sábado, 30 de abril de 2011
Vacaria no Censo 2010
O município de Vacaria possui 61.342 habitantes, segundo os dados finais do Censo Demográfico 2010, divulgados ontem pelo IBGE. Entre os mais de 5.500 municípios brasileiros, Vacaria fica em 489º lugar; no Estado, na 35ª posição.
Várzea em Venâncio (de novo)
Quando o Glória jogou em Venâncio Aires na primeira fase, intitulei uma postagem com o mesmo título, protestando contra a falta de condições de jogo no Edmundo Feix. Agora, a excelente matéria do Gabriel Dutra no site do Leão relata o apedrejamento do ônibus do clube. Varzeanos, realmente.
Maehler demitido. André Luís assume
A direção do Glória anunciou ontem a demissão do técnico Edison Maehler. A decisão aconteceu após a derrota para o Guarani-VA, que deixou o Leão em situação difícil na Segundona. Em seu lugar foi confirmado André Luís, que trabalhou por último no São Paulo, de Rio Grande. Em suas mãos, a difícil tarefa de salvar o ano na Avenida Militar.
Maehler fez o possível
Apesar dos últimos resultados, surpreendeu-me a demissão de Edison Maehler. Dentro das limitações do clube, fazia bom trabalho. O Glória custou a se definir, os treinos começaram tarde, poucos jogadores, atos de indisciplina, manager demitido, atleta fugindo, quem visse diria: rebaixamento na certa. Mas o Leão ignorou o risco de queda e foi campeão da chave em condições adversas, dificuldade até para completar o banco, time viajando em dia do jogo. Ainda assim, o trabalho deu certo. Para mim, isso é treinar. E Maehler treinou. Quem, nas mesmas condições, faria melhor? Para o bem do Glória, que seu sucessor seja capaz.
Dos leitores
Nas manifestações dos leitores, o clamor pela saída de Edison Maehler. Para seu lugar, muitos nomes sugeridos. Mas ninguém lembrou o de André Luís.
sexta-feira, 29 de abril de 2011
Sem vitória nas Missões
O Leão terá um desafio adicional no domingo: quebrar o tabu de jamais ter vencido o Santo Ângelo na casa do adversário. Em seis jogos, três vitórias da equipe missioneira e três empates. No último, em 8 de março de 2009, zero a zero. Time: Dudu I; Ânderson, Jovany, Vagson e Serginho; Pansera (Ivanildo), Maurício Oliveira, Júnior Negrão e Marcelinho (Alexandre Livramento); Dudu II e Torres (Matão).
Complicou de vez
O Glória complicou ainda mais sua situação na Segundona ao perder por 2 a 1 para o Guarani, ontem à noite, em Venâncio Aires. Foi a segunda derrota seguida da equipe, que ainda não pontuou na segunda fase. O resultado obriga o time a vencer três das próximas quatro partidas para ter chances de classificação.
Vantuir e Rodrigo Gasolina marcaram para o time da casa, enquanto Vinícius Chimbica – que acabou sendo expulso – fez o do Leão. As informações são da Rádio Guaíba.
Domingo, o Glória volta a jogar fora de casa, contra o Santo Ângelo. Nova derrota praticamente elimina a equipe vacariense.
Classificação da Chave 7:
1º Riograndense: 6
2º Santo Ângelo
Guarani-VA: 3
4º GLÓRIA: 0
A história se repete
Sim, ainda há chance para a recuperação. Mas é impossível não passar pela cabeça do torcedor o filme dos anos anteriores, quando as boas campanhas na primeira fase não se confirmaram e o Glória ficou pelo caminho. Nova frustração se desenha. Porém, tudo passa pelo resultado em Santo Ângelo.
Desgraça pouca é bobagem
Não bastasse a situação delicada na tabela, o Glória terá que vencer em Santo Ângelo – o que nunca conseguiu – sem Vinícius Chimbica, suspenso. Logo ele, o artilheiro da equipe. Haja azar.
quinta-feira, 28 de abril de 2011
Riograndense dispara
Na abertura da segunda rodada da Chave 7, o Riograndense derrotou o Santo Ângelo por 2 a 1 e disparou na liderança, com seis pontos. A equipe das Missões parou nos três e corre o risco de ser ultrapassada hoje, dependendo do placar de Guarani-VA e Glória.
