sábado, 31 de janeiro de 2009

E o esquema tático?

Pelo "boletim" da rádio de Vacaria e pela escalação inicial não deu para saber se o Bagé formatou a equipe num 3-5-2 ou em um 4-4-2. Ele gosta do primeiro sistema, mas vai saber... Só gostaria de descobrir por que o Torres não começou o jogo-treino; para mim, é titular absoluto. Ai, ai, ai, Bagé...

Glória goleia o Cristal


Como manda a tradição, o Glória realizou o jogo-treino da pré-temporada contra o Cristal. E para não contrariá-la, o Leão da Serra não tomou conhecimento do adversário e goleou por 6 a 2, em partida disputada na tarde de sábado no estádio do Cristal.
Desta vez, uma das rádios de Vacaria foi rápida ao colocar o resultado do jogo em seu site, por volta das 20 horas. Segundo ela, os gols foram marcados por Ânderson, Matão, Pansera, Fernando (que é o Mello), Torres e Robson. O site da rádio até forneceu a escalação das equipes, mas não se deu ao trabalho de informar as substituições feitas pelo Bagé no decorrer da partida, mas já é alguma coisa, estão melhorando aos pouquinhos...

GLÓRIA (time que começou a partida): Felipe; Ânderson, Pansera, Alexandre e Xandão; Maurício Oliveira, Vagson, Giovane e Ronaldinho; Dudu e Matão.

Glória vence jogo-treino


O 2009 começou bem para o Glória. Ainda que fosse apenas um jogo-treino, o Leão foi a Caxias do Sul e venceu o Caxias por 2 a 0, gols de Matão.
Felizmente, há um veículo sério como o jornal Pioneiro para que a gente obtenha a informação. Como nem tudo é perfeito, porém, sem as escalações nem substituições. Nos sites vacarienses, sequer o resultado da partida.
Bom, agora, é torcer para que o time repita o bom desempenho contra o Cristal, neste sábado, no segundo jogo-treino. E que os veículos de comunicação de Vacaria coloquem a informação na internet. Se continuar assim, o pessoal vai pensar que vocês estão com preguiça...

Um novo site?

Há poucos dias, recebi telefonema do amigo Alexandre Borges de Souza dando conta de que um grupo de torcedores queria reativar o antigo site do clube, mantido por nós dois. Fiquei contente com a iniciativa, ainda mais partindo de gente da comunidade. Isso daria mais proximidade ao dia-a-dia do Glória, em minha opinião a principal deficiência de nosso trabalho e que terminou por condená-lo, pois dependíamos de pessoas que prometiam colaborar e nunca davam essa colaboração numa medida que permitisse manter a qualidade que almejávamos. Gente que faz parte do Conselho, inclusive.
O Alexandre também contou que o pessoal desejava partir do ponto onde havíamos parado. Ou seja: seria reativado o antigo site como ele estava. Para ser franco, não concordo com isso. Creio que fizemos um bom trabalho naqueles três anos, mas com o passar do tempo fomos constatando problemas que nos tornava muito dependentes do suporte técnico, nem sempre prestado na velocidade que seria razoável exigir. Por isso, acredito que seria melhor desenvolver uma nova página, com uma nova formatação e um conteúdo mais enxuto. Quanto ao domínio, problema algum, ele é do clube e continuará sendo.
Imagino que haja gente competente na cidade para fazer isso. Só lamento que no meio de algumas boas intenções também haja pessoas que queiram ganhar com isso. Sempre há. Recordo o caso que aconteceu há alguns anos. Uma prestadora de serviços de informática e afins de Vacaria procurou gente da direção para assumir a página do clube, mediante remuneração. Qual não foi a surpresa deles ao saber que o trabalho realizado por mim e pelo Alexandre (e por colaboradores como o Fabiano, do estúdio O Retrato, que ajudou o quanto deu) era gratuito! Depois disso, o assunto morreu...
Espero que não seja esse o caso dos rapazes que querem trabalhar pelo Leão da Serra. Não concordo que gente que se diz torcedora do Leão aproveite para fazer negócios em benefício próprio. O Grêmio Esportivo Glória foi construído graças à abnegação de seus dirigentes e torcedores, histórica sintetizada na figura do ex-presidente Eugênio Marques. Se o trabalho for nesses parâmetros, apoio e colaboro com todo o prazer. Do contrário, acho melhor o clube profissionalizar de vez o serviço e cobrar resultados de quem o executa.

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Fico devendo...

Oi, pessoal, estou escrevendo um pouco mais cedo hoje. Infelizmente, ainda não foi possível descobrir o resultado de Caxias X Glória, jogo-treino que o Leão realizou nesta quinta. Tão logo eu saiba, estarei repassando. Um abraço!

Coincidência?

