira fora!

Garibaldi e Glória, hoje, às 20 horas, no estádio Alcides Santarosa, em Garibaldi.

Garibaldi, um adversário (quase) inédito

O Glória enfrentará a Associação Garibaldi de Esportes pela primeira vez na história. Ou quase. É que o Garibaldi é o sucessor do antigo Grêmio Atlético Guarany, adversário do Leão nas décadas de 1980 e 1990. A troca de nome ocorreu em 1998, mas até o escudo permanece praticamente o mesmo.
Contra o Guarany, a última partida no estádio Alcides Santarosa aconteceu no dia 26 de junho de 1994, pelo Gauchão, com empate em 1 a 1. Otto marcou para o Glória, que jogou com: Carlos; Celso, Vladimir, Otto e Nivaldo; Fábio Renato, Uana, Gílson e Índio; Zé Cláudio e Marcos Toloco. O técnico era o saudoso Daltro Menezes.

Resultados do Grupo 3

Dois jogos ontem, pela rodada do Grupo 3 da Segundona. Em São Leopoldo, o Brasil-Far não tomou conhecimento do time da casa e venceu o Aimoré por 4 a 2, assumindo provisoriamente a liderança. Em Venâncio Aires, Guarani 2x1 Cruzeiro-PA. Cerâmica e Lajeadense foi transferido, em virtude da participação do time de Gravataí na Copa do Brasil.

Classificação:
1º Brasil-Far: 12
GLÓRIA: 11
3º Lajeadense
Guarani-VA: 10
5º Cruzeiro-PA: 9
6º Cerâmica
Aimoré
Sapucaiense: 5
9º Garibaldi: 1

Partida de domingo tem novo horário

O site do Glória informa que a partida de domingo em Vacaria, contra o Guarani-VA, teve seu horário antecipado das 17 para as 15 horas. Certamente, isso se deve à transmissão da final do primeiro turno do Gauchão pela tevê.

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Garibaldi e Glória ficou para amanhã

O site da FGF informa que a partida entre Garibaldi e Glória, marcada para hoje, foi transferida para quinta, às 20 horas, no estádio Alcides Santarosa (assim, tudo junto), em Garibaldi.
Como rotina na nova página da entidade, toda informação é meio truncada. Não há explicações para a mudança, apenas a alteração na tabela. Mas não é só isso que anda um lixo na página da Federação: a publicação das súmulas está uma vergonha, sempre atrasada, quando publicam. E isso que o Estatuto do Torcedor determina que elas sejam disponibilizadas no dia seguinte à realização da partida. Ilegalidade.

Jogos centenários


Confira quais foram os jogos centenários do Grêmio Esportivo Glória:


100º - 1987 – Glória 0x0 Brasil-Far
200º - 1989 – Glória 2x0 Esportivo
300º - 1992 – Juventude 0x3 Glória
400º - 1995 – Glória 1x1 Pelotas
500º - 1999 – Taquariense 3x0 Glória
600º - 2002 – Glória 2x1 Avenida
700º - 2005 – Novo Hamburgo 5x0 Glória
800º - 2010 – Glória 4x1 Sapucaiense

Agradecimento

Agradeço ao Leonardo Prado pelos elogios ao BloGlória. Pois é, cara, estamos aí, procurando dar a melhor cobertura possível às coisas do Leão. Como não moro em Vacaria, a coisa fica um pouco difícil, mas a gente procura compensar aprofundando ao máximo cada assunto que surge. E, claro, com muita história, curiosidades e estatísticas – como a do 800º jogo oficial do Glória -, que são os diferenciais do nosso trabalho. Um grande abraço, muito obrigado e continua acessando o BloGlória!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Glória oitocentão!

Diante de seu torcedor, o Glória alcançou mais uma marca histórica no último domingo. Contra o Sapucaiense, a equipe disputou a partida oficial de número 800! De 1976, ano do primeiro jogo, até o presente, um desfile de gols, craques e emoções. Parabéns, Leão! Ah, e agradeço ao Guilherme Mazui, do blogue Entrevero, pela divulgação em seu espaço! Valeu, Mazui!

Até que enfim, Simovic!