Com a vitória do Periquito, empates nas duas próximas partidas podem ser uma boa para o Leão, que teria a chance de ultrapassar o Santo Ângelo no jogo em Vacaria. Se o Riograndense fizer o serviço também no Guarani-VA, receberia o Glória no penúltimo jogo já classificado e (talvez) um pouco menos mobilizado.
Com a vitória do Periquito, empates nas duas próximas partidas podem ser uma boa para o Leão, que teria a chance de ultrapassar o Santo Ângelo no jogo em Vacaria. Se o Riograndense fizer o serviço também no Guarani-VA, receberia o Glória no penúltimo jogo já classificado e (talvez) um pouco menos mobilizado.
Eles adoram um 2 a 2...
Glória e Guarani-VA já se enfrentaram 21 vezes e um fato chama a atenção: houve seis empates em 2 a 2. A última vez que o “fenômeno” ocorreu foi em 15 de maio de 2005, em Vacaria, na disputa da Copa Emídio Perondi. Flávio Campos escalou: Marcão; Marcelo Bolacha, Rémerson e Xavier; Adailton, Carlão, Rodrigo Gasolina (Marcos Itália), Vandré (Iberê) e Marcelo Müller; Jajá e Fabinho (Guto). Rémerson marcou os dois gols do Leão.
quarta-feira, 27 de abril de 2011
Guarani e Glória na quinta
A FGF comunicou que Guarani e Glória, inicialmente programado para hoje, será disputado nesta quinta, às 20 horas. Perfeito: afinal, quem quer assistir a Peñarol e Inter pela Libertadores, quase no mesmo horário, não? Acho até que o pessoal da Conmebol deveria tentar antecipar o jogo de Montevidéu para hoje, devido à concorrência do jogo transferido por obra e graça da turma do Guarani.
Concluo que não pode mais chover em Venâncio Aires. Ou o gramado fica encharcado – tão encharcado que, estranho, não pode suportar uma partida 48 horas depois da última pancada – ou o jogo é à noite e ninguém sabe a que horas termina, pois os refletores não dão conta. Várzea total.
Concluo que não pode mais chover em Venâncio Aires. Ou o gramado fica encharcado – tão encharcado que, estranho, não pode suportar uma partida 48 horas depois da última pancada – ou o jogo é à noite e ninguém sabe a que horas termina, pois os refletores não dão conta. Várzea total.
terça-feira, 26 de abril de 2011
SA vence
Domingo, no esdrúxulo horário das 19 horas, o Santo Ângelo fechou a rodada da Chave 7 vencendo em casa o Guarani-VA por 1 a 0. Riograndense e Santo Ângelo lideram com três pontos; Guarani-VA e Glória, com zero, dividem a lanterna.
Confere?
Não consegui ouvir o jogo de domingo pelas rádios vacarienses. O comentarista da rádio de Santa Maria pela qual fiz o acompanhamento afirmou que o Leão perdeu o controle da partida quando da substituição de Jean. É isso mesmo? Os leitores Guilherme e Alberto Lamia observam que o time parou no segundo tempo, após uma boa etapa inicial.
Projeção
Ouvi na Guaíba: Edison Maehler calcula que serão precisos dez pontos para que o Glória avance. Teria que vencer as duas partidas que restam em casa e buscar uma vitória e um empate nas três fora do Altos. Pela projeção do técnico, três empates fora já não bastariam.
Fazia tempo
A última vez em que o Glória levara três gols jogando no Altos foi em 11 de maio de 2008, quando perdeu para o Porto Alegre também por 3 a 1.
domingo, 24 de abril de 2011
Derrota na estreia
Em sua estreia na segunda fase, o Leão sofreu um sério revés ao perder de virada para o Riograndense por 3 a 1, hoje à tarde, em Vacaria. O resultado terminou com uma invencibilidade de dez jogos oficiais na Avenida Militar e coloca a equipe em situação delicada para o restante da competição.
