sexta-feira, 17 de junho de 2011
Copinha não!
Encerrada a participação na Segundona, a pergunta de sempre: teremos futebol no segundo semestre? Espero que não. Seria incoerência para quem cortou até despesas de hospedagem investir na Copa FGF. A menos que se queira jogar a Série D do Brasileiro em 2012. Será?
Pode-se argumentar que a Copinha seria importante para dar experiência à base. Talvez. Mas também pode ser um convite ao fiasco. E eu é que não quero que o Glória vire outro Atlético Carazinho, que só participa desses campeonatos para ser saco de pancada. Perder a Segundona é do jogo. Só não dá para perder a dignidade.
Pode-se argumentar que a Copinha seria importante para dar experiência à base. Talvez. Mas também pode ser um convite ao fiasco. E eu é que não quero que o Glória vire outro Atlético Carazinho, que só participa desses campeonatos para ser saco de pancada. Perder a Segundona é do jogo. Só não dá para perder a dignidade.
Experiência sim, exposição não
Lançar os garotos à própria sorte na Copinha, contra times que a levam a sério e fazem de tudo para vencê-la, não seria dar experiência: seria expô-los. Melhor colocar a equipe nas competições de base da FGF, o que não foi feito por enquanto.
Saraiva deixa o cargo
Em entrevista à Rádio Fátima, o presidente Ivar Saraiva informou que deixará o cargo ao final de 2011. Entre erros e acertos, teve a virtude de dar um relativo choque de realidade no clube, à frente do qual completará dois anos. Sequência rara nos últimos tempos.
Recorde
Em 12 jogos, André Luís obteve um aproveitamento de 69,44% e se tornou o técnico com o melhor aproveitamento da história. Bateu a marca estabelecida em 1988 por Machado, que alcançou 66,66% em 30 partidas. Naquela época, vitória valia apenas dois pontos. Detalhe: a estatística só considera técnicos que trabalharam em pelo menos 10 partidas.
Ninguém segura esse chororô...
Clima de velório na mídia da Capital com o Xavante fora da Segundona. Poucas vezes vi tamanha prostração. Era indisfarçável a empolgação com a possibilidade de o Brasil subir. Entusiasmo que virou chororô após a desclassificação. A dor das outras torcidas não conta: o único que tem direito a carpideiras é o Xavante.
Fase final
Para mim, o Brasil-Far é ficha um para subir. De minha parte, torço pelo Avenida, embora ache que tenha poucas chances. Cerâmica e Juventus devem brigar pela segunda vaga.
Recesso
E é isso aí, pessoal: com o fim dos trabalhos na Militar, o BloGlória também descansa armas e aguarda 2012. Mas não sem antes agradecer a todos os que acessaram o blogue neste ano, especialmente aos que já são de casa: Fábio Martins, Guilherme, Busin, Lamia, a turma que sempre dá seu recado. Muito obrigado! (Foto: jogosperdidos.zip.net)
quinta-feira, 16 de junho de 2011
Vitória não evita a eliminação
O Glória derrotou o Riograndense por 2 a 0, gols de Vinícius e Edivaldo, ontem à noite, em Vacaria. Mas se houve alegria, ficou por aí: dependendo da derrota do Juventus para se classificar, viu o adversário bater o Cerâmica por 1 a 0 e se garantir na fase final. O Leão está eliminado no ano em que completa 55 anos e partirá para a quinta temporada na Segundona em 2012.
Classificação final da Chave 11:
1º Cerâmica: 18
2º Juventus: 15
3º GLÓRIA: 13
4º 14 de Julho: 8
5º Riograndense: 4
Cerâmica e Juventus unem-se a Brasil-Far e Avenida e disputam na fase final as duas vagas ao Gauchão 2012.
Fomos longe demais
Com todos os problemas, limitações e protelações, fomos longe demais nesta Segundona. De início, temia por um novo rebaixamento. Mas o time rendeu além das expectativas e, pelos gols de Chimbica, chegou a dar esperança à torcida. Que, infelizmente, terminou ontem.
Ilusão
Após a lesão de Chimbica, com a vitória sobre o Riograndense nos Eucaliptos, pensei: “O time se garante”. Mas não passou de ilusão: o Glória acusou a falta de seu goleador e caiu de rendimento. Mas o malogro não se deve exclusivamente a isso.