Engraçado: foi só eu falar que os sites de Vacaria não estavam informando com precisão o entra-e-sai de jogadores no Altos da Glória que um deles, rapidinho, divulgou uma lista – completa, espera-se – do elenco do Leão. Puxa, nem sei se o bloGlória está tão conhecido assim com menos de uma semana de vida a ponto de pautar os demais, mas que bom que houve um pouco mais de consideração com o torcedor internauta da parte deles! Que continue assim!
Pelo que eu vi, o Glória contratou um novo lateral (imagino que esquerdo), Robson, mas informações de onde veio, quantos anos tem, aí é pedir demais... Quando eu souber, procurarei informar!

Jogo-treino

Parece que o pessoal está com tanta fome de bola na Avenida Militar que resolveram antecipar o início da fase de amistosos. Em cima da hora, o clube marcou um jogo-treino contra o Caxias para hoje, em Caxias do Sul.
Francamente, não sei se é uma boa. Critica-se muito o ritmo das competições, partidas e viagens a toda hora, mas por que ir até Caxias, jogar e 48 horas depois voltar a jogar, desta vez contra o Cristal? Imagino que isso tenha o aval do preparador físico, mas será que é bom forçar assim logo no início, mesmo em jogos-treino? Se for nessa batida, quando começar a Segundona os jogadores vão estar cansados, porque a agenda em fevereiro está cheia.

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

O porquê dos “empréstimos”

Muita gente deve estranhar o fato de alguns jogadores terem sido anunciados pela direção no começo do ano e, logo em seguida, vê-los em outros clubes. Está sendo assim com Carlão, Marcelo Pitol e Marcelo Müller, cedidos para outras equipes para a disputa do Gauchão.
Acontece o seguinte: pelo regulamento da Segundona, os times só podem contar com três jogadores oriundos da Primeira Divisão. Então, para driblar a norma, os clubes contratam o jogador primeiro e depois “emprestam” ao time com o qual o atleta provavelmente já estava acertado de antemão. Para o profissional é um bom negócio, pois seu mercado ficaria mais restrito se desde o começo da temporada fosse considerado um jogador de “primeira”. E assim segue o baile, com todos felizes...

Mais um jogador...

Tocando este blog de longe, muitas vezes dependemos do material que é publicado pelos meios de comunicação de Vacaria. Infelizmente, nem sempre eles informam que um jogador entrou ou saiu do clube e a gente fica aqui, de pincel na mão... Nem reclamo tanto por mim, mas pelos torcedores que esperam uma precisão maior desses veículos e nem sempre a tem.
Consultando o BID da CBF, descobri que o Glória tem sob contrato, desde o dia 12, o volante Ivanildo, 29 anos, ex-Brasil-Pel. Então, é mais um atleta que à disposição. Desculpem não ter informado antes! Ainda assim, pelo menos na internet, acredito que fui o primeiro!
Pelas minhas contas, o Glória teria 22 atletas no plantel, mais os três que estão “emprestados” para clubes que disputam o Gauchão: Carlão (Brasil-Pel), Marcelo Pitol e Marcelo Müller (Ypiranga). Mas só vou ficar sossegado quando esse número for confirmado pela CBF...

terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Borges Neto está de volta

Mais um veterano retorna ao Altos da Glória. Desta vez é o lateral-direito Borges Neto, 32 anos, que nos últimos meses defendeu o Internacional-SC. No ano passado, foi um dos jogadores mais regulares do Glória na Segundona, disputando 20 jogos oficiais e marcando quatro gols. Creio que é uma excelente aquisição.

Novidades no Altos da Glória

A diretoria do Leão agiu rápido para suprir a falta de goleiros. De uma só vez, contratou os arqueiros Dudu e Rafael. Infelizmente, não posso dizer se o Rafael é aquele mesmo que jogou no Glória há alguns anos e estava no Cerâmica, mas imagino que seja, pois já foi atleta do Bagé, e como ele está privilegiando jogadores que trabalharam com ele, deve ser...
Já para a lateral-direita, que também andava carente, o clube repatriou Borges Neto, que jogou no ano passado em Vacaria. É mais um atleta experiente que se une ao grupo para levar nosso time de volta ao Gauchão. As informações são do blog Entrevero.

Notícias de um mito

Como é bom saber notícias de um jogador que marcou tanto como o Zé Cláudio! Atacante do clube entre 1989 e 1999, é o maior goleador da história do Leão e também do estádio Altos da Glória, um verdadeiro mito para aqueles que puderam acompanhar sua carreira em Vacaria.
No Correio do Povo de 4 de janeiro recebemos notícias do velho artilheiro. Atualmente, vive em Alvorada e trabalha como ajudante de caminhão. Zé parece não estar muito bem de vida, mas continua jogando sua bolinha em um time amador da cidade. Goleador por onde passou, dedica um carinho especial ao Glória, recordando que foi o clube onde foi mais reconhecido e fez os melhores contratos. Zé Cláudio pode ter certeza que a gratidão é a mesma por parte da torcida do Leão
Se o amigo que acompanha este blog tem notícia de algum antigo atleta do clube, por onde anda, o que faz, por favor, envia o material para mim que publicarei com toda a certeza!