Apesar das dificuldades – agravadas pelo gramado pesado –, o Glória abriu o placar com Vinícius Chimbica, aos 43 minutos. Veio o intervalo, e ele parece ter feito muito bem ao Riograndense. Tanto que Miguelzinho, logo aos cinco, chutou forte e empatou. O que era ruim, pior ficou aos 16, quando o artilheiro Scharley colocou a equipe de Santa Maria na frente. E aos 28, no contra-ataque, o mesmo Scharley fez mais um e selou a derrota vacariense.
O Glória foi a campo com: Cristiano Taffarel; Douglas Touchê, Acácio, Vinícius e Marcelo Müller; Léo, Jéferson Mikimba, Jean e Felipi Correa; Lourival e Vinícius Chimbica. No decorrer da partida entraram Xipote, Lucas e Cassiano.
Agora, o time parte para dois jogos fora de casa. O primeiro, na quarta, em Venâncio Aires, contra o Guarani. Mais do que nunca, precisando da vitória.
sexta-feira, 22 de abril de 2011
Vitória sobre o Periquito em 2009
O Glória venceu o único jogo contra o Riograndense realizado na Avenida Militar. Em 26 de abril de 2009, Giancarlo garantiu o 1 a 0. Time: Dudu I; Xavier, Jovany e Vagson; Luiz Fernando (Ânderson), Ivanildo, Alexandre Livramento, Marcelinho (Jean) e Ronaldinho; Torres (Dudu II) e Giancarlo.
quinta-feira, 21 de abril de 2011
Como será o time?
Com as últimas contratações, fico curioso quanto a possíveis mudanças na equipe. Dúvidas que não se resumem à escalação, mas também ao próprio esquema. Maehler começou com um 3-5-2, mas com os problemas de lesões e suspensões utilizou o 4-4-2 e, ao que parece, até mesmo um 4-5-1. Voltará à formatação inicial ou tentará consolidar uma alternativa?
Agradecimento
Agradecimento especial ao torcedor que todas as madrugadas (em Brasília) acessa o BloGlória lá dos Estados Unidos. O cara vem sendo um dos mais fiéis leitores. Sinal que o carinho pelo Leão da Serra não conhece distância nem fronteiras. Um abraço, my friend!
É com eles que vamos!
O site do Glória anunciou ontem a contratação do goleiro Aranha (ex-Novo Hamburgo), do lateral Jean Marcelo e do volante Xipote (ambos ex-Santa Cruz). Com eles, encerra-se o ciclo de contratações na Avenida Militar. O grupo para o restante da Segundona é o seguinte:
Goleiros: Cristiano Taffarel, Bruno e Aranha
Zagueiros: Renato Tilão, Acácio, Léo, Renan e Vinícius
Alas/laterais: Douglas Touchê, Ânderson e Jean Marcelo
Volantes: Márcio, Correa Rodríguez e Jéferson Mikimba
Meias: Marcelo Müller, Jean e Felipi Correa
Atacantes: Vinícius Chimbica, Lourival, Lucas, Edivaldo e Cassiano
Também no elenco Diego Lunardo, o Índio, que nos últimos tempos estava no futebol de praia catarinense. Infelizmente, não consegui confirmar sua posição. E, claro, ainda temos a gurizada, que ajudou muito até aqui.
Goleiros: Cristiano Taffarel, Bruno e Aranha
Zagueiros: Renato Tilão, Acácio, Léo, Renan e Vinícius
Alas/laterais: Douglas Touchê, Ânderson e Jean Marcelo
Volantes: Márcio, Correa Rodríguez e Jéferson Mikimba
Meias: Marcelo Müller, Jean e Felipi Correa
Atacantes: Vinícius Chimbica, Lourival, Lucas, Edivaldo e Cassiano
Também no elenco Diego Lunardo, o Índio, que nos últimos tempos estava no futebol de praia catarinense. Infelizmente, não consegui confirmar sua posição. E, claro, ainda temos a gurizada, que ajudou muito até aqui.
Os "de primeira"
Mikimba não deve ser “de primeira”, a menos que o Leão queira contar com mais de três jogadores dessa categoria. Cassiano disputou a Série A do Alagoano; Aranha, Jean Marcelo e Xipote, o Gauchão. A rigor, o Glória pode ter tantos quanto quiser. Mas só pode utilizar três por partida.