Grata surpresa
Vinícius Chimbica foi a grata surpresa do ano na Avenida Militar. Se o clube não mantiver o futebol no segundo semestre, certamente receberá oportunidade em outra equipe. Para garantir o vínculo, talvez o Glória pudesse firmar contrato com o atleta e emprestá-lo.
Números
O Glória disputou 26 partidas na Segundona 2011, com 14 vitórias, 6 empates, 6 derrotas e aproveitamento de 61,53%. Marcou 44 gols e sofreu 26. Vinícius Chimbica foi o artilheiro da equipe com 11 gols.
Crítica da crítica
Com a eliminação, haverá a crítica da crítica, como durante o campeonato? Somos todos torcedores, mas o clube não ganha nada com o silêncio sobre os problemas e muito menos com a tentativa de alguns – só a tentativa – de calar os outros. Achar que é porta-voz é uma coisa. Outra bem diferente é ser porta-saco. A diferença nem é tão sutil, mas para certas pessoas parece a mesma coisa.
Site
A Segundona acabou para o Glória e o site do clube não atualizou o elenco da equipe. Tem calavera na tumba que daria duplos carpados no caixão.
terça-feira, 14 de junho de 2011
O mínimo
Se não for possível classificar, que o time ao menos faça sua parte e derrote o Periquito. Ser eliminado em casa, com o outro resultado ajudando, seria duplamente doloroso.
Hipóteses
Se o Juventus empatar com o Cerâmica, o Leão precisará vencer o Riograndense por quatro gols de diferença. Se o Cerâmica vencer, um golzinho bastará para o Glória. Neste ano, o Glória venceu por quatro ou mais gols de diferença duas vezes: nos 5 a 1 sobre o Atlético, de 2 de março, e nos 5 a 0 diante do Cerâmica, em 1º de junho.
domingo, 12 de junho de 2011
A situação
Para obter a classificação, o Glória precisa vencer o Riograndense e torcer por derrota do Juventus para o Cerâmica em Santa Rosa. Se houver empate nesta partida, o Leão precisará da vitória e ainda por cima golear por quatro gols de diferença para superar o Juventus no saldo de gols.
Em mãos alheias. De novo
Pela terceira vez em quatro anos, o Leão chega à rodada decisiva dependendo de resultados paralelos para sobreviver na Segundona. Neste domingo, torcia pelo Riograndense contra o Juventus para chegar à ultima rodada precisando apenas de uma vitória para chegar à fase final. Mas o time de Santa Rosa não deu sopa para o azar e derrotou o Periquito por 2 a 0, em jogo disputado em Santa Maria.
As partidas finais da Chave 11 serão disputadas na quarta. O Glória recebe o Riograndense e o Juventus pega o Cerâmica em Santa Rosa.
Classificação:
1º Cerâmica: 18
2º Juventus: 12
3º GLÓRIA: 10
4º 14 de Julho: 8
5º Riograndense: 4
As partidas finais da Chave 11 serão disputadas na quarta. O Glória recebe o Riograndense e o Juventus pega o Cerâmica em Santa Rosa.
Classificação:
1º Cerâmica: 18
2º Juventus: 12
3º GLÓRIA: 10
4º 14 de Julho: 8
5º Riograndense: 4
sábado, 11 de junho de 2011
14 eliminado
O 14 de Julho viu suas últimas chances de classificação terminarem com a derrota por 2 a 0 para o Cerâmica, neste sábado, em Gravataí. O time de Livramento estacionou nos 8 pontos e está eliminado. Já o Cerâmica garantiu o primeiro lugar da chave e não terá maior interesse na partida contra o Juventus, quarta. Poderá atuar com reservas, para azar do Leão. O que faz crescer ainda mais a necessidade de torcer pelo Riograndense amanhã.
sexta-feira, 10 de junho de 2011
“Incentivo” para quem?
André Luís perdeu boa chance de ficar calado ao falar sobre a hipótese de o Glória oferecer “incentivo” ao Riograndense contra o Juventus. Primeiro, porque não se trata publicamente esse tipo de assunto; segundo, porque se alguém tivesse que se pronunciar a respeito seria a direção, não o técnico; terceiro, porque o Periquito tem chances, ainda que mínimas, de classificação. Acabou dando armas ao Juventus, que jogará mais ligado do que nunca.
Para ler a matéria do site leouve.com.br, clique aqui.
