sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

No Carnaval, o Glória quer desfilar na Avenida!

 

Glória e Avenida: sábado, às 17 horas, no Altos.

Gol 1000 do Altos foi contra o Avenida


Glória e Avenida se enfrentaram pela última vez no Altos da Glória em 23 de março de 2011. A vitória por 1 a 0 acabou sendo histórica, pois o gol de Vinícius Chimbica foi o de número 1000 do estádio em jogos oficiais. Time do Leão: Cristiano Taffarel; Douglas Touchê, Acácio, Renan e Ânderson; Léo, Márcio, Jéferson Mikimba e Felipi Correa (Marcelo Müller); Edivaldo (Lourival) e Ariel (Vinícius Chimbica). Técnico: Edson Maehler.
 

Contra o líder


Adversário do sábado, o Avenida é o atual líder do Grupo A.

Grupo B dá de lavada


Em duas rodadas, 48 pontos em jogo, e os times do Grupo B ganharam 31, contra apenas 13 do A. Pior para o Glória, que luta na chave mais forte.

Do leitor


O Vagner, de Caxias, escreve para dizer que os resultados ainda não vieram, apesar do alto investimento feito na equipe. Ele concluiu o mesmo que os números da postagem acima comprovam: o grupo do Glória é forte, e a situação tende a ficar mais difícil no 2º turno, quando os confrontos ocorrerão dentro das chaves. Valeu pela participação, Vagner!

quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

Glória só empata com o Panambi



Fazendo a estreia diante de sua torcida na Segundona 2014, o Glória decepcionou e não foi além de um empate com o Panambi na noite desta quarta: 1 a 1. Guto marcou para o Leão e Rodrigo fez o do Panambi. Como em quase todos os jogos entre os dois times, a partida não terminou com 22 jogadores: um expulso de cada lado, Sharlei pelo time da casa. As informações são da Rádio Guaíba.
No sábado, o Glória volta a campo, mais uma vez em Vacaria, para encarar o Avenida. Novo tropeço deixará o time em situação delicada na luta pelos mata-matas do 1º turno.

 
Demais resultados da 2ª rodada:

Nova Prata 1x1 União
Brasil-Far 0x0 Tupi
Riograndense 4x0 Riopardense
Marau 2x1 Inter-SM
Santa Cruz 8x1 Canoas
Cerâmica 0x1 Avenida
Ypiranga 1x0 Santo Ângelo

 
Classificação do Grupo B:
 
1º Santa Cruz
Marau
Ypiranga: 6
4º Brasil-Far: 4
5º Riograndense
Cerâmica: 3
7º Nova Prata: 2
GLÓRIA: 1
 

Fim do jejum


Após 23 jogos oficiais, Guto fez seu gol e deixou de ser o atacante que mais atuou pelo clube sem marcar. Fim do jejum.

A propósito


E por falar em jejum, quando o Glória irá acabar com seu jejum de vitórias?

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

Vez de estrear em casa!


 
Glória e Panambi: nesta quarta, às 20 horas, em Vacaria.

Outra vez o Panambi


Desde 2009, Glória e Panambi se encontram na Segundona, sempre em jogos muito disputados. Em 14 de abril do ano passado, na última partida em Vacaria, vitória gloriana por 1 a 0, gol de Ivan Lima. O time, treinado por Fabiano Daitx: Rodrigo Santos; Dagoberto, Douglas Alemão, Anelka (Edílson Belém) e Esquerdinha; Donovan, Fred, Ivan Lima (Carlinhos) e Jean (Germano); Cristian e Edivaldo.

Há 25 anos, a estreia no Gauchão


O dia 26 de fevereiro de 1989 foi histórico para o Glória: após anos peleando na Segundona, finalmente o time estreava na elite do Campeonato Gaúcho. Mesmo jogando fora contra o experiente Santa Cruz, o Leão não se intimidou e empatou em 1 a 1, com Zé Cláudio marcando o primeiro dos gols que o tornariam o maior artilheiro da história do clube. Na decisão por pênaltis, como previa o regulamento da época, vitória por 3 a 1. Era o início de uma temporada sensacional, com estádios lotados, partidas empolgantes e jogadores que marcaram época. Um tempo que segue mais vivo do que nunca na memória dos que tiveram o privilégio de vivê-lo.

terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Chance para embalar


O Glória voltou derrotado de Santa Maria, mas pelos relatos o time jogou bem e teve muitas chances para ao menos empatar. E agora, o Leão tem duas partidas em sequência no Altos: amanhã, contra o Panambi, que vem de um empate em casa contra o Nova Prata; sábado, contra o Avenida, que perdeu nos Eucaliptos na estreia. Chance de ouro para se recuperar e embalar na competição.