Em tempo: Aranha vem mesmo? O nome dele não foi apareceu no BID de ontem, prazo final para as inscrições.
quarta-feira, 20 de abril de 2011
Glória apresenta atacante
O Glória apresentou nesta terça o atacante Cassiano, 22 anos, ex-Corinthians/AL. A informação é do site do clube. O prazo para a inscrição de novos atletas para a disputa da Segundona encerra-se hoje.
Tabela completa da 2ª fase
A FGF divulgou a tabela completa da 2ª fase da Segundona. Confira todos os jogos do Leão:
24/04 - Glória x Riograndense
27/04 - Guarani-VA x Glória
01/05 - Santo Ângelo x Glória
04/05 - Glória x Santo Ângelo
08/05 - Riograndense x Glória
11/05 - Glória x Guarani-VA
24/04 - Glória x Riograndense
27/04 - Guarani-VA x Glória
01/05 - Santo Ângelo x Glória
04/05 - Glória x Santo Ângelo
08/05 - Riograndense x Glória
11/05 - Glória x Guarani-VA
terça-feira, 19 de abril de 2011
Missão cumprida
Para mim, o objetivo de 2011 foi atingido: permanecer na Segunda Divisão. Parece pouco, mas não é. Sem dinheiro, a direção obrigou-se a uma política realista para o futebol. Graças ao trabalho da comissão técnica e ao esforço dos atletas, isso não se refletiu em campo e o time fez boa campanha até aqui. Agora, novos adversários, novos desafios. O Glória ainda corre por fora. Mas corre. Se os favoritos vacilarem, o Leão fatura.
Os adversários
A chave do Glória tem Santo Ângelo, Riograndense e Guarani-VA. O último foi batido pelo Leão nas duas vezes em que jogaram neste ano, mas parece ter evoluído nos últimos jogos. O Santo Ângelo é osso duro de roer, sempre complica para o Glória. Já o Riograndense esteve forte nas últimas temporadas, mas parece não ter mantido o fôlego em 2011. Brigou para não cair. Mas como tudo recomeça do zero e tem tradição, vamos ver como se comporta. Em princípio, acho que o Glória passa, e com ele o Santo Ângelo.
Chimbica divide a artilharia
Vinícius Chimbica marcou contra o Avenida seu quarto gol na Segundona e igualou-se a Edivaldo – ainda se recuperando de fratura no braço – na artilharia da equipe.
BID
O BID da CBF publicou ontem os contratos de Diego Lunardo Ribeiro de Andrade, o Índio, e do zagueiro Vinícius, ex-Osvaldo Cruz/SP.
segunda-feira, 18 de abril de 2011
Em primeiro
O Glória empatou com o Avenida em 1 a 1, domingo, em Santa Cruz do Sul, e confirmou o primeiro lugar da Chave 3 da Segundona. O time finalizou a primeira fase com a segunda melhor campanha da competição, atrás apenas do Juventus, de Santa Rosa.
Vinícius Chimbica abriu o placar para o Leão aos três minutos da primeira etapa. Éder Machado, aos 40, empatou para o time da casa.
O Glória estreia na Chave 7 da segunda fase no próximo domingo, contra o Riograndense, em Vacaria.
Vinícius Chimbica abriu o placar para o Leão aos três minutos da primeira etapa. Éder Machado, aos 40, empatou para o time da casa.
O Glória estreia na Chave 7 da segunda fase no próximo domingo, contra o Riograndense, em Vacaria.
Classificação final da Chave 3
O empate com o Avenida deixou o Glória na dependência do resultado de Riopardense e Passo Fundo para garantir o primeiro lugar. O 1 a 1 no Amaro Cassep não permitiu que o time da casa ultrapassasse o Leão. No outro jogo, em Passo Fundo, o rebaixado Gaúcho perdeu para o Guarani-VA: 2 a 0.
