quinta-feira, 31 de março de 2011

Deu zebra!


O improvável aconteceu. Para estupefação geral, o até então invicto Glória perdeu para o Atlético por 2 a 1, ontem à tarde, em Carazinho. A derrota diante do pior do campeonato pode custar, além da própria invencibilidade, a liderança da chave ao Leão, dependendo do resultado do Avenida, que joga hoje.

Contra um time absolutamente desesperado, a um passo do rebaixamento, era de se esperar que o Glória, mesmo fora de casa, se garantisse. Em campo, porém, não foi o que se viu: o jovem time do Galo não se intimidou diante do melhor da Segundona e fez das fraquezas forças para superá-lo. E conseguiu. Serginho, aos 28 minutos, abriu o placar, que Gabriel ampliou no começo da segunda etapa. Lourival “Rambo” descontou. As informações são do portal ClicRBS.

No domingo, o Glória viaja novamente, desta vez a Rio Pardo, onde encara o Riopardense.

A lição

A derrota é do jogo e viria, acaciano dizer isso. Mas o melhor perder para o pior mostra o quanto a Segundona é traiçoeira. Um descuido pode ser fatal, e o Leão sabe disso de outros carnavais. Como poucos. Ontem, repassou a lição. Felizmente, a tempo de se recuperar.

Aspirina, por favor

Noite para dormir com a cabeça inchada... Fosse na Loteca, resultado que derrubaria todos os apostadores.

terça-feira, 29 de março de 2011

Encontro de opostos na Segundona!


Atlético e Glória, nesta quarta, às 15h30min, no estádio Paulo Coutinho, em Carazinho.

Só um jogo em Carazinho

Atlético e Glória enfrentaram-se apenas uma vez no Paulo Coutinho. Em 25 de março de 2009, pela Segundona, empate em 1 a 1. Vagson marcou para o Leão, que jogou com: Dudu I; Maurício Oliveira, Jovany e Vagson; Torres (Henrique), Ivanildo, Júnior Negrão, Alexandre Livramento e Serginho; Dudu II (Borges Neto) e Alan (Fernando Mello).

domingo, 27 de março de 2011

Continua líder

O empate não influenciou na posição do Glória na Chave 3. Isso porque o Riopardense empatou em 1 a 1 com o Gaúcho e deixou de assumir a ponta. Em Venâncio, o Guarani derrotou o Atlético e abriu da zona da degola.

Classificação:

GLÓRIA: 15
2º Riopardense: 14
3º Avenida: 12
4º Passo Fundo: 11
5º Guarani-VA: 8
6º Gaúcho: 5
7º Atlético-Car: 1

Empate

Na abertura do returno, Glória e Passo Fundo empataram em 1 a 1, hoje à tarde, em Vacaria. Embora perdendo os primeiros pontos dentro de casa, o Leão manteve a liderança da chave.
O torcedor ainda nem havia se acomodado nas arquibancadas, abrigando-se da chuva, quando Ismarley, a dois minutos, abriu o placar para o visitante, concluindo um rápido contra-ataque. A resposta gloriana também foi veloz: aos sete, falta sobre Ânderson na entrada da área. Felipi Correa cobrou e empatou. Tão acelerado de início, o jogo de certa forma se acomodou com o decorrer do tempo, para o que colaborou o gramado pesado. O Glória tentou pressionar no final, mas sem conseguir a virada.
Edison Maehler escalou: Cristiano Taffarel, Acácio, Renato Tilão e Léo; Douglas Touchê, Márcio, Bruno Correa, Felipi Correa e Ânderson; Edivaldo e Vinícius Chimbica. Durante a partida entraram Marcelo Müller, Renan e Lourival.
Na quarta, a equipe viaja a Carazinho, onde enfrenta o Atlético.

sábado, 26 de março de 2011

Para consolidar a liderança!


Glória e Passo Fundo, neste domingo, às 15h30min, em Vacaria.

O passo é mais fundo no Altos...

O Leão já enfrentou o Passo Fundo na Avenida Militar em 12 jogos oficiais, e a vantagem é toda vacariense (oito vitórias, contra duas do PF, mais dois empates). No último, em 4 de abril de 2008, pela Segundona, Glória 2 a 0, gols de Saldanha e Abel. Time: Luciano; Rudi, Scharles e Jean; Borges Neto, Liniker, Alexandre Livramento, Diego (Escobar) e Márcio Silveira; Torres (Saldanha) e Rudinei (Abel).