O BID da CBF publicou nesta segunda o contrato do atacante Simovic com o Glória. Assim, o uruguaio está liberado para defender o Leão da Serra. O atleta pode estrear amanhã, contra o Garibaldi, em Garibaldi.
Anunciado pela direção do clube ainda em dezembro, o jogador enfrentou problemas burocráticos para poder trabalhar no Brasil. Com o fim da novela, espera-se que ele possa mostrar seu futebol com a camisa azul a partir de agora.
A propósito: e o Correa Rodríguez? Continua no clube?

Ortografia

Por favor, gente: “entorse”, não “entorce”...

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Glória goleia e mantém liderança


Mesmo diante de uma situação inédita no campeonato – sair atrás no marcador –, o Glória teve tranquilidade e personalidade para virar o placar e golear por 4 a 1, hoje, em Vacaria. O Leão permanece na liderança do Grupo 3, agora com 11 pontos.
Devido a problemas técnicos (minha conexão estava um lixo), não posso dar maiores detalhes sobre o jogo. Segundo o futebolnarede.com, o Sapucaiense saiu na frente com Tiago Matos, aos 8 da primeira etapa. A virada veio com Léo Maringá, aos 16 e aos 31. No segundo tempo, Marcinho Teruel, aos 9, ampliou, e Silvano, aos 42, determinou a goleada.
O Glória começou a partida com: Márcio Kessler; Thiago Machado, Valdemar, André Alagoano e Edimar; Ivanildo, Márcio Souza, Léo Maringá, Rodrigo Couto e Marcinho Teruel; Silvano. Na quarta, a equipe viaja para enfrentar o lanterna Garibaldi.

Times da casa dominam a rodada

A sexta rodada do Grupo 3 da Segundona foi dominada pelas equipes que jogaram em casa: todas venceram. No sábado, três jogos: Cruzeiro-PA 2x1 Garibaldi, Lajeadense 2x0 Guarani-VA e Brasil-Far 3x0 Cerâmica. Hoje, em Vacaria, Glória 4x1 Sapucaiense.
A nova classificação:

GLÓRIA: 11
2º Lajeadense: 10
3º Cruzeiro-PA
Brasil-Far: 9
5º Guarani-VA: 7
6º Aimoré
Cerâmica
Sapucaiense: 5
9º Garibaldi: 1

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Para manter a liderança!

Glória e Sapucaiense, neste domingo, às 17 horas, no Altos.

Glória enfrenta o Sapuca pela primeira vez

Glória e Sapucaiense realizam um confronto inédito neste domingo. Isso se deve muito ao fato de o Sapuca estar apenas na sexta temporada profissional (embora exista como clube desde 1941). O rubro-negro “substituiu” o Glória na primeira divisão, pois subiu em 2007, mesmo ano da queda do Leão. Após dois anos na elite, o time da Terra do Zoo acabou rebaixado no último Gauchão.

Privilégio?

Abbondanzieri, o novo goleiro do Inter, chegou a Porto Alegre na quinta e foi direto à Polícia Federal. A publicação de seu nome no BID é dada como praticamente certa para segunda. Enquanto isso, Simovic – desde dezembro acertado com o Glória – e Correa Rodríguez não têm a documentação liberada. A PF trata de maneira diferenciada os estrangeiros do Glória por não serem argentinos e não disputarem Libertadores? São tão trabalhadores quanto o colorado, afinal.

Classificação

Já que o pessoal em Vacaria não consegue chegar a um acordo sobre a classificação do Grupo 3, especialmente no que toca à pontuação do Guarani-VA, repasso a oficial, do site da FGF:

GLÓRIA: 8 pontos
2º Lajeadense
Guarani-VA: 7
4º Cruzeiro-PA
Brasil-Far: 6
6º Cerâmica
Aimoré
Sapucaiense: 5
9º Garibaldi: 1

Guarani-VA, Brasil-Far, Aimoré e Sapucaiense jogaram cinco vezes; os demais, apenas quatro.

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Por favor...

Por favor, gente, por favor: "seminário"...

Mão na roda

A vinda antecipada de Marcelo Müller é uma verdadeira mão na roda para Paulo Porto, pois ele tem tudo para dar conta da lateral-esquerda, talvez a posição mais carente da equipe. O rodízio no setor desde o começo da Segundona indica isso.