A classificação final:
1º GLÓRIA: 23
2º Riopardense: 22
3º Avenida: 21
4º Guarani-VA: 18
5º Passo Fundo: 17
6º Gaúcho: 9
7º Atlético-Car: 4
A classificação final:
1º GLÓRIA: 23
2º Riopardense: 22
3º Avenida: 21
4º Guarani-VA: 18
5º Passo Fundo: 17
6º Gaúcho: 9
7º Atlético-Car: 4
Como será a segunda fase
Na segunda fase, os classificados serão distribuídos em cinco grupos de quatro equipes. As duas melhores de cada avançam à terceira fase. Confira a composição das chaves:
CHAVE 5 – São Paulo, Guarany-Cam, Farroupilha e Avenida
CHAVE 6 – Brasil-Far, 14 de Julho, Sapucaiense e Panambi
CHAVE 7 – GLÓRIA, Santo Ângelo, Riograndense e Guarani-VA
CHAVE 8 – Juventus, Passo Fundo, União e Riopardense
CHAVE 9 – Rio Grande, Esportivo, Brasil-Pel e Cerâmica
Eliminados na primeira fase, Bagé, Guarany-Ba, Aimoré, Garibaldi, Gaúcho, Atlético-Car, Milan e Três Passos foram rebaixados à Terceira Divisão em 2012.
CHAVE 5 – São Paulo, Guarany-Cam, Farroupilha e Avenida
CHAVE 6 – Brasil-Far, 14 de Julho, Sapucaiense e Panambi
CHAVE 7 – GLÓRIA, Santo Ângelo, Riograndense e Guarani-VA
CHAVE 8 – Juventus, Passo Fundo, União e Riopardense
CHAVE 9 – Rio Grande, Esportivo, Brasil-Pel e Cerâmica
Eliminados na primeira fase, Bagé, Guarany-Ba, Aimoré, Garibaldi, Gaúcho, Atlético-Car, Milan e Três Passos foram rebaixados à Terceira Divisão em 2012.
Problemas técnicos
Problemas técnicos impediram a atualização do BloGlória no domingo. Responsabilidade de terceiros.
sábado, 16 de abril de 2011
Rodada excelente
Mesmo sem jogar, a rodada de quarta foi excelente para o Glória: Riopardense e Avenida, adversários na luta pelo primeiro lugar, marcaram passo e o Leão seguiu na liderança. No Vermelhão da Serra, Passo Fundo e Avenida empataram em 1 a 1, enquanto o Riopardense foi a Venâncio Aires e perdeu para o Guarani por 2 a 1. Fora de casa, o Gaúcho meteu 5 a 0 no Atlético, o que não evitou sua queda para a Terceirona.
Classificação:
1º GLÓRIA: 22
2º Riopardense: 21
3º Avenida: 20
4º Passo Fundo: 16
5º Guarani-VA: 15
6º Gaúcho: 9
7º Atlético-Car: 4
Classificação:
1º GLÓRIA: 22
2º Riopardense: 21
3º Avenida: 20
4º Passo Fundo: 16
5º Guarani-VA: 15
6º Gaúcho: 9
7º Atlético-Car: 4
A situação
O Leão garante o primeiro lugar se vencer o Avenida. Empatando, torce por igual resultado em Riopardense x Passo Fundo. Em caso de vitória do Riopardense, cairá para segundo. Se perder para o Avenida e o Riopardense vencer, desce para terceiro.
Vitória nos Eucaliptos, só em 1986
Desde 1981, Avenida e Glória jogaram cinco vezes no estádio dos Eucaliptos. O time da casa levou a melhor em quatro. A única vitória vacariense aconteceu em 19 de julho de 1986, pela Segundona: 2 a 1. Time: Libório; Chimbica, Vilson, César “Vaquinha” e Antônio Carlos; Francisco, Luiz Carlos “Lua” e Pinca (Gilmar); Zé Carlos, Calada e Edmundo (Gláucio). Zé Carlos e Calada fizeram para o Leão. Beto Almeida era o técnico.
Glória contrata
Todos já devem saber, mas escrevo mesmo assim: o Glória acertou com o zagueiro Vinícius para a continuação da Segundona. O site do clube não informou o último clube do atleta, apenas que é oriundo do futebol paulista. Mais reforços ainda devem chegar. No BID de quinta, consta o nome de Diego Lunardo Ribeiro de Andrade como “removido” para o Glória. Vamos ver se isso se confirma. O prazo final para inscrições é 20 de abril.
