terça-feira, 16 de dezembro de 2025

A fórmula para 2026

Segundo circula na imprensa há algumas semanas, a Segundona terá nova fórmula no ano que vem. Na primeira fase, os 16 times, divididos em quatro grupos, não se enfrentam dentro dos mesmos, apenas contra adversários das outras chaves, em um total de 12 jogos. Os dois primeiros de cada passam para as quartas de final, seguindo-se as fases semifinais e final, com os dois finalistas garantindo vaga no Gauchão 2027.

segunda-feira, 15 de dezembro de 2025

FGF confirma Segundona em agosto

A FGF divulgou na tarde de hoje o calendário do futebol gaúcho para 2026. E, conforme se esperava, a Segundona gaúcha começará no segundo semestre, no dia 2 de agosto. O encerramento está previsto para 31 de outubro. No total, a competição terá 18 datas, com a fórmula de disputa ainda a ser confirmada pela entidade.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

O exemplo do Mirassol

O Mirassol, de São Paulo, está classificado à Taça Libertadores da América de 2026. E na fase de grupos. Pela primeira vez na história, uma equipe do interior mais profundo do país chega à competição continental. Sim, "interior profundo": longe de qualquer capital, a cidade que dá nome ao clube não se encaixa nos padrões aos quais estamos - ou estávamos - acostumados.
Para quem não sabe, Mirassol é uma cidade do porte de Vacaria, com 65 mil habitantes. Seu PIB é cerca de 20% menor do que o vacariense. Então, o que eles podem que nós não somos capazes de poder também? Antes, imaginar o Leão da Serra em patamares mais elevados não parecia mais do que uma quimera, um sonho inatingível. Hoje, porém, com o sucesso daquele pequeno - ou já nem tanto - clube do interior paulista, temos um farol, um exemplo a ser seguido. Que ele seja capaz de inspirar o Glória!

domingo, 30 de novembro de 2025

Guarani-VA e Apafut na Segundona 2026

Guarani-VA e Apafut superaram, respectivamente, Rio Grande e São Paulo na tarde de hoje pelas semifinais da 3a Divisão e garantiram lugar na Segundona do ano que vem. Os dois times ainda disputam a final para decidir o título da competição.

A Segundona 2026 terá as seguintes equipes:

GLÓRIA

Brasil-Far

Veranópolis

Esportivo

Gramadense

Apafut

Passo Fundo

Gaúcho

União

Aimoré

Lajeadense

Guarani-VA

Santa Cruz

Bagé

Brasil-Pel

Pelotas

sábado, 15 de novembro de 2025

Rumo aos 70

Hoje, 15 de novembro, o Glória completa 69 anos. Mais: ele abre o 70° ano de sua história. Que esta data seja o ponto de partida para uma grande temporada em 2026, que também marca os 50 anos do futebol profissional do clube. Como a Segundona deve iniciar somente no segundo semestre, há bastante tempo para que aqueles que decidem façam as escolhas mais acertadas. Pode-se começar desde já. Com organização e determinação, quem sabe no próximo dia 15 de novembro estaremos comemorando o retorno do Leão da Serra ao Gauchão. Oxalá seja assim! Parabéns, Grêmio Esportivo Glória!

domingo, 21 de setembro de 2025

Segundona 2026 pode passar para o 2° semestre

Ainda não é oficial, mas a FGF estuda transferir a disputa da Segundona para o 2° semestre do ano a partir de 2026. Sítios que cobrem o futebol gaúcho informam que a entidade inclusive já realizou uma consulta aos clubes, obtendo ampla adesão à ideia.

Um dos motivos para a mudança seria evitar o período mais rigoroso do inverno, o que impacta na qualidade técnica da competição e na frequência de público. A última vez em que a Segundona aconteceu no 2° semestre foi em 2021, por conta dos efeitos da pandemia.


domingo, 27 de julho de 2025

O pior ataque desde 1981. Ou mais...

Ao marcar somente 8 gols em 14 jogos na Segundona 2025, o setor ofensivo do Glória apresentou a pior média (0,57) desde 1981, quando fez apenas um em 8 partidas (0,12). Com a diferença de que o clube, então, era muito menos estruturado que o de hoje. Ou seja: guardadas as proporções, o ataque deste ano - ao menos nos números - foi o pior que já passou pela Avenida Militar.

quarta-feira, 16 de julho de 2025

Glória eliminado

De folga na 12a rodada, o Glória viu o Novo Hamburgo vencer o Esportivo por 2 a 1 na noite de hoje e, com isso, não tem mais chances de classificação na Segundona 2025. O Leão ainda disputa três jogos na competição apenas para afastar uma remota possibilidade de rebaixamento.

quinta-feira, 10 de julho de 2025

Os 40 anos do Clássico Serrano

Glória e Brasil-Far se enfrentam na noite desta quinta nas Castanheiras, em mais uma edição do Clássico Serrano. A partida marca os 40 anos do confronto entre as equipes, que se tornou um dos mais tradicionais do futebol do Interior.

O primeiro duelo oficial aconteceu em 1° de junho de 1985, em Farroupilha, válido pela Terceirona: 1 a 1. O legendário Ferreira marcou para a equipe vacariense. Desde então, em 63 jogos, 23 vitórias do Leão e 14 do Dragão, mais 26 empates.

terça-feira, 1 de julho de 2025

Glória iguala marca negativa de 1976

Ao empatar sem gols com o Real, hoje à noite, em Vacaria, o Glória igualou um recorde negativo de quase cinco décadas. O time chegou à nona partida consecutiva sem vencer dentro de uma mesma temporada, algo que só havia ocorrido em 1976, primeiro ano da era profissional do clube.

quarta-feira, 25 de junho de 2025

O mais velho

Além de marcar o solitário gol gloriano na derrota de 2 a 1 para o Novo Hamburgo, nesta noite, no Altos, o atacante Paulo Rangel estabeleceu um recorde no clube. Aos 40 anos e 141 dias, tornou-se o jogador mais velho a defender o Leão. Ele superou o também atacante Adão, que em 2013 vestiu a camisa azul aos 40 anos e 128 dias.

Tcharles, o 52° jogo

O atacante Tcharles atuou na noite de hoje contra o Novo Hamburgo, no Altos, vestindo a camisa 50, alusiva à sua 50a partida pelo Leão. Na verdade, segundo os números do Bloglória, o atleta disputou seu 52° jogo oficial.

quinta-feira, 12 de junho de 2025

Há 40 anos, um Altos iluminado

Há exatas quatro décadas, em 12 de junho de 1985, o Glória inaugurava o sistema de refletores de seu estádio em amistoso contra o Internacional, vencido pelo Colorado por 6 a 1. Um marco: após três temporadas de hiato, o Leão retomava o futebol profissional com o objetivo claro de chegar à elite do futebol gaúcho. Prover o Altos da Glória de iluminação era a demonstração material da determinação em consegui-lo. Quatro anos depois, em 1989, o clube estreava no Gauchão.

Em 1985, os refletores iluminaram os primeiros passos do caminho rumo à meta tão almejada. E emitiram uma luz que ainda brilha na memória de todos os que tiveram o privilégio de testemunhar o início da jornada naquela noite. 

domingo, 18 de maio de 2025

Luto

O BloGlória lamenta o falecimento de Plínio Boeira de Souza, ocorrido no último dia 9 de maio. Plínio teve atuação destacada como dirigente do Glória, notadamente na década de 1990. À família, especialmente a Alexandre Borges de Souza, o nosso respeito.