Números de Marcelo Müller

O lateral Marcelo Müller chega para sua terceira temporada na Avenida Militar. Antes, esteve no clube em 2005 e 2009, disputando 46 jogos oficiais e marcando nove gols.

“Simovick”

A imprensa vacariense insiste em escrever o nome do uruguaio Simovic com “k” no final. O correto é “Simovic”, conforme a página do atacante na internet.
Quanto à pronúncia, creio que o certo é “Simovitch”, “Simovich”, na pior das hipóteses, e não “Simovic”. Confiram os vídeos de seus gols em espanhol e prestem atenção à narração. Agora, se o homem chegou e pronunciou o próprio nome como andam dizendo, aí, a coisa muda de figura, rsrsrs...

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Glória segue líder isolado

Mesmo sem jogar, a rodada da Segundona foi excelente para o Glória. Isso porque, graças aos resultados desta quarta, a equipe manteve a liderança isolada do Grupo 3. Em Gravataí, o Cerâmica venceu a primeira: 3 a 1 sobre o Aimoré. Já o Cruzeiro-PA manteve a invencibilidade ao empatar em 0 a 0 com o Sapucaiense fora de casa. Na Serra, o Garibaldi isolou-se ainda mais na lanterna ao perder para o Lajeadense por 1 a 0. E numa partida emocionante em Venâncio Aires, Guarani e Brasil-Far empataram em 3 a 3.
Classificação:

GLÓRIA: 8 pontos
2º Lajeadense
Guarani-VA: 7
4º Cruzeiro-PA
Brasil-Far: 6
6º Cerâmica
Aimoré
Sapucaiense: 5
9º Garibaldi: 1

Marcelo Müller vem aí!

Segundo o site do Glória, o lateral Marcelo Müller, que disputava o Gauchão pelo Ypiranga, está à disposição do clube. O jogador, cedido pelo Leão ao clube de Erechim até o final do Campeonato Gaúcho, acabou liberado, na esteira da campanha ruim do time na competição.
Sua chegada já provoca modificações na Avenida Militar. Os laterais Fabrício Tocha e Jéfferson não fazem mais parte do elenco azul. O primeiro jogou apenas uma vez na Segundona, enquanto Jéfferson fez duas participações.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Vitória em ritmo de carnaval!

 
Jogando com autoridade, e com um melhor aproveitamento das oportunidades criadas, o Glória venceu o Lajeadense por 2 a 1, neste sábado de Carnaval, em Vacaria. A equipe chegou aos oito pontos e permanece na liderança do Grupo 3 da Segundona.
A vitória começou a ser construída cedo. Aos 12 minutos, Rodrigo Couto, chutando de fora da área, abriu o placar. No segundo tempo, logo a um minuto, foi a vez de Jucimar fazer o seu. No final, o Lajeadense descontou, em pênalti convertido por Juninho.
Time: Márcio Kessler; Thiago Machado, Valdemar, Jucimar e Edimar; Ivanildo, Márcio Souza, Rodrigo Couto e Marcinho Teruel (Léo Maringá); Silvano (Jean) e Lucas. O Leão folga na próxima rodada e volta a jogar apenas no final de semana, quando recebe o Sapucaiense na Avenida Militar.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Empate com sabor de vitória!

Muitas vezes, quando um time domina o outro e não consegue vencer, diz-se que o empate teve sabor de derrota. Mas nesta quarta, no caso do Glória, a frase poderia ser modificada: dominado em boa parte do tempo pelo adversário, o time saiu do Estrelão comemorando o 0 a 0 com o Cruzeiro. Um empate com sabor de vitória.

