quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Há 25 anos, o título da Divisão Especial


No dia 27 de novembro de 1988, o sonho tornava-se realidade: ao vencer o Ypiranga por 3 a 0 em Vacaria, o Glória conquistava o título da Divisão Especial e garantia o inédito acesso à Primeira Divisão. Era a consagração de uma grande campanha, levada a cabo por uma direção e comissão técnica competentes e um grupo de jogadores que entrou para a história protagonizando a fase mais empolgante do Leão da Serra.

Um quarto de século depois, a recordação daqueles dias não se apaga da memória dos que tiveram o privilégio de testemunhá-los. Lembrança que só faz crescer o desejo de que um tempo tão feliz repita-se em breve. Que o heroísmo das jornadas de 1988 inspire-nos rumo a novas conquistas!

O estado da taça

Em 2005, ainda no sítio do Glória, vi que a taça do título de 1988 estava em precário estado de conservação. De lá para cá, a situação só deve ter piorado. Uma pena.

O vídeo

O vídeo da partida contra o Ypiranga está disponível no YouTube. Um belo documento, apesar da precariedade técnica e da falta de uma narração. Para assisti-lo, clique aqui.

 

Um outro vídeo

Além do vídeo acima, há muitos anos assisti a outro, filmado a partir da marquise da entrada dos vestiários. Sabe-se lá por qual motivo, o cinegrafista perdeu o lance em que