Público

Pelos borderôs, média de 429 pagantes no Altos. Pode ser mais, começando por amanhã. Se não chover, o dobro, no mínimo. O time está merecendo.

sexta-feira, 25 de março de 2011

Do banco para a história


Nascido em 25 de julho de 1989, Vinícius Lara Diehl, o Vinícius Chimbica, tem sido um dos destaques do Glória na Segundona. Na estreia contra o Passo Fundo, marcou o gol do Leão. Depois, atuações elogiadas, mesmo sem ser titular. E foi do banco de reservas que ele saiu no último jogo para, além de decidir contra o Avenida, fazer história como o autor do 1000º gol do Altos da Glória em jogos oficiais.
O atacante esteve na Militar em 2008, mas não foi aproveitado. Depois, defendeu clubes como os catarinenses Internacional, Atlético e Maga. De volta a Vacaria, “Chimbiquinha” deixa sua marca e vai, cada vez mais, pedindo passagem.

Invicto e melhor campanha

Encerrado o 1º turno da 1ª fase da Segundona, o Glória é o único que segue invicto, além de ter a melhor campanha, com 14 pontos. O melhor ataque também é do Leão, empatado com Avenida, Riopardense e Panambi: 12 gols.

Riopardense é vice

Coroando a boa campanha até aqui, o Riopardense foi ontem ao Planalto Médio e venceu o Passo Fundo por 2 a 0. O estreante na Segundona assumiu a vice-liderança da Chave 3, que encerrou o 1º turno com a seguinte classificação:

GLÓRIA: 14
2º Riopardense: 13
3º Avenida: 12
4º Passo Fundo: 10
5º Guarani-VA: 5
6º Gaúcho: 4
7º Atlético-Car: 1

Angústia

Confesso minha angústia na quarta, pois ficaria chateado se o gol 1000 do Altos fosse de um adversário. Felizmente, foi do Vinícius, foi do Glória.

Do leitor

O leitor Alberto Lamia pergunta por que não uso cor mais contrastante nos títulos. Olha, cara, para ser franco, nunca pensei muito no assunto porque não saco nada disso. O blogue é tosco assim por minha pura incompetência no quesito. Mas que cor sugeres?

quinta-feira, 24 de março de 2011

Chimbica faz história no Altos


O Glória venceu o Avenida na noite de ontem por 1 a 0. Porém, mais do que devolver a liderança da chave ao Leão, o solitário gol de Vinícius Chimbica, aos 43 do segundo tempo, fez história. Afinal, foi o milésimo do estádio Altos da Glória em jogos oficiais! E o BloGlória, como em 2009, quando anunciou o gol 1000 da história do clube, tem o prazer em anunciar à torcida vacariense mais esse feito! Parabéns, Vinícius! Parabéns, Leão da Serra!

400 jogos na Militar

O milésimo gol não foi a única marca da noite passada. Contra o Avenida, o Glória disputou o jogo oficial de número 400 na Avenida Militar. Desde o primeiro, em 1979, 232 vitórias, 102 empates e 66 derrotas.

Classificação

Além de Glória 1x0 Avenida, mais um jogo pela Chave 3 nesta quarta. Em Venâncio Aires, o Guarani venceu o Gaúcho por 2 a 0 e deixou a zona de rebaixamento. Hoje, Passo Fundo e Riograndense completam a rodada. O vencedor fecha o turno na vice-liderança.


Classificação:

GLÓRIA: 14
2º Avenida: 12
3º Passo Fundo
Riopardense: 10
5º Guarani-VA: 5
6º Gaúcho: 4
7º Atlético-Car: 1

quarta-feira, 23 de março de 2011

Duelo pela liderança no Altos!

Glória e Avenida, hoje, às 20 horas, no Altos da Glória.

No limite

Confirmando-se a lesão de Ariel e com Marcelo Müller não se recuperando, o Glória vai para o duelo contra o Avenida com 17 profissionais, pelos meus cálculos. Completar o banco segue um desafio. Sem a gurizada, seria impossível.

Apesar disso...

Apesar do grupo reduzido – e o presidente disse e redisse que só contrata para a próxima fase –, quem está no Altos da Glória vêm dando conta do recado com louvor. Time invicto e praticamente classificado, se já não estiver.