No começo, o Leão da Serra até que deixou uma boa impressão, com as subidas de Thiago Machado ao ataque e a velocidade de Lucas. Mas com Léo Maringá e Rodrigo Couto não se encontrando no meio-campo, o outro Leão, o da Montanha, começou a se impor e a explorar a jogada pelas pontas, principalmente pela esquerda, onde Thiago Machado concedia bons espaços. Então, começou a aparecer o grande nome da partida: Márcio Kessler. O goleiro, que já vinha numa boa tarde, salvou a equipe nos minutos finais da primeira etapa, quando salvou três oportunidade claras para o Cruzeiro.
No segundo tempo, Paulo Porto segurou Thiago Machado, o que deu um pouco mais de consistência à defesa. A um minuto, Lucas escapou pela direita e chutou forte, da entrada da área, com o goleiro espalmando. Mais dez minutos, e seria a vez de Silvano, em lance semelhante, testar novamente o arqueiro. Apesar disso, era o Cruzeiro que mantinha a posse de bola por mais tempo, sempre rondando a área do Glória. Aos 33, Márcio Kessler, talvez atrapalhado pelo sol, deixou uma bola alta escapar, quase na linha de fundo. Ela bateu no poste e ainda sobrou para o ataque do Estrelado, que não teve a competência para definir. Melhor para o Glória.
Time: Márcio Kessler; Thiago Machado, Valdemar (Cirilo), André Alagoano (Jucimar) e Fabrício Tocha (Edimar); Ivanildo, Márcio Souza, Léo Maringá e Rodrigo Couto; Silvano e Lucas. No sábado, ainda a confirmar, o Glória recebe o Lajeadense em Vacaria.

Duelo de leões!

Cruzeiro e Glória, hoje, às 17 horas, no estádio Estrelão, em Porto Alegre.

Vitória na única vez no Estrelão

Até hoje, o Glória jogou apenas uma vez no Estrelão, o estádio do Cruzeiro. E não poderia ter ido melhor: vitória por 5 a 2, gols de Borges Neto, Torres, Mineiro (contra) e Douglas (2). A partida, válida pela Segundona, foi disputada em 11 de junho de 2008.
Acompanhei esse jogo. Apesar da goleada (e do golaço de Borges Neto, que abriu o placar), foi uma jornada melancólica: na rodada anterior, o time perdera para o Três Passos em casa e complicara muito sua situação no campeonato. A eliminação viria pouco depois.
Testemunhei um diálogo interessante no intervalo. Com o Leão vencendo fácil, o técnico Jorge Anadon sequer entrou no vestiário. Preferiu ficar junto ao alambrado, conversando com o ex-árbitro Sílvio Oliveira, que assistia à partida. Ao aproximar-se deste, sapecou: “Eu queria jogar apenas fora de casa. Em Vacaria, a torcida não ajuda o time”. Uma velha reclamação...

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Segundona recomeça na quinta

Com acordo firmado entre a FGF e o Sindicato dos Atletas, a Segundona recomeça nesta quinta. Até 28 de fevereiro, os jogos inicialmente marcados para as 16h30min começarão às 17 horas. O Glória volta à competição viajando a Porto Alegre, onde enfrenta o Cruzeiro amanhã. Quanto à partida contra o Brasil-Far, cancelada no último sábado, a mesma será realizada no dia 3 de março.

O dia em que o Glória voltou a ser Glória

Há 40 anos, no dia 16 de janeiro de 1970, o Conselho da Associação Glória Avenida reuniu-se no Clube do Comércio para decidir sobre uma questão delicada. O assunto: o fim da fusão entre Glória e Avenida, que vigorava desde 1967.
Presidindo a reunião, o legendário Luiz Jacques Manozzo não escondia sua insatisfação. Segundo ele, 90% dos egressos do antigo Avenida não pagavam as mensalidades. Por isso, garantiu que não trabalharia mais com o futebol e concentraria esforços na construção do estádio do clube.
Enquanto isso, o conselheiro Darvi Pilatti, um dos mais exaltados, questionava a troca de nome e responsabilizava a diretoria pelos fracassos. Manozzo rebateu, alegando que os adeptos da união haviam sido os primeiros a sair e que a volta à antiga denominação objetivava angariar a simpatia da população, o que não vinha ocorrendo.
Colocada em votação a proposta, o fim da Associação Glória Avenida foi aprovado por ampla maioria. A partir daquela data, o clube voltava a ter a denominação original e vitoriosa: Grêmio Esportivo Glória. A ata da histórica reunião, secretariada pelo grande Eugênio Marques, está disponível nos arquivos da FGF.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Fabinho confirmado no Glória

O BID da CBF publicou ontem o contrato de Fabinho, o Fabinho Vacaria, com o Glória. O atleta ainda estava sob avaliação na Avenida Militar e, por isso, não havia sido confirmado, embora participando de boa parte da pré-temporada.
Fabinho tem 21 anos e defendeu o clube entre 2005 e 2007, disputando 30 jogos oficiais e marcando três gols. Nos últimos anos, esteve vinculado ao Juventude.