Veio, viu e jogou


Marcelo Pitol mal chegou ao clube e já ganhou a camisa 1: foi o titular em Santa Maria.

domingo, 23 de fevereiro de 2014

Resultados da 1ª rodada


Inter-SM 1x0 Glória
Riopardense 0x2 Brasil-Far
União 1x2 Santa Cruz
Canoas 0x3 Marau
Tupi 0x1 Cerâmica
Avenida 1x2 Ypiranga
Panambi 1x1 Nova Prata
Santo Ângelo 1x0 Riograndense


Classificação do Grupo B:
 
1º Marau
Brasil-Far
Santa Cruz/Ypiranga
Cerâmica: 3
6º Nova Prata: 1
GLÓRIA/Riograndense: 0

Mau começo



O Glória não começou bem sua caminhada na Segundona 2014. Jogando fora de casa contra um dos favoritos ao acesso, acabou perdendo para o Inter-SM por 1 a 0, em partida disputada na tarde deste domingo. Josiel, aos 18 da primeira etapa, marcou o único gol da partida.
O Leão estreia em casa na próxima quarta, dia 26, contra o Panambi.

sábado, 22 de fevereiro de 2014

Vai começar!



Internacional e Glória: domingo, às 17 horas, no estádio Presidente Vargas, em Santa Maria.

Um time

Se comparássemos as escalações nos quatro jogos da pré-temporada e considerássemos como titulares aqueles que mais começaram atuando, o time do Glória na estreia teria: Souza; Itaqui, Anderson Seffrin (André Luiz), Danilo Mendes e Hugo; Carlos Alberto (Douglas Alemão), Fred, Luiz Carlos e Felipe Pinto; Guto e Sharlei. Danilo Mendes, Hugo, Fred, Luiz Carlos, Felipe Pinto, Guto e Sharlei iniciaram em todas as partidas. Mas vamos ver o que o técnico definirá.

Jogaço em Santa Maria em 2012


Inter-SM e Glória protagonizaram um grande espetáculo no último duelo na Baixada Melancólica. Em 26 de maio de 2012, em partida cheia de alternativas e aberta até o último segundo, um 3 a 3 para ninguém botar defeito! Treinado por Marcelo Caranhato, o Leão jogou com: Aranha; Ânderson, Gil, Thiago e Segatto; Márcio, Marquinhos (Fabinho), Agnaldo e Edimar (Pito); Vinícius Chimbica e Jajá (Renan). Gil, Fabinho e Pito – que empatou já nos descontos – marcaram para o Glória.

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Palpites


Santa Cruz, Inter-SM, Ypiranga e Cerâmica: se é para apostar, acho que esses serão os maiores adversários do Leão na Segundona. Riograndense, Avenida e União vêm num segundo grupo, enquanto os demais devem apenas participar. Mas são apenas palpites, nada de análise mais aprofundada.

Enquete


Em enquete realizada pelo sítio Peleia FC, os internautas apontavam, até a meia-noite de ontem, Ypiranga (32% dos votos), Santa Cruz (32%) e Inter-SM (29%) como os favoritos da Segundona. O Glória figurava em 6º lugar, com 15% das preferências.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Tropeços em casa


Quando falou ao grupo no dia da apresentação, Décio Camargo destacou a necessidade de não se perder pontos em casa. Talvez precise reforçar o discurso, pois o time jogou duas vezes no Altos em 2014 e não foi além de empates. Se fosse para valer, teria feito apenas dois pontos em seis. Pela Segundona, o Leão estreia em Vacaria no dia 26, contra o Panambi.

Patrocinadores


Estou curioso para saber quais marcas estarão estampadas na nova camisa do Leão. Geralmente, o patrocinador principal é da cidade. Exceções importantes aconteceram em 1996, quando o espaço nobre do uniforme foi ocupado pela Bepo, de São Marcos, e mais recentemente com a paulista Agromen. A Rodosul, parceira entre 2009 e 2013, não deve prosseguir, pois seu contrato de concessão de rodovias na região chegou ao fim.