Em pratos limpos

Esclarecedora e competente a matéria no site da Esmeralda sobre Vagson e Marcelo Rincón, que não vêm mesmo para o Glória, cada qual com os seus motivos. Colocou tudo em pratos limpos.

terça-feira, 22 de março de 2011

Sacanagem

Segundo o site do Glória, Vagson preferiu Pelotas a Vacaria, e defenderá o Farroupilha na Segundona. Estranho isso, com um jogador que parecia acertado com o clube desde o ano passado. Difícil falar sem saber maiores detalhes, mas parece sacanagem. E das grandes. Enfim, vá para onde quiser, Vagson. Só digo uma coisa: ao contrário do Glória o clube para onde estás indo corre o risco de cair para a Terceirona.

Vagson liberado pelo Inter-SM

O zagueiro e lateral Vagson, que disputava o Gauchão pelo Inter-SM, foi liberado pelo clube e deve chegar em breve à Avenida Militar, segundo o blogue Peleia-FC. Vagson sofreu muito com as lesões neste ano e quase não jogou. Que a história seja diferente em Vacaria.

Dúvida

No começo do ano, apareceu na lista de contratações um certo Marcelo Rincón. Se é o que estava no Inter-SM e jogou no Glória em 2009, também foi liberado. Aliás, liberado não: dispensado. Por indisciplina, segundo o mesmo Peleia-FC. Sua vinda será confirmada ou é outra daquelas contratações tragada pelo “buraco negro” da informação (é anunciado, não vem e depois fica tudo no ar)?

A propósito

Que fase, a do Coloradinho, hem? Depois das dispensas e expurgos (incluindo “atleta” que chegou bêbado à concentração e não acordou para o treino), conta com apenas 18 jogadores para tentar evitar a queda iminente. É, não se contrata o Chiquinho – mesmo para um cargo administrativo – impunemente. O Glória que o diga.

domingo, 20 de março de 2011

Pela liderança!


Glória e Avenida, quarta, às 20 horas, no Altos.

Glória e Avenida: sem empates

Desde 1981, Glória e Avenida jogaram 10 vezes e nunca empataram. Vantagem para o time santa-cruzense, que venceu 6 vezes. Mas na última partida na Militar, em 14 de julho de 2002, pela Segundona, deu Glória: 2 a 1, gols de Marquinhos e Rica. Time: Rondinelli; Ricardo, Marcelo Bolacha, David e Gérson; Careca, Elói (Sandro Ventura), Douglas e Bodaneze; Assis (Rica) e Marquinhos. O técnico era Nestor Simionatto.

Glória deixa a liderança

De folga na rodada, restou ao Glória acompanhar os jogos de seus adversários. À tarde, em Rio Pardo, o Riopardense ficou no 1 a 1 com o Guarani-VA. No começo da noite, em Passo Fundo, o Gaúcho aplicou impiedosos 7 a 2 no Atlético-Car; e em Santa Cruz do Sul, o Avenida fez 2 a 1 no Passo Fundo e assumiu a ponta.

Classificação:

1º Avenida: 12
GLÓRIA: 11
3º Passo Fundo
Riopardense: 10
5º Gaúcho: 4
6º Guarani-VA: 2
7º Atlético-Car: 1

sábado, 19 de março de 2011

História recente dos uniformes

Faz pouco, defini a atual camiseta do Glória como uma das mais feias já vistas em Vacaria. Produzida pela Megasport, mais parece um macacão de piloto de corridas, com três patrocínios na parte frontal.
Para mim, a ASA apresentou entre 2002 e 2004 os mais belos uniformes da última década. O de 2004 talvez seja o mais clean da era dos patrocínios. Em 2005, a Dal Ponte chegou com uma inovação que pessoalmente não me agradou: o escudo centralizado. Ainda assim, um belo fardamento.
Entre 2006 e 2008, a fornecedora foi a Skyroad, que não exibia o logotipo no peito, mas nas costas, à altura do pescoço. Em 2009, a Catera assumiu e produziu a já legendária camiseta preta com detalhes em dourado. Pela primeira vez, o Leão contou com quatro versões de uniforme: azul-celeste, branco, azul-marinho e o inédito preto. Deixou saudade.

O infeliz Joel

No rebaixamento de 2007, ninguém foi tão infeliz quanto Joel. O zagueiro atuou em oito dos 16 jogos no Gauchão. Com ele em campo, o time sofreu 17 gols; sem, apenas dez. Coincidência ou não, as duas vitórias da equipe vieram quando ele não jogou. Chegou a fazer um gol, mas até nisso deu azar: na mesma partida marcou outro, contra, e o Leão levou inimagináveis 5 a 2 do freguês VEC no Altos. Definitivamente, marcado para perder.

sexta-feira, 18 de março de 2011

Bom descanso

Duas rodadas na Segundona, e o Glória partia para o recesso de Carnaval. Na volta, três jogos em sete dias, mas, agora, nova parada de uma semana. Depois, outras duas partidas, mas em casa, sem viagens. Bom para recuperar o grupo na parte física.