Para ler a matéria do site leouve.com.br, clique aqui.
Manifestações
As manifestações dos torcedores no BloGlória foram poucas, mas contundentes. Valeram por dezenas delas. Aliás, ontem, o blogue teve um recorde de acessos. Obrigado a todos.
Lateral
Não deve ter sido o motivo da hecatombe gloriana, mas gostaria de saber por que começar com Vinícius e não Douglas Touchê na lateral. Durante a partida, este substituiu aquele. A menos que Touchê, lateral de ofício, não tivesse totais condições físicas, difícil de entender. Vinícius, até onde sei, é zagueiro.
Agressão
A tevê registrou a agressão de Léo a um adversário após gol do Juventus. Se isso chegar ao TJD, pode pegar um belo gancho. Perdemos o jogo e, pelo visto, também a cabeça.
quinta-feira, 9 de junho de 2011
Humilhação
Não havia dúvida que o jogo contra o Juventus seria dos mais difíceis para o Leão neste ano. Mas à dificuldade natural da partida foi adicionado outro ingrediente: a humilhação. O Glória não foi páreo para o adversário em Santa Rosa e sofreu sua maior derrota na Segundona: 4 a 1. A equipe vacariense não depende mais apenas de suas próprias forças para seguir na competição.
Os gols da vitória juventina foram anotados por Gabriel, Giliardi, Aírton (pênalti) e novamente Giliardi. Cassiano, também de pênalti, fez o de honra para o Leão. As informações são do site futnet.com.br.
O Glória folga na rodada de final de semana e volta a jogar no dia 15, contra o Riograndense, em Vacaria.
Classificação
No outro jogo da Chave 11, em Livramento, o Riograndense surpreendeu o 14 de Julho e venceu por 2 a 0, mantendo chances matemáticas de chegar à fase final.
Classificação:
1º Cerâmica: 15
2º GLÓRIA: 10
3º Juventus: 9
4º 14 de Julho: 8
5º Riograndense: 4
Próximos jogos:
11-06 – Cerâmica x 14 de Julho
12-06 – Riograndense x Juventus
15-06 – GLÓRIA x Riograndense
15-06 – Juventus x Cerâmica
Classificação:
1º Cerâmica: 15
2º GLÓRIA: 10
3º Juventus: 9
4º 14 de Julho: 8
5º Riograndense: 4
Próximos jogos:
11-06 – Cerâmica x 14 de Julho
12-06 – Riograndense x Juventus
15-06 – GLÓRIA x Riograndense
15-06 – Juventus x Cerâmica
Desgraça pouca é bobagem
O Glória perdeu a partida e a vantagem no saldo. Sem a goleada, um empate do Juventus na penúltima rodada permitiria ao Leão chegar ao jogo decisivo precisando apenas do mesmo resultado do adversário. Agora, terá que correr atrás não só de pontos, mas também de gols. Artigo raro no Altos nos últimos tempos.
Vexame raro
Para que se tenha uma ideia do desastre de ontem, o Glória não era goleado fora de casa há cinco anos. A última fora em 26 de março de 2006, pela Copa Emídio Perondi, quando levou 5 a 2 do Passo Fundo no Vermelhão da Serra.
Nada perdido
Apesar dos pesares, nada está perdido. O Riograndense, por incrível que pareça, ainda luta pela classificação, e é nessa situação que receberá o Juventus nos Eucaliptos, domingo. Terá motivos para brigar pela vitória. Agora, sua esperança também é a do Glória. Se não tivesse sido goleado, um empate em Santa Maria já seria ótimo para o Leão.
quarta-feira, 8 de junho de 2011
2002: empate em Santa Rosa
Apenas um jogo disputado até hoje entre Juventus e Glória no Carlos Denardin. Em 10 de março de 2002, pela Segundona, empate em 1 a 1. Time: Rondinelli; Ricardo, Marcelo Bolacha, Araújo e Gérson; Careca, Elói (Rodriguinho), Sandro Ventura (Dindon) e Pablo (Edinho); Mucamba e Tiganá, que fez o gol do Leão. Técnico: Nestor Simionatto.
terça-feira, 7 de junho de 2011
Ausência sentida
O Glória não marca há dois jogos, fato inédito nesta Segundona. Chimbica faz falta.