Reforço na reta final


A poucos dias da estreia na Segundona, o Glória anunciou a contratação do volante Émerson Dantas, outro que trabalhou com Rudi Machado no São Paulo em 2013. A informação é do sítio da Rádio Fátima.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Preocupante


Se considerarmos apenas os resultados dos jogos da pré-temporada, então, a torcida tem motivos para se preocupar. O time não venceu nenhum dos três amistosos contra equipes profissionais, que, por sinal, serão adversárias na Segundona. Mas ainda há uma semana de trabalho no Altos, tempo para se diagnosticar o que não deu certo até aqui.

O motivo da contratação


O leitor Vagner, de Caxias, informa que a contratação do goleiro Marcelo Pitol deve-se ao fato de Adílson ter deixado o Altos, alegando problemas particulares. Assim, o clube providenciou a reposição. Valeu pela força, Vagner!

sábado, 15 de fevereiro de 2014

Glória empata com o Brasil-Far


O Glória encerrou a fase de amistosos da pré-temporada empatando em 1 a 1 com o Brasil-Far, na tarde de ontem, na Avenida Militar. O gol vacariense foi marcado por Sharlei. As informações são do sítio da Rádio Fátima.
O Leão ainda tem uma semana de treinos antes da estreia na Segundona no dia 23, em Santa Maria, contra o Internacional.

Pitol


O sítio da Rádio Fátima informa que o Glória acertou com o goleiro Marcelo Pitol, que estava no Novo Hamburgo. Pitol defendeu o Leão em 2009, disputando 16 jogos oficiais e sofrendo 10 gols.
A menos que os dois principais goleiros, os experientes Adílson e Souza, estivessem indo muito mal, acho que não era uma contratação das mais necessárias, pois o grupo já contava com três atletas para a posição. De qualquer forma, pela qualidade, um bom reforço.

Problemas técnicos


Peço desculpas aos leitores do BloGlória por não entregar o serviço do jogo de ontem, como de costume. Problemas técnicos.

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Surpresa


Para mim é surpresa o fato de Alê Menezes não ter iniciado nenhuma partida até aqui. Imaginava que ele seria o dono absoluto da 9, mas parece que começará a Segundona como reserva.

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

A nova camisa


Está lá, no sítio da Rádio Esmeralda, o modelo da nova camisa gloriana, produzida pela Mar Um Sports. Confesso que ela me despertou sensações contraditórias. Por um lado, gostei da sobriedade: faz tempo que os uniformes do futebol viraram verdadeiras alegorias carnavalescas, com frisos e outros recursos que poluem visualmente o material. A nova camisa é justamente o contrário (apesar do número na frente, que acho dispensável). Por outro lado, não gostei do tom do azul: muito escuro, longe do usado historicamente pelo clube. Tanto em 1988 como em 2002, quando o Glória subiu, a cor era bem mais clara. Pelo que lembro, a única época em que o Leão usou um tom mais escuro foi lá em meados da década de 1990, como na imagem abaixo. Mas foi uma exceção.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Derrota no Colosso


Na partida de volta da série de dois amistosos contra o Ypiranga, o Glória foi a Erechim na tarde deste sábado e perdeu por 3 a 1. Guto, de pênalti, fez o gol vacariense.O Leão faz o último teste antes da estreia na Segundona no próximo dia 14, em Vacaria, contra o Brasil-Far.

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

De novo o Ypiranga


O Glória retribui a visita de terça e vai a Erechim enfrentar o Ypiranga neste sábado, às 17 horas, no Colosso da Lagoa. Rudi Machado seguirá fazendo observações, mas cada vez mais se aproximando da definição do time titular para a estreia na Segundona, contra o Inter-SM, dia 23.

Saíram na frente


Contra o Cristal, o Glória começou com: Adílson; Itaqui, Anderson Seffrin, Danilo Mendes e Hugo; Douglas, Fred, Luís Carlos e Felipe Pinto; Guto e Sharlei. Como a escalação inicial foi repetida contra o Ypiranga, dá para pensar que esses onze saíram na frente na disputa por uma vaga entre os titulares. Mas ainda há dois amistosos pela frente e o técnico pode repensar. Tudo em aberto.