Nem vice, Reche?

A Band ultrapassou a Guaíba e assumiu a vice-liderança no rádio esportivo gaúcho. Sem surpresa, haja vista a chefia de Luiz Carlos Reche na segunda. Enquanto a “Rádio de Todas as Copas” cai ano a ano na audiência, ele prefere lembrar a época em que a Guaíba tinha 95% de audiência. Realmente, bons tempos, Reche. Mas que não foram e que jamais serão repetidos contigo no comando. Hoje, a Gaúcha lidera, a Band cresce devagar e sempre e a Guaíba... Segura a lanterna, Reche! E cuidado para não derrubar!

Tripudiando

Soube do fato no Show dos Esportes. Pedro Ernesto não perdoou e flauteou o micuim Reche, dizendo que a audiência de seu programa à tarde é menor do que a alcançada pela Rádio Gaúcha na madrugada. Não duvido.

quinta-feira, 17 de março de 2011

Empate


No duelo do líder contra o lanterna, não deu a lógica: o Glória não conseguiu impor seu futebol  e apenas empatou sem gols com o Gaúcho, em Passo Fundo, na noite desta quarta. Apesar disso, segue em primeiro, graças ao tropeço do Avenida (ver post abaixo).
O time folga na próxima rodada e volta a campo no dia 23, contra o Avenida, em Vacaria, fechando o turno da primeira fase.

Resultados e classificação

Além de Gaúcho 0x0 Glória, a Chave 3 teve ontem Riopardense 1x0 Avenida e Atlético-Car 1x2 Passo Fundo.

Classificação:

GLÓRIA: 11
2º Passo Fundo: 10
3º Avenida
Riopardense: 9
5º Gaúcho
Guarani-VA
Atlético-Car: 1

Dificuldade

Impressiona a dificuldade de alguns membros da imprensa vacariense quanto ao sobrenome do técnico. Há quem o pronuncie da mesma forma como o do meia do Glória; outros, pior, escrevem assim. O correto é “Maehler”, como em seu Facebook. Dá para corrigir. Quanto à pronúncia, embora não fale alemão, creio que se aproxima mais de “Máler”. Mas deve ficar longe de “Míler”. A menos que o próprio técnico queira ser chamado assim.

quarta-feira, 16 de março de 2011

De volta à “Capital do Mundo”!


Gaúcho e Glória, hoje, às 20h30min, no estádio Vermelhão da Serra, em Passo Fundo.

O fundo do poço no Wolmar Salton

Na tétrica jornada do rebaixamento, o Glória atingiu o fundo do poço em 11 de março de 2007. A fuga do descenso passava por uma vitória sobre o Gaúcho no Wolmar Salton. Não só não conseguiu como ainda permitiu ao pior do campeonato sua única vitória no ano: 1 a 0. Time: Douglas; Éder, Fabrício (Evandro), Willian e Cristiano; Alexandre (Joel), Fernandão, Jerônimo (Monga) e Itaqui; João Paulo e Tiago Duarte. Dali em diante, poucos mantinham ilusões: o time cairia mesmo para a Segundona. E o Gaúcho foi junto.

Lucas e Felipi Correa no BID

Publicados ontem, no BID da CBF, os contratos dos atletas Lucas e Felipi Correa. Estão à disposição para a partida contra o Gaúcho. Quanto ao aguardado Ânderson, nenhum sinal.

O xodó

Gol no primeiro jogo, assistências para outros gols nos seguintes, elogios. Mesmo sem ser titular, Vinícius Chimbica parece estar-se transformando no xodó do Altos da Glória.. Eu disse que se esse guri puxasse o pai ainda iria dar muita alegria para a torcida... Que continue assim!

Coisa rara

Pude assistir ontem na TV Com aos lances de domingo. Impressionante a bucha que o Márcio mandou do meio da rua no segundo gol! Mas melhor aproveitar essa raridade quando o Glória joga fora de casa, pois a turma do “Otto” não vai dar as caras por aí. Nem a Bento estão indo, os relaxados.