O retorno
A correria dos últimos dias não permitiu a atualização do BloGlória, mas estamos aí, para o que der e vier, enquanto o Leão estiver vivo na Segundona.
Agradecimento
Agradeço ao leitor Vagner, de Caxias, pelo elogio ao BloGlória, mesmo em uma semana em que a atualização da página não foi no padrão desejável. Quanto a parte de suas críticas, meu caro, sou obrigado a concordar.
terça-feira, 12 de abril de 2011
Saraiva elogia a união do grupo
Em entrevista à Rádio Guaíba, o presidente Ivar Saraiva falou sobre a participação do time na Segundona. Ele diz que o bom momento acontece a despeito do pequeno investimento e elogia o elenco: “Um grupo unido, sem ‘igrejinhas’”, assegurou. Também ressaltou a participação da torcida, considerando-a um dos diferenciais na atual campanha.
Questionado pelo entrevistador, o dirigente foi duro quanto à “deserção” ocorrida no clube na última semana. “O atleta amanheceu no clube, mas não anoiteceu. Difícil chamar alguém com essa conduta de profissional”, disparou.
Questionado pelo entrevistador, o dirigente foi duro quanto à “deserção” ocorrida no clube na última semana. “O atleta amanheceu no clube, mas não anoiteceu. Difícil chamar alguém com essa conduta de profissional”, disparou.
Há dez anos, a maior goleada fora
No dia 14 de abril, completam-se dez anos da maior goleada do Leão fora de casa: 6 a 2 sobre o Taquariense, em 2001, pela Segundona. O nome do jogo foi Flávio Fernandes, que marcou três vezes; Chaiane, Márcio e Edinho fizeram os outros. Treinado por Paulo Porto, o Glória atuou com: Magero; Nílson, Marcelo Bolacha, Itacir e Márcio; Luiz Ernesto, Joel Sene, Leandro (Léo) e Chaiane (Dedé); Zé Osnildo e Flávio Fernandes (Edinho). O placar seria repetido em 2008, contra o Passo Fundo, no Vermelhão da Serra.
domingo, 10 de abril de 2011
Vitória antes da folga
O Glória venceu o Gaúcho por 2 a 0, agora há pouco, em Vacaria. Beneficiado pela derrota do Avenida, voltou à liderança e parte para a folga de uma semana como o primeiro da Chave 3.
O placar só foi movimentado na segunda etapa. Vinícius Chimbica, aos seis, aproveitando rebote de uma bola na trave de Marcelo Müller, fez o primeiro. Lucas, que entrou na segunda etapa, ampliou aos 22.
A equipe volta a atuar somente no próximo domingo, contra o Avenida, em Santa Cruz do Sul, no encerramento da primeira fase. Haja o que houver no meio da semana, jogará com chances de ser o campeão do grupo.
Avenida perde e Leão volta à ponta
Dois jogos da Chave 3 aconteceram ontem. No Vermelhão da Serra, o Passo Fundo não tomou conhecimento do rebaixado Atlético e fez 7 a 0! Nos Eucaliptos, o então líder Avenida recebeu o Riopardense e perdeu por 1 a 0. O Leão agradeceu e retomou a ponta vencendo hoje.
Classificação:
1º GLÓRIA: 22
2º Riopardense: 21
3º Avenida: 19
4º Passo Fundo: 15
5º Guarani-VA: 12
6º Gaúcho: 6
7º Atlético-Car: 4
Classificação:
1º GLÓRIA: 22
2º Riopardense: 21
3º Avenida: 19
4º Passo Fundo: 15
5º Guarani-VA: 12
6º Gaúcho: 6
7º Atlético-Car: 4
sábado, 9 de abril de 2011
Em 2007, Glória 3x3 Gaúcho
O último Glória e Gaúcho em Vacaria aconteceu em 27 de janeiro de 2007, pelo Gauchão. Como prévia do ano que viria, o Leão teve muitas dificuldades, mas ainda buscou uma desvantagem de dois gols e empatou em 3 a 3 com o Periquito. João Paulo marcou três vezes. A equipe: Douglas; Thoni (Marcus Vinícius), Fabrício, Joel e Cristiano (Arílson); Fernandão, André Gheller, Evandro e Tiago Duarte; Carazinho (Gustavo) e João Paulo.