Empate no último amistoso em Erechim


Glória e Ypiranga jogaram amistosamente pela última vez em Erechim em 25 de fevereiro de 2012, com um empate em 2 a 2. Márcio e Renan anotaram para a equipe vacariense.

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Diretoria


Ainda em janeiro, o presidente Décio Camargo compôs sua equipe para o biênio 2014/2015. Chamou minha atenção o retorno do ex-presidente Gilmar Boeira, desta vez, na 1ª vice-presidência. Fabiano Paim é o 2º vice. Ademais, permanecem os “biônicos” Jonis Minuzzo, Arivaldir Oliboni e Eugênio Marques (vices Administrativo, Médico e de Relações Públicas, respectivamente). Rossano Moraes segue dando força no Jurídico, e Luiz Eugênio Bortolon, no Patrimônio. Ademir Maraschin cuida do Amador, Valdir Canal do cofre e José Antônio Casanova da parte social. O presidente acumula a vice de Futebol, sendo assessorado pelo gerente Marcelo Müller. Ivar Saraiva e Orlando Tessaro, candidatos à presidência na última eleição e que desistiram para que houvesse consenso em torno de Camargo, não fazem parte da nova diretoria.

Enquanto isso, na Boca do Monte...


Adversário de estreia do Glória na Segundona, o Internacional fez o clássico de Santa Maria contra o Riograndense na noite de terça, nos Eucaliptos. O Coloradinho levou a melhor e venceu por 1 a 0. No sábado, novo Rio-Nal amistoso, desta vez no Presidente Vargas.

Recato


Um personagem da política gloriana foi entrevistado em duas jornadas de uma rádio de Porto Alegre nas últimas semanas. Como torcedor do Inter. Claro que muita gente fez sua opção clubística antes mesmo de o Glória existir, algo respeitável e até conciliável. Mas, sendo-se uma figura pública no Altos, seria de bom tom manter um certo recato. Uma questão de respeito.

E Reche deixou a Guaíba


Luiz Carlos Reche deixou a Rádio Guaíba, após quase trinta anos de serviços - e desserviços. Isso dá muito o que pensar. Afinal, há tempo se dizia que o que segurava o Esporte da emissora era o seu chefe. E por que Reche saiu? Talvez porque, vendo que sua direção era inócua para recuperar a audiência há tanto perdida, pressentiu a extinção do departamento na Guaíba. O tempo dirá se isso acontecerá ou não. Mas parece que Reche simplesmente não quis pagar o mico e abandonou o barco antes da derrota final. Derrota que tem muito, mas muito, de seu dedo.

Alerta à Bandeirantes


Espero que o desastre de Reche como chefe na Guaíba sirva de alerta ao pessoal da Bandeirantes, sua nova casa. Ele pode ser razoável como repórter e tolerável – não mais do que isso – como comentarista, mas se for contemplado com um cargo de direção, o esporte da Band corre risco de ter uma audiência ainda menor do que já tem. Já que o logotipo da emissora é mesmo um olho, melhor abri-lo bem.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Empate no amistoso


Em sua preparação para a Segundona, o Glória voltou a jogar na tarde desta terça e empatou com o Ypiranga em 0 a 0, amistoso disputado na Avenida Militar. A informação é do sítio auonline.com.br. No próximo sábado, o Leão vai a Erechim para enfrentar o mesmo adversário.

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Glória encara o Ypiranga


Três dias depois da vitória sobre o Cristal, o Glória retoma sua programação de amistosos. Desta vez, bem mais difícil: em pleno Rodeio, o Leão enfrenta o Ypiranga nesta terça, às 17 horas, no Altos. Será o primeiro duelo contra uma equipe profissional e que também jogará a Segundona. Chance para o técnico Rudi Machado prosseguir avaliando o grupo e aproveitar para observar o adversário.
No último amistoso das duas equipes em Vacaria, em 23 de fevereiro do ano passado, empate em 1 a 1. Cristian fez o gol gloriano.

domingo, 2 de fevereiro de 2014

Glória vence teste


O Glória venceu o primeiro teste da pré-temporada. Jogando no campo do Cristal na tarde de sábado, o Leão derrotou o time da casa por 2 a 0, gols de Sharlei e Gustavo Sapeca. Na próxima terça, a equipe do técnico Rudi Machado recebe o Ypiranga para amistoso no Altos.