Dos leitores

O Mário escreve para dizer que acompanhou o jogo do último domingo lá em Venâncio, vergando a gloriosa camisa azul do Leão. Beleza, Mário! Já o Guilherme avisa que o time está com mais pegada neste ano e que o público em Vacaria vem sendo bom, na casa dos 800 torcedores. Ótimo, cara, mas só vou ficar satisfeito para valer quando qualquer jogo na Militar tiver, no mínimo, 1.500 cabeças. Como nos bons tempos. Obrigado, pessoal!

terça-feira, 15 de março de 2011

Leitores

Leitor anônimo pergunta por que o site do Glória está fora do ar. Não sei por que estava, meu caro, pois desde ontem voltou a funcionar, embora sem atualização.
Outro anônimo (ou o mesmo) quer saber se há transmissão dos jogos pela Internet. Não, meu amigo, e ainda bem; do contrário, o público no Altos seria ainda menor do que já costuma ser, não é? Uma pena para os que não moram na cidade, mas...

domingo, 13 de março de 2011

Venceu até o apagão!


Contra um adversário em crise, precisando vencer a qualquer custo, o Glória teve mais tranquilidade e derrotou o Guarani por 3 a 1, hoje à noite, em Venâncio Aires. Foi a primeira vitória fora de casa da equipe, que lidera a chave e praticamente afastou o risco de rebaixamento. A partida foi marcada pelo apagão que paralisou boa parte da segunda etapa.

Lourival abriu o placar logo aos 6 minutos da primeira etapa. Apesar da pressão, o Glória conseguiu resistir às investidas adversárias pelo empate. No segundo tempo, aos nove, o volante Márcio mandou uma bomba e colocou mais areia no mate do Índio. Eliomar descontou aos 13. Depois, um apagão nos refletores do estádio Edmundo Feix paralisou a partida por vários minutos. O que não impediu que, na volta, o artilheiro Edivaldo fizesse o seu e definisse de vez a fatura para o Leão. Depois de mais duas interrupções por falta de energia, o árbitro encerrou a partida.

O Glória começou com: Cristiano Taffarel; Acácio, Renato Tilão e Léo; Douglas Touchê, Márcio, Jéferson Mikimba, Ariel e Jean; Lourival e Edivaldo. Na próxima quarta, a equipe volta a jogar fora de casa, desta vez contra o Gaúcho, em Passo Fundo.

Resultados

A quarta rodada da Chave 3 teve outros dois jogos neste domingo. Em Carazinho, o Atlético levou 4 a 1 do Riopardense e segue firme rumo à Terceirona. Em Santa Cruz do Sul, o Avenida goleou o Gaúcho por 3 a 0 e manteve os 100% de aproveitamento.
Classificação:
GLÓRIA: 10
2º Avenida: 9
3º Passo Fundo: 7
4º Riopardense: 6
5º Guarani-VA
Atlético-Car: 1
7º Gaúcho: 0

Várzea em Venâncio

Jogar domingo à noite já é coisa de clube que não se garante na torcida. E se, insistindo nesse horário ridículo, não há estrutura sequer para garantir energia nos refletores, aí, meus amigos... Várzea total, coisa de chinelão, que faz o Guarani merecer um eventual rebaixamento.

sábado, 12 de março de 2011

Novo desafio para o Leão


Guarani e Glória, domingo, 19 horas, no estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires.

Vantagem na casa do adversário

O Glória tem vantagem contra o Guarani mesmo no Edmundo Feix. Em oito partidas, três vitórias, contra duas do Índio, mais três empates. Na última, em 6 de março de 2010, pela Segundona, Marcelo Müller marcou e garantiu o 1 a 0. Time: Márcio Kessler; Thiago Machado (João Paulo), Valdemar, Jucimar e Vagson; Correa Rodríguez, Márcio Souza, Marcelo Müller e Rodrigo Couto; Simovic (Leonel) e Silvano (Léo Maringá).

sexta-feira, 11 de março de 2011

Glória vence outra


Pela segunda vez atuando em casa, o Glória fez valer mais uma vez o fator local e derrotou o Riopardense por 2 a 1 ontem à noite. Mesmo com o bom resultado, a equipe deixou a liderança de chave pelos critérios de desempate. Os gols da vitória gloriana foram marcados por Edivaldo e Léo. Jardel descontou para os visitantes. As informações são do site da Rádio Fátima.
Agora, o Leão parte para dois jogos fora de Vacaria. O primeiro já no domingo, quando vai a Venâncio Aires enfrentar o Guarani.

Resultados da Chave 3

A 3ª rodada da Chave 3 começou na quarta, com o Avenida goleando o Atlético-Car: 5 a 0. Nesta quinta, além da vitória do Leão, Passo Fundo 5x0 Guarani-VA.