Duro de pelar
O Juventus, adversário de amanhã, não perdeu em casa neste ano. Mondongo duro de pelar para o Glória. Mas um empate já serve.
Decisão pode ser pelo saldo
Empatando em Santa Rosa e vencendo o Riograndense na rodada final, dificilmente o Leão deixará de se classificar. Se o 14 de Julho vencer seus dois jogos, chegaria a 14 pontos, o mesmo que o Glória. Iguais em vitórias, a decisão seria pelo saldo de gols. Hoje, o time vacariense tem +6, contra -1 do Leão da Fronteira. Diferença difícil de buscar.
domingo, 5 de junho de 2011
Tropeço em casa complica o Glória
Para seguir em boa situação na Segundona, era indispensável ao Glória vencer em casa. Mas a equipe frustrou as expectativas ao não furar o bloqueio adversário e somente empatar em 0 a 0 com o 14 de Julho, hoje à tarde, em Vacaria. O resultado complica o Leão, que tem apenas mais dois jogos e precisará buscar ao menos um ponto fora de casa para continuar lutando pela classificação.
O Glória jogou com: Cristiano Taffarel; Xipote, Léo, Renato Tilão e Jean Marcelo (Jean); Márcio, Correa Rodríguez, Marcelo Müller (Edivaldo) e Diego (Felipi Correa); Lourival e Cassiano.
Na quarta, a equipe vacariense vai a Santa Rosa para enfrentar o Juventus. Pela manhã, em Santa Maria, o Cerâmica derrotou o Riograndense por 2 a 0 e se garantiu na fase final.
Classificação:
1º Cerâmica: 15
2º GLÓRIA: 10
3º 14 de Julho: 8
4º Juventus: 6
5º Riograndense: 1
sábado, 4 de junho de 2011
Charge
O Fábio mandou para o BloGlória a charge do Adão Hussein, torcedor nº 1 do Leão da Serra, criação do grande Iotti. Aliás, agora, com o novo aeroporto, a Jaquirana Air bem que poderia fazer um voo diário até Vacaria, né, Iotti? Valeu, Fábio!
sexta-feira, 3 de junho de 2011
Nova projeção
Com os melhores colocados tendo jogado cinco vezes, a projeção aponta a necessidade de 15 pontos para a classificação. O Glória pode alcançá-los com duas vitórias em casa. Mas vale sempre a advertência: é só uma projeção.
quarta-feira, 1 de junho de 2011
Classificação da Chave 11
No outro jogo da Chave 11, em Livramento, o 14 de Julho derrotou o Juventus por 3 a 2.
Classificação:
1º Cerâmica: 12
2º GLÓRIA: 9
3º 14 de Julho: 7
4º Juventus: 6
5º Riograndense: 1
* Postagem corrigida às 21h53min.
Classificação:
1º Cerâmica: 12
2º GLÓRIA: 9
3º 14 de Julho: 7
4º Juventus: 6
5º Riograndense: 1
* Postagem corrigida às 21h53min.
Paradoxos
Paradoxos glorianos em Gravataí:
1) Xipote e Renan, os laterais, são de origem volante e zagueiro, respectivamente. Mesmo vindos de funções que denotam tendência à marcação, foram envolvidos, especialmente Renan, pelos ataques do Cerâmica pelo flanco. Isso permitiu os vários cruzamentos à área que, enfim, resultaram no gol ceramista na falha de Taffarel;
2) apesar da estatura de seus zagueiros, o Glória passou por apuros na bola alta, mesmo contra atacantes que não se destacavam pelo tamanho. A trave e Cristiano Taffarel salvaram o Leão, até que este último falhou.
1) Xipote e Renan, os laterais, são de origem volante e zagueiro, respectivamente. Mesmo vindos de funções que denotam tendência à marcação, foram envolvidos, especialmente Renan, pelos ataques do Cerâmica pelo flanco. Isso permitiu os vários cruzamentos à área que, enfim, resultaram no gol ceramista na falha de Taffarel;
2) apesar da estatura de seus zagueiros, o Glória passou por apuros na bola alta, mesmo contra atacantes que não se destacavam pelo tamanho. A trave e Cristiano Taffarel salvaram o Leão, até que este último falhou.
"Errei"
Ao final da partida, Cristiano Taffarel fez a leitura do lance que definiu o jogo. “Errei”, afirmou, para em seguida emendar: “Isso não vai nos abater, nem a mim, nem ao meu grupo”. Perfeito, tanto no que se refere ao gol quanto na atitude a ser tomada.
