sábado, 30 de julho de 2011

Os 55 dos 55 (VI)

51º) Grizzo (Vitalino Adolfo Barzotto) - 1997 e 1999

Consagrado no Criciúma campeão da Copa do Brasil em 1991, Grizzo não deu muita sorte no Altos. Nas duas vezes em que esteve por lá, o time não fez boas campanhas. Mesmo assim, marcou sete gols em 21 jogos. Boa marca para um meia.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Os 55 dos 55 (V)

52º) Cristiano Goelzer – 2004 e 2007

O lateral-esquerdo foi um dos mais regulares jogadores do Leão na grande jornada de 2004. Terminado o Gauchão daquele ano, foi jogar no Grêmio. Voltou em 2007 e acabou tragado pelo turbilhão que resultou no rebaixamento do time. Mas se correto o ditado que diz ser a primeira impressão a que fica, merece a lembrança.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Os 55 dos 55 (IV)

53º) Leandro Hoffmann - Toto (2004 e 2006)

Volante que não costumava perder viagem, Toto era um verdadeiro cão de guarda à frente da defesa gloriana. Participou da boa campanha no Gauchão de 2004 e acabou eleito para a Seleção do Cinquentenário, em 2005.

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Base em ação

Dizem que quem gosta de jornal velho é dono de armazém, mas vamos lá: coluna de Elizeu Evangelista, no Pioneiro de 16 de julho: as categorias de base do Glória estão trabalhando, coordenadas por Marcelo Müller. Bom. Mas é preciso que a gurizada seja colocada para jogar assim que possível, de preferência em competições da FGF.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Os 55 dos 55 (III)

54º) Paulo Roberto Tramontini Valério - Paulo Gaúcho (1999)

Um ícone em outro: Paulo Gaúcho não poderia encerrar a longa carreira sem antes jogar pelo Glória. O atacante comemorou seu 37º aniversário defendendo o Leão da Serra. E, como sempre, marcando. O velhinho exigia respeito, afinal...

O “ancião”

Paulo Gaúcho jogou pelo Glória aos 37, mas não foi o mais velho a defendê-lo. O recorde é do goleiro Luciano, que com 38 anos, 2 meses e 7 dias atuou na derrota de 2 a 1 para o Três Passos, em 8 de junho de 2008. Plein (1988), Gasperin (1989) e Renato Tilão (2011) também estiveram no Glória com a provecta idade de 37 anos.

domingo, 24 de julho de 2011

Os 55 dos 55 (II)

55º) Vinícius Lara Diehl - Vinícius Chimbica (2011)

Filho do ex-zagueiro Chimbica, Vinícius entra apenas em 55º por um motivo bem simples: para se ter o prazer de ver o quanto ele pode evoluir, quando for feita nova lista, daqui a alguns anos. Com 11 gols, artilheiro da equipe e um dos principais da Segundona de 2011. Além disso, autor do milésimo gol do Altos da Glória. Em apenas uma temporada, já fez história. Mas dando toda a pinta de que pode ainda mais com a camisa do Leão.

sábado, 23 de julho de 2011

Os 55 dos 55 (I)

Em 2005, quando estava no site do Glória, realizamos eleição para escolher a “Seleção do Cinquentenário” do clube. Pode-se dizer que foi um sucesso, apesar de alguns protestos - tivemos que fazer uma pré-seleção, e quem não viu seu favorito na lista reclamou. Agora, às vésperas do 55º aniversário, o BloGlória homenageia o Leão da Serra escolhendo os 55 maiores jogadores de sua história.

Até hoje, 580 atletas defenderam o Glória em jogos oficiais da era profissional. Escolher 55 deles significa menos de 10% do total. Espero que ninguém fique melindrado por omitir algum nome ou classificar um jogador em determinada posição: é apenas a lista do blogue, que não quer ser definitiva e muito menos representativa na esfera do clube, onde mais e melhores pessoas têm elementos para uma análise mais acurada. Que, inclusive, abranja a fase amadora, pois nossa seleção concentra-se no profissionalismo, a partir de 1976.

A lista será apresentada em pequenos textos sobre cada jogador, com exceção dos dez primeiros, que receberão textos mais abrangentes. Dito isso, espero que apreciem esse mergulho na história gloriana no ano de seu Jubileu de Ametista. Porque a lembrança dos heróis e seus feitos é o consolo para os tempos difíceis que vivemos, e nos anima a continuar firmes em nossa torcida. Divirtam-se!

sexta-feira, 15 de julho de 2011

Copa FGF

A Copa FGF deste ano terá 22 equipes. Apesar da vontade de seu presidente, o Glória não está entre elas. Melhor assim: como Saraiva está de saída, não seria bom investir para essa competição no momento. Acrescentaria pouco e poderia comprometer o planejamento da próxima diretoria para a Segundona.

Compasso de espera

Em princípio, sou contra a participação na Copinha com o Leão na Segundona. Poderia ter outra opinião se o clube planejasse uma temporada completa, sem montar e desmontar um elenco a cada semestre. Talvez fosse a intenção de Saraiva no ano passado. Mas agora, com ele prestes a sair, não há razão para formar uma equipe para o longo prazo. Mudanças no comando geralmente implicam mudanças de métodos. Assim, melhor manter tudo em compasso de espera, reunindo energias e recursos para 2012. Para todo ele, quem sabe.

Orkut

A pedido, divulgo a página do Glória no Orkut, mais um espaço dedicado ao Leão da Serra. Acesse http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=116245795&refresh=1 para conferir.

domingo, 10 de julho de 2011

No Gauchão 2012


Avenida e Cerâmica, respectivamente campeão e vice da Segundona, garantiram lugar no Gauchão 2012. O primeiro nem deveria ter caído no ano passado. Voltou rápido, correndo por fora, sem um time dos mais badalados, sob o comando competente de Beto Campos. Já o time de Gravataí entrou no futebol profissional há pouco tempo, mas com ambição, investindo forte na base, e o trabalho dá frutos: dois vice-campeonatos da Copa FGF, participação na Copa do Brasil e na Série D do Brasileiro. E, agora, a Primeira Divisão.

A decepção

Luiz Müller, Xavier, Eduardinho, Marcos Paraná, Rafael Xavier, Adão, Gavião... O Brasil-Far montou uma verdadeira seleção do Interior para voltar à Primeira Divisão, mas fracassou. Muita semelhança com o “galáctico” Glória de 2009.

Segundona 2012

Definidas as subidas e as quedas, a Segundona 2012 terá estas 20 equipes:

  • GLÓRIA
  • Porto Alegre
  • Sapucaiense
  • Esportivo
  • Brasil-Far
  • Passo Fundo
  • União
  • Santo Ângelo
  • Panambi
  • Juventus
  • Internacional-SM
  • Riograndense
  • Riopardense
  • Guarani-VA
  • 14 de Julho
  • Guarany-Cam
  • Brasil-Pel
  • Farroupilha
  • São Paulo
  • Rio Grande

 

quarta-feira, 6 de julho de 2011

Pastor Toloco

A notícia não é recente, mas ainda assim é bom saber sobre o grande Marcos Toloco, campeão da Segundona em 1988, um dos maiores artilheiros da história do Leão e aquele que mais vestiu sua camisa. Para ler a matéria completa, clique aqui.