sexta-feira, 8 de abril de 2011
Difícil de entender
Às vezes, acho que é milagre o Glória estar em uma situação de conforto na Segundona. Com o dinheiro curto, tardou a escolher o técnico, demorou a começar a pré-temporada, custou a definir o elenco e depois se obrigou a dispensas, fora as “fugas”. O campeonato começa, o time embala, mas atos não bem esclarecidos exigem outros expurgos. Há quem volte. E há quem suma. Difícil entender o que acontece no Altos. Mas, graças a Deus, o pior não vai acontecer. Não neste ano.
Contratações à vista?
Com o Gauchão perto do fim, cresce a expectativa quanto a contratações. Segundo o site da Esmeralda, Mikimba ocupa uma das três vagas dos “de primeira”, jogadores que atuaram na Série A dos estaduais. Assim, haveria mais duas vagas no elenco do Leão. Não há limite para atletas de outras divisões, mas o prazo final é um só: a véspera do início da 2ª fase.
Felipi voltou
Estranhei quando vi na página do Glória o nome de Felipi Correa, substituindo Léo Alves. Depois, no site da Fátima, a confirmação: ele, que deixara o Altos, não só voltou como jogou na quarta. A mesma fonte informa que Ariel estaria, digamos, “desaparecido”.
Batismo
Estrearam contra o Guarani-VA os garotos Alisson, Léo Alves e Marcel. Imagino o nervosismo, mas também a emoção por disputar um jogo oficial pela primeira vez. No batismo de suas carreiras, o Glória venceu. E o sonho de ser jogador de futebol continua, agora com mais vigor.
Secar o Santa
Diante do verdadeiro estado de calamidade no plantel gloriano, é dever secar o Santa Cruz no Gauchão. Tão logo seja eliminado, Alejandro Correa Rodríguez deve se apresentar em Vacaria. Ele vem, não vem? Acertou com o clube ainda no ano passado. Como Vagson...
quinta-feira, 7 de abril de 2011
Glória vence e se classifica
Mesmo com todas as dificuldades para montar a equipe, o Glória não decepcionou no reencontro com seu torcedor e derrotou o Guarani-VA por 2 a 1, ontem à noite, em Vacaria. O resultado deu fim à série de três partidas sem vitórias e garantiu de vez o Leão da Serra na próxima fase da competição.
Lucas e Lourival marcaram para a equipe vacariense, enquanto Marcos Neves descontou para o Guarani-VA. O Glória volta a jogar no Altos no próximo domingo, quando recebe o Gaúcho.
Atlético-Car rebaixado
O Avenida foi a Passo Fundo, venceu o Gaúcho por 2 a 1 e segue na liderança da Chave 3, tomada do Glória na rodada anterior. Em Rio Pardo, o Riopardense não teve dificuldade para golear o Atlético-Car: 3 a 0. O resultado rebaixou o Galo da Serra para a Terceirona em 2012.
Classificação:
1º Avenida
GLÓRIA: 19
3º Riopardense: 18
4º Passo Fundo
Guarani-VA: 12
6º Gaúcho: 6
7º Atlético-Car: 4
Classificação:
1º Avenida
GLÓRIA: 19
3º Riopardense: 18
4º Passo Fundo
Guarani-VA: 12
6º Gaúcho: 6
7º Atlético-Car: 4
quarta-feira, 6 de abril de 2011
Miudinha no Altos
Foi só meu computador pifar e parece que o mundo veio abaixo no Altos da Glória. Vou tentar resumir tudo pela matemática, baseando-me no site: o Leão tinha 19 atletas profissionais. No dia 1º, os irmãos Correa, Bruno e Felipi, pediram o boné e foram embora, junto com o manager Marcelo Galiano. Sobraram 17.
Em Rio Pardo, Cristiano Taffarel, Jean e Márcio receberam o terceiro amarelo. O último também tem uma fratura na mão. Estariam disponíveis contra o Guarani-VA apenas 14 jogadores. Estariam, pois lesionados e sem perspectiva de utilização temos Douglas Touchê, Renato Tilão, Ariel e Edivaldo (fraturou o braço contra o Riopardense). Restaram quantos? Dez?