Estranho

A primeira fase terminaria no dia 4 de abril. De lá até 10 de junho, dia previsto para o encerramento do campeonato, seriam mais 24 jogos. Só que haveria apenas 19 datas, com jogos às quartas e domingos. Como a FGF faria para acomodar isso, respeitando o prazo de 72 horas entre as partidas? Os caras se superam! Depois, não sabem por que o Sindicato dos Atletas entra em ação...

domingo, 7 de fevereiro de 2010

Precipitação

Precipitada, a decisão da FGF de suspender a Segundona por uma alegada falta de estrutura. Como foi demonstrado, pelo menos 16 dos 26 clubes dispõem de iluminação em seus estádios. Ademais, com o horário de verão, há luz natural suficiente pelo menos até as 20 horas. Se um jogo começa às seis da tarde, terminará próximo daquele horário. Até o dia 20 de fevereiro, quando os relógios serão atrasados, não haveria maiores problemas.

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Maioria dos estádios tem iluminação

Ao contrário do que afirma a FGF, a maior parte dos estádios da Segundona tem, sim, sistema de iluminação. Vejamos:

Com iluminação: Glória, Brasil-Far, Garibaldi, Aimoré, Lajeadense, Guarani-VA, Passo Fundo, Santo Ângelo, Panambi, Brasil-Pel, Bagé, Guarany-Ba, Rio Grande, São Paulo, Atlético-Car, Juventus

Sem iluminação: Cruzeiro-PA, Gaúcho, Três Passos, Milan, Riograndense, Farroupilha, Sapucaiense

Ignoro a condição: Cerâmica, Guarany-Ca, 14 de Julho

FGF suspende a Segundona

A Segundona está suspensa por tempo indeterminado. A decisão é da FGF, em virtude da liminar obtida pelo Sindicato dos Atletas que proíbe a disputa de partidas de futebol entre 10 e 18 horas. Como boa parte dos clubes não dispõe de sistema de iluminação em seus estádios, a FGF optou pela interrupção.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dia de clássico na Serra!


Brasil e Glória, amanhã, às 18 horas, no estádio das Castanheiras, em Farroupilha.

Nova edição de um clássico serrano

A região da Serra tem muitos clássicos futebolísticos. Brasil-Far e Glória é um deles. Só em jogos oficiais, as duas equipes enfrentaram-se 30 vezes. E como em todo clássico, o equilíbrio é a tônica: 7 vitórias para cada lado, mais 16 empates. No último duelo nas Castanheiras, em 1º de julho de 2009, pela Segundona, empate em 1 a 1.

Uruguaios aguardam visto

Considerado um reforço importante no meio-campo, Léo Maringá teve sua situação regularizada e estreou contra o Aimoré. Melhor sorte não tiveram os uruguaios Simovic e Correa Rodríguez: os dois ainda precisam obter visto para trabalhar no Brasil. Depois, deverão ter os nomes publicados no BID, o que consumirá mais um pouco de tempo.

Dudu merecia a 1

Não quero discutir os critérios do técnico nem a qualidade de Márcio Kessler, mas Dudu, pelo bom trabalho de 2009, merecia ao menos começar o campeonato como titular do gol. Se Paulo Porto não estava informado a respeito, alguém no clube deveria tê-lo feito.

Média de idade

Nem tanto ao mar, nem tanto a terra: a média de idade do grupo de jogadores do Glória pode ser considerada... Média! Hoje, ela está em 26,68 anos. O jogador mais velho é o atacante Simovic, que completará 35 anos no dia 8; os mais jovens, o zagueiro Valdemar e o lateral Jéfferson, ambos com 22 anos.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Glória vence e lidera

Jogando diante de sua torcida, o Glória fez valer o fator local e venceu o Aimoré por 2 a 0, ontem, no Altos da Glória. Com a vitória, o Leão já lidera o Grupo 3, junto com o Guarani-VA e o Cruzeiro.
Os gols só saíram na segunda etapa. Rodrigo Couto marcou o primeiro, aos 24, e Lucas, aos 44, selou a vitória. O meia Léo Maringá, que teve hoje o seu nome publicado no BID, estreou, entrando no segundo tempo. No próximo sábado, o Glória vai a Farroupilha enfrentar o Brasil, no clássico serrano.