Classificação:

1º Passo Fundo
GLÓRIA: 7
3º Avenida: 6
4º Riopardense: 3
5º Guarani-VA
Atlético-Car: 1
7º Gaúcho: 0

Projeção

Já é possível fazer projeções quanto à fuga do rebaixamento. Hoje, bastariam 8 pontos para evitar a Terceirona. Como o Glória chegou aos sete, pode-se considerar praticamente fora de risco. O conforto aumenta por ter derrotado Atlético e Riopardense, tidos como fortes candidatos à queda. Mas Guarani-VA e Gaúcho também vêm fazendo por merecer.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Para embalar na Segundona!


Glória e Riopardense, hoje, às 20 horas, na Militar.

Como fica?

Márcio reintegrado. Volta ao time ou vai para o "castigo"?

Por favor...

Senhores: “rescisão”, e não “recisão”...

quarta-feira, 9 de março de 2011

Márcio reintegrado?

Segundo o site da “Mais Popular”, o volante Márcio foi reintegrado ao grupo, a pedido dos jogadores. Mais comedido, o site do Glória informa apenas que a direção fará em breve um comunicado a respeito dos acontecimentos, mas nada adiantando a respeito. Em sua página, a "Católica" não faz menção nem à reintegração, nem ao pronunciamento da diretoria.

Inovação

Segundo o site do Glória, a direção falará sobre as dispensas por razões disciplinares. Palmas: isso não é comum, no Leão ou em qualquer outro clube. Chega a ser inovador. Em 2009, o artilheiro Torres saiu por motivos similares, mas nada foi explicado e nem a imprensa local informou os motivos. Aguardemos.

terça-feira, 8 de março de 2011

Refazendo as contas

Com as últimas dispensas, o Glória tem agora 18 profissionais e 12 amadores. Dentre os primeiros, três com a situação ainda por regularizar: Ânderson, Lucas e Felipi Correa. Marcelo Müller não deve voltar na quinta. E oito já estão amarelados. Com as lesões e suspensões que virão e sem contratar, o quadro preocupa. Vamos ver como o time reagirá a partir de amanhã.

Daqui em diante

No gol e na zaga parece não haver discussão: Cristiano Taffarel; Acácio, Renato Tilão e Léo. Na ala-direita, é saber se Touchê permanecerá quando Ânderson estiver pronto. Bruno Correa e Mikimba devem seguir no meio. Na outra posição do meio-campo é que começam minhas dúvidas. Marcelo Müller entra depois de recuperado ou Ariel fica por lá? Se ficar, Müller irá para a ala-esquerda, no lugar de Jean? E no ataque, como vai ser: Ariel-Lourival, Ariel-Edivaldo ou Lourival-Edivaldo?

Só na segunda fase

Vagson e Correa Rodríguez devem chegar após a participação de suas equipes no Gauchão. O primeiro, lesionado, ainda não jogou pelo Inter-SM. O outro está no Santa Cruz.

Batismo de fogo

Com poucos atletas, aumentam as chances dos amadores. As oportunidades devem ser mais frequentes para os guris, que enfrentarão verdadeiro batismo de fogo, tendo que dar pronta resposta diante das carências do grupo.

Teste para Maehler

No meio de tudo isso, Edson Maehler. Sem perspectiva de reforços, terá que parir bigorna com um grupo tão reduzido. Um teste e tanto para sua capacidade como técnico.

Aposta nos “nativos”

Com tão poucos jogadores, poderiam ser aproveitados os “nativos”. A menos que estejam em outros clubes, Fabinho, Jean (o zagueiro), Marcus Vinícius, Abel e o “velho” Flávio Fernandes ajudariam bastante. Teriam maior compromisso e não estourariam o orçamento.

Expurgos

O site da "Católica" (e não sei por que não também o site do Glória) noticiou a dispensa de três jogadores pelo clube. O zagueiro Douglas e o volante André- que sequer atuaram na Segundona -, mais o também volante Márcio, não fazem mais parte do elenco do Leão. Razão alegada: "atos indisciplinares". Bastante vago, mas quase sempre é assim, seja em Londres ou em Vacaria.
O que me assusta é a declaração do presidente, dizendo que os mesmos não serão substituídos. Calma lá, Saraiva, o grupo tem pouquíssimos jogadores. Não dá para se deslumbrar com uma goleada sobre o Atlético e achar que os remanescentes darão conta do recado. Quer dizer: até podem dar, mas é uma aposta arriscada.