Se, antes, minha preocupação era completar o banco, agora é conseguir botar onze “adultos” em campo. Que miudinha, Glória!
Em Rio Pardo, Cristiano Taffarel, Jean e Márcio receberam o terceiro amarelo. O último também tem uma fratura na mão. Estariam disponíveis contra o Guarani-VA apenas 14 jogadores. Estariam, pois lesionados e sem perspectiva de utilização temos Douglas Touchê, Renato Tilão, Ariel e Edivaldo (fraturou o braço contra o Riopardense). Restaram quantos? Dez?
Se, antes, minha preocupação era completar o banco, agora é conseguir botar onze “adultos” em campo. Que miudinha, Glória!
Invicto contra o Guarani no Altos
Glória e Guarani-VA enfrentam-se desde 1991. Em 11 jogos em Vacaria, o Leão nunca perdeu: 5 vitórias e 6 empates. No último, em 28 de fevereiro de 2010, goleada de 3 a 0, gols de Silvano, Rodrigo Couto e Simovic. Paulo Porto escalou: Márcio Kessler; Thiago Machado (Fabinho), Valdemar, Jucimar e Vagson; Ivanildo (Danilo), Márcio Souza, Edimar (Jean) e Rodrigo Couto; Silvano e Simovic.
Maehler
Não tenho muitos elementos para criticar Edison Maehler, mas tenho pelo menos um para elogiá-lo: o homem sabe administrar a escassez. Com um grupo reduzido, faz boa figura até aqui. Contrariando previsões pessimistas – inclusive a minha – fez com que o Glória passasse longe do rebaixamento. Sob esse aspecto, um bom trabalho.
A hora da garotada
Ainda que na hora do aperto, a garotada vai tendo chance de mostrar serviço. Eu havia previsto que, com o decorrer do campeonato, as suspensões e as lesões, uma hora ou outra eles seriam utilizados. Mas bem que poderia ser em um momento menos turbulento. Então, para o pessoal que vai ao estádio hoje à noite, peço uma coisa: paciência e aplausos para a gurizada. Mesmo ao errar.
terça-feira, 5 de abril de 2011
Na corrida
Oi, pessoal. Só para avisar que estou tendo uns probleminhas com meu computador, pelo que a atualização não vem sendo a contento nos últimos dias. Bem, domingo o Glória empatou sem gols com o Riopardense em Rio Pardo e amanhã, em Vacaria, enfrenta o Guarani-VA. É a chance de voltar a somar três pontos, após três jogos sem vencer.
Fora isso, um abraço a todos e voltarei assim que possível, ok?
Fora isso, um abraço a todos e voltarei assim que possível, ok?
sábado, 2 de abril de 2011
sexta-feira, 1 de abril de 2011
Glória segue líder
Mesmo marcando passo por duas rodadas seguidas, o Glória permanece na liderança de sua chave. Isso porque o Avenida, que poderia ultrapassá-lo na noite de ontem, ficou no zero com o Guarani-VA em casa e deixou de assumir o primeiro lugar. No clássico Ga-Pas, outro empate: 1 a 1 entre Passo Fundo e Gaúcho.
Classificação:
1º GLÓRIA: 15
2º Riopardense: 14
3º Avenida: 13
4º Passo Fundo: 12
5º Guarani-VA: 9
6º Gaúcho: 6
7º Atlético-Car: 4
Classificação:
1º GLÓRIA: 15
2º Riopardense: 14
3º Avenida: 13
4º Passo Fundo: 12
5º Guarani-VA: 9
6º Gaúcho: 6
7º Atlético-Car: 4
Atlético não vencia há 17 jogos
O sucesso diante do Glória deu ânimo ao Atlético na luta contra o rebaixamento e encerrou um jejum de 17 jogos oficiais sem vitórias, incluindo Segundona e Copa FGF. A última fora há quase um ano, em 3 de abril de 2010, quando bateu o Gaúcho em casa por 1 a 0.
Primeiro de abril
Se me contassem hoje que o Glória perdeu para o Galo, acharia que era primeiro de abril...