Resultados do Grupo 3

Além de Glória 2x0 Aimoré, tivemos nesta quarta, em Sapucaia do Sul, Sapucaiense 2x1 Cerâmica. Em Porto Alegre, sob um calor de 40 graus, o Cruzeiro levou a melhor sobre o Brasil-Far: 3 a 1. E na Serra, o estreante Garibaldi empatou em 2 a 2 com o Guarani-VA.

Classificação:
1º Guarani-VA
Cruzeiro-PA
GLÓRIA: 4
4º Sapucaiense: 3
5º Garibaldi
Lajeadense
Cerâmica
Brasil-Far
Aimoré: 1

Obs: Lajeadense e Garibaldi têm uma partida a menos.

Calor demais

Vivo em Porto Alegre há 22 anos, mas o que aconteceu nesta quarta extrapolou. Moro no bairro Jardim Botânico, um dos mais arejados e onde é medida a temperatura oficial da cidade: mais de 38 graus. Durante a transmissão de Grêmio 1x1 São Luiz, o termômetro da Rádio Gaúcha, próxima ao Olímpico, chegou a marcar 41,6 graus! Para mim, uma marca inédita, que só não foi pior porque a umidade do ar não estava das mais altas. Mas nada que não possa piorar nos próximos dias... Feliz de quem está em Vacaria, curtindo o Rodeio, à sombra das araucárias...

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Agora, a estreia em casa!

Glória e Aimoré, hoje, às 18h30min, no Altos da Glória.

O gol 1000 no último Glória x Aimoré

Glória e Aimoré enfrentam-se desde 1980. Na última partida em Vacaria, no dia 27 de junho de 2009, pela Segundona, vitória do Leão por 2 a 0. Seria apenas mais um jogo, não fosse um fato que entrou para a história: o gol marcado por Roberto Jacaré, o milésimo do Glória em jogos oficiais, e orgulhosamente anunciado em primeira mão pelo BloGlória.

Glória, Rodeio e tabu

O Leão recebe hoje o Aimoré com a cidade vivendo o clima do Rodeio. E se for levado em conta o retrospecto em Vacaria nessa época, é melhor se preocupar: o time nunca venceu nas quatro vezes em que jogou na cidade durante o evento.
Na primeira, em 1990, levou 1 a 0 do Grêmio. Anos depois, em 1998, empate em 2 a 2 com o Guarani-VA. Em 2004, outro empate, 0 a 0 com o Juventude. Já em 2006, nova derrota, desta vez para o Novo Hamburgo: 2 a 1. Todas as partidas valeram pelo Gauchão. Está mais do que na hora de o Leão ginetear esse tabu.

Fundamental

Os demais narradores que me perdoem, mas Paulo Silva é fundamental. No rádio vacariense, ninguém consegue passar a emoção do jogo como ele.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Conexão Cristalina

Um dado chama a atenção do torcedor mais atento: três jogadores vieram de um mesmo clube, o Cristalina, de Goiás. O Glória trouxe do Planalto Central os zagueiros Valdemar e André Alagoano, além do volante Ivanildo. Uma verdadeira Conexão Cristalina! Que repitam em Vacaria o sucesso obtido na ex-equipe, vice-campeã da Terceirona goiana.

Novos gringos

Há algum tempo, escrevi que dois estrangeiros haviam jogado pelo Leão, os argentinos Pablo (2002) e Fábio de Los Santos (2004/2005). Agora, novos gringos chegam a Vacaria: os uruguaios Simovic e Correa Rodríguez. O primeiro é atacante, completará 35 anos no próximo dia 8 e vem com a missão de garantir os gols da equipe. Rodado, seu último trabalho foi no Peru, defendendo o Ancash. Já Rodríguez é volante, tem 30 anos e jogou por último no Cerro Largo, do Uruguai. Bienvenidos!