A gurizada salvou

Na última quarta, o Glória tinha 17 profissionais registrados, mas somente 15 à disposição para enfrentar o Atlético. O banco fechou graças aos amadores, que salvaram a pátria nesse aspecto. Lembro isso porque em 2005 o time chegou a ter apenas três reservas durante a Copa Emídio Perondi. Não havia a gurizada à época. Hoje, são doze. O regulamento permite a relação de até oito amadores por partida.

Na Web

Comissão técnica e jogadores também estão na Internet. Edson Maehler tem um discreto perfil no Facebook, enquanto o fisicultor Renan Pinto, mais Marcelo Müller e Renato Tilão, teclam no Twitter. O último ainda possui outro blogue, dedicado a mensagens religiosas.

Gol de Mikimba

Na súmula eletrônica da partida contra o Atlético, o último gol do Leão foi anotado para Jéferson Mikimba, e não contra. Em meus registros, então, gol do “togolês”.

domingo, 6 de março de 2011

O porquê da “Avenida Militar”

Acredito ser o introdutor do termo “Avenida Militar” no vocabulário do Glória. Nunca vi alguém utilizá-lo antes de mim, ao menos. Fiz isso porque sempre gostei daqueles alçapões cariocas que ostentam o nome das ruas que os abrigam, a despeito dos nomes oficiais (Bariri, Conselheiro Galvão). Pesquisei e constatei que poucas cidades no Brasil têm um logradouro com esse nome. Um diferencial e tanto, e assim passei a chamar a casa do Leão.

De certa forma, sou sentimentalmente ligado de ponta a ponta à Militar. Estudei no Pacífico (quando ainda havia um portão de acesso à rua, hoje murado, e por onde saía para, muitas vezes, apedrejar os vidros do moinho desativado), ia com meu tio e meu irmão comer xis no drive-in Ki-Kão, divertia-me com o Angelito (trovador nato, e que sempre me emprestava o Manual do Zé Carioca), cortava meu cabelo no salão do Leriano, comprava querosene no Posto São Pedro. E ia ao estádio do número 5.010 torcer pelo seu time.

Não é, sei, o lugar mais aprazível da cidade. Mas sempre que penso em Vacaria, uma das primeiras imagens que vêm à cabeça é a daquela avenida. Com seu discreto obelisco, seus caminhões, seus postos tão tradicionais, seus botecos e armazéns. E com aquele asfalto, aparentemente tão estéril, mas que liga meu coração a um dos meus maiores afetos. O Glória, claro.

Em tempo

Gosto de “Avenida Militar”, mas gostaria bem mais de “Eugênio Marques”. Ainda confio que o Conselho do clube fará essa justíssima homenagem ao nosso eterno dirigente, dando seu nome ao estádio.

sábado, 5 de março de 2011

Segunda rodada concluída

A segunda rodada da Chave 3 foi concluída ontem com dois jogos. No Planalto Médio, o Passo Fundo levou a melhor no clássico e derrotou o Gaúcho por 1 a 0. Já em Venâncio Aires, o Guarani recebeu o estreante Avenida e perdeu por 2 a 1.
A nova classificação:

GLÓRIA
Passo Fundo: 4
3º Riopardense
Avenida: 3
5º Guarani-VA
Atlético-Car: 1
7º Gaúcho: 0

sexta-feira, 4 de março de 2011

Irmãos em campo

A torcida vacariense pode testemunhar nesta temporada algo cada vez mais raro no futebol: irmãos defendendo a mesma equipe. O meia Felipi Correa, anunciado na semana passada, é irmão do volante Bruno Correa, no clube desde o início da pré-temporada. A última vez que isso ocorreu no Glória foi em 15 de outubro de 2001, quando o Leão bateu o Brasil-Pel por 4 a 3 no Altos e Márcio e Marcelo Bolacha formaram a dupla de zaga.

Bate-pronto

Glória, Garibaldi e VEC, clubes de cidades com emissoras da Rede Sul de Rádio, não possuem links no portal da rede, ao contrário das duplas Gre-Nal e Ca-Ju. Por quê?

quinta-feira, 3 de março de 2011

Goleada e liderança


Na estreia diante do seu torcedor, o Glória não tomou conhecimento do adversário e goleou o Atlético por 5 a 1, ontem à noite, no Altos. Ariel (2), o estreante Edivaldo (2) e Paulinho, contra, anotaram os gols da vitória, enquanto Francisco descontou para os carazinhenses. O resultado colocou o Leão na liderança da Chave 3, que terá a rodada completada na sexta, com Gaúcho x Passo Fundo e Guarani-VA x Avenida.
Confira a classificação:

GLÓRIA: 4
2º Riopardense: 3
3º Guarani-VA
Passo Fundo
Atlético-Car: 1
6º Gaúcho: 0

Obs: o Avenida ainda não estreou

O Glória volta a campo somente no dia 10, contra o Riopardense, também em Vacaria.