Primeiro teste é contra o Cristal

Com a fase de treinos físicos mais puxados concluída, o grupo de jogadores passou a trabalhar as partes técnica e tática com o Bagé. E o primeiro teste já está definido. No dia 31acontece o tradicional jogo-treino contra o Cristal, acredito que no campo do adversário. É um evento ao qual a torcida costuma comparecer em bom número, apesar de ser somente um jogo-treino, talvez relembrando a velha rivalidade do amadorismo. Outros amistosos já estão acertados para fevereiro, e à medida que as datas das partidas se aproximarem eu vou informando.

Adversários definidos

A FGF colocou o Glória no Grupo 3 da Segundona. Serão adversários do Leão na primeira fase o Lajeadense, o Atlético-Car, o Santo Ângelo (que retornam ao futebol profissional neste ano), o Panambi, o Três Passos (que enfrentaram o Glória em 2008), o Milan e o Rio-Grandense-SM (adversários inéditos). Nossa estreia acontece no dia 8 de março, fora de casa, contra o Santo Ângelo. A tabela completa ainda não foi divulgada, mas tão logo eu tome conhecimento dela estarei repassando a vocês.

sábado, 24 de janeiro de 2009

E os jogadores?

A diretoria do Glória anunciou a lista de jogadores no último dia 7. O grupo se apresentou no dia 12, mas já sofreu algumas baixas, pois alguns atletas acabaram acertando com outros clubes e deixaram a Avenida Militar. Pelo que venho acompanhando, estão à disposição do Bagé os seguintes nomes:

Goleiro: Felipe
Lateral-direito: Ânderson (23 anos, ex-Brasil-Far)
Zagueiros: Alexandre (24, Oeste-SP), Xandão (28, Itapirense-SP), Pansera (30, Chapecoense) e Douber (20, Cianorte-PR)
Volantes: Maurício Oliveira (24, Remo), Jovany (20, Cianorte) e Vagson (27, São Paulo-RS)
Meias: Serginho (30, Icasa-CE), Marcelinho (Bagé), Alexandre (33, Itauçu-GO) e Ronaldinho (20, Novo Hamburgo)
Atacantes: Torres (30, Serrano-PR), Dudu (30, Icasa-CE), Fernando Mello (29, Inter-SM), Matão (22, Gais Goteborgs-SUE) e Alan (22, São José-PA)

Além desses, o Glória também acertou com o lateral-esquerdo Marcelo Müller, o goleiro Marcelo Pitol e o zagueiro e lateral Carlão. Vinculados ao Glória, eles disputarão a primeira divisão por outras equipes e deverão se apresentar no Altos da Glória após o término do Gauchão.Tanto quanto possível, tentarei apresentar uma pequena ficha de cada um desses atletas. É uma coisa que exige pesquisa na web, mas procurarei oferecer esse serviço ao torcedor internauta que prestigia o blog.

Direção e técnico são conhecidos

Depois de um 2008 sem maior sucesso no projeto de retornar ao Gauchão, o Glória começou a preparar a temporada de 2009 com bastante antecedência. O Schio, alegando outros compromissos, deixou a presidência, que agora está com o Luiz Eugênio Bortolon, que já foi presidente entre 1994 e 1995. O responsável pelo futebol é o Sérgio de Rossi, que já trabalhou no cargo durante a gestão do Gilmar Boeira.
Para técnico, o clube repatriou o Ronaldo Rangel, o velho e conhecido Bagé. Ele atuou no futebol profissional do clube em 2004 e 2005, justamente quando o Leão da Serra obteve suas duas melhores colocações no Campeonato Gaúcho. Após muito circular pelo Brasil, Bagé retorna ao local onde começou sua carreira de técnico, ainda nos anos de 1990. A ele e à nova diretoria, todo o sucesso!

Um novo começo

Bem, pessoal, sou André Carvalho e vocês devem conhecer o meu trabalho do gloriadevacaria.com.br, que era considerado o site oficial do Grêmio Esportivo Glória. Por motivos explicados à época, tivemos que retirá-lo do ar em março do ano passado.
Mas a vontade de continuar falando das coisas do Leão da Serra persistiu, e como ninguém em Vacaria encampou a ideia, decidi voltar ao trabalho de uma forma independente. E para isso, optei por montar um blog, por acreditar que é uma forma mais econômica e interativa de trabalhar na internet.
A partir de hoje, pretendo levar ao torcedor internauta do Glória o máximo de informação que puder obter sobre o dia-a-dia do clube, bem como estatísticas e curiosidades, que eram a marca registrada do antigo site. Toda colaboração é muito bem-vinda e ela, tanto quanto possível, terá seu espaço, assim como a opinião do torcedor, desde que manifestada com moderação.
Da mesma forma, espero um pouco de compreensão de vocês, principalmente no começo. Não sou um expert em informática e talvez o formato do blog deixe um pouco a desejar. Mas quero deixar claro que, se faltar um pouco de forma, farei de tudo para não deixar faltar conteúdo!
Sejam todos muito bem-vindos!

Um abraço!