Glória perde o jogo e a liderança
No duelo de líderes da Chave 11, o Cerâmica jogou melhor e venceu o Glória por 1 a 0, agora há pouco, em Gravataí. O nome do jogo foi o goleiro Cristiano Taffarel, que fez boas defesas ao longo da partida, mas proporcionou o gol da vitória ceramista em uma falha individual.
Logo a um minuto, o Cerâmica assustou, com Cidinho cabeceando no poste do Leão. Ele mesmo voltaria a tentar aos quatro, quando mandou uma bomba da intermediária que o goleiro do Glória espalmou com dificuldade. A melhor chance gloriana veio aos seis, quando Renan furou na pequena área após cobrança de falta de Marcelo Müller. Renan que, aos 22, quase fez contra, ao recuar de peito para Taffarel, que teve que se esticar para defender. O Cerâmica voltaria a ameçar com Dinei, aos 39 e 44.
No intervalo, André Luis tentou postar a equipe mais à frente. Aos nove, Renan cabeceou para o gol e o zagueiro salvou em cima da linha. Com mais espaço, o Cerâmica continuou insistindo na jogada pelas laterais e se aproveitando dos vacilos da zaga vacariense na bola alta. Aos 15, Cristiano Taffarel fez defesa excepcional em novo cabeceio de Cidinho e seria o destaque do jogo se, aos 21, não tivesse soltado uma bola fácil pelo alto, que sobrou para Rogerinho empurrar para a rede e definir a vitória do Cerâmica.
O Glória jogou com: Cristiano Taffarel; Xipote (Diego), Léo, Renato Tilão e Renan (Jean); Márcio, Correa Rodríguez, Jéferson Mikimba e Marcelo Müller; Lourival e Cassiano.
Após duas semanas, o Glória volta a jogar em casa domingo, contra o 14 de Julho.
Logo a um minuto, o Cerâmica assustou, com Cidinho cabeceando no poste do Leão. Ele mesmo voltaria a tentar aos quatro, quando mandou uma bomba da intermediária que o goleiro do Glória espalmou com dificuldade. A melhor chance gloriana veio aos seis, quando Renan furou na pequena área após cobrança de falta de Marcelo Müller. Renan que, aos 22, quase fez contra, ao recuar de peito para Taffarel, que teve que se esticar para defender. O Cerâmica voltaria a ameçar com Dinei, aos 39 e 44.
No intervalo, André Luis tentou postar a equipe mais à frente. Aos nove, Renan cabeceou para o gol e o zagueiro salvou em cima da linha. Com mais espaço, o Cerâmica continuou insistindo na jogada pelas laterais e se aproveitando dos vacilos da zaga vacariense na bola alta. Aos 15, Cristiano Taffarel fez defesa excepcional em novo cabeceio de Cidinho e seria o destaque do jogo se, aos 21, não tivesse soltado uma bola fácil pelo alto, que sobrou para Rogerinho empurrar para a rede e definir a vitória do Cerâmica.
O Glória jogou com: Cristiano Taffarel; Xipote (Diego), Léo, Renato Tilão e Renan (Jean); Márcio, Correa Rodríguez, Jéferson Mikimba e Marcelo Müller; Lourival e Cassiano.
Após duas semanas, o Glória volta a jogar em casa domingo, contra o 14 de Julho.
Vitória no ano passado
No último Cerâmica e Glória no Vieirão, em 28 de abril de 2010, vitória vacariense por 2 a 1, gols de Marcelo Müller e Leandro Rodrigues. Time: Márcio Kessler; Correa Rodríguez, Valdemar, Jucimar e Vagson; Ivanildo, Márcio Souza, Marcelo Müller (Rodrigo Couto) e Edimar; Leandro Rodrigues (Maiquel) e Lucas (Silvano). O técnico era Paulo Porto.
Invicto em Gravataí
Assim como contra o Riograndense, o histórico contra o Cerâmica é pequeno, mas favorável ao Leão: na casa do adversário, em três jogos, dois empates e uma vitória.
TV Com transmite
A TV Com transmite Cerâmica e Glória. Para quem não puder assistir pela tevê, acho que será possível acompanhar a partida pelo site da emissora: www.tvcom.clicrbs.com.br.