Outra novela

Depois das novelas “Técnico” e “Traffic”, uma nova “atração” na Militar: “BID”! Alguns jogadores ainda não tiveram a situação regularizada e não podem atuar. Estão no grupo (se é que alguém não foi embora sem que fosse informado): André (?), Lucas, Ânderson e Felipi Correa. De repente, apenas uma minissérie...

Incompreensível

Dá para dar um desconto quanto às inscrições dos jogadores que chegaram há pouco tempo. Agora, o que dizer sobre o zagueiro Renan, no clube desde o início da pré-temporada e que teve seu contrato publicado somente ontem? Incompreensível.

Às traças

A página que a “Católica” dedica ao Glória não é atualizada desde maio do ano passado.

quarta-feira, 2 de março de 2011

Agora, a estreia em casa!


Glória e Atlético, hoje, às 20 horas, na Avenida Militar.

Galo “depenado” no Altos em 2009

A última visita do Atlético a Vacaria não é de boas lembranças para a turma do galeto com massa. Em 6 de maio de 2009, o Glória não teve clemência e “depenou” o Galo: 6 a 0! Time do massacre, treinado por Bagé: Dudu (Felipe); Alexandre, Jovany e Vagson; Ânderson, Ivanildo, Maurício Oliveira, Ronaldinho e Serginho; Torres (Matão) e Giancarlo (Henrique). Os gols foram de Torres, Matão (2), Ronaldinho (2) e Henrique.

Coincidências (para o bem e para o mal)

Para subir pela primeira vez, o Glória disputou quatro temporadas (de 1985 a 1988). Após o rebaixamento de 1998, outras tantas para retornar ao Gauchão. Em 2011, o clube vai para o quarto ano na Segundona. Bom sinal?
Por outro lado, em 2007 a FGF mudou o regulamento e quatro times caíram, o Glória entre eles. Para este ano, a Federação muda outra vez prevê a queda de várias equipes para a Terceirona. Mau presságio?

Bate-pronto

Mais um ano sem o “Otto” aparecer em Vacaria para filmar os jogos do Leão?

terça-feira, 1 de março de 2011

Chega de novela, chega de Traffic

Tão longa quanto a da definição do técnico vem sendo a novela dos jogadores da Traffic. Presidente: use de toda a diplomacia e mande-os à merda de uma vez. Reforços podem ser necessários, mas acho melhor cair de novo do que ter que lidar com setores pouco ortodoxos – para dizer o mínimo – do nosso futebol. Quem muito se abaixa, aparecem-lhe os fundilhos. Já basta a “ajuda” de alguns escroques que afundaram o time em 2007.

Ano da definição para Jean

O 2011 pode ser o decisivo na carreira de Jean. Em seu terceiro ano de Glória, vê pela primeira vez a possibilidade de uma boa sequência. Em 2009, não teve maiores chances na galáctico time de Bagé; em 2010, com Paulo Porto, sem melhor sorte. Na pré-temporada, artilheiro, com 3 gols. Resta torcer para que a expulsão em Passo Fundo não prejudique sua continuidadena equipe.

Legião estrangeira

O que não falta no Glória é gente com experiência no Exterior. Vejam:


Douglas: Henan Construction (China) e Slovan Bratislava (Eslováquia)
Edivaldo: Platense (Honduras) e Haladás (Hungria)
Felipi Correa: Ahli Sidab (Omã)
Jéferson Mikimba: Metz (França) e seleção do Togo
Lucas: TSV Ottersberg (Alemanha)
Marcelo Müller: Tavriya Simferopol (Ucrânia)
Márcio: Becamex Binh Duong e Cang Sai Gon (Vietnã)
Renato Tilão: Al-Raed (Arábia Saudita)

Abriu vaga

O clube praticamente inexiste em um determinado site vacariense. Se já estava difícil até domingo, a partir de agora será impossível. Com a morte de Moacyr Scliar, o amante do vernáculo lá instalado passará a cabalar votos para a Academia Brasileira de Letras, sem mais tempo para bobagens como o Leão da Serra.

Curto e grosso

A nova camisa do Glória, apresentada domingo, é uma das mais feias dos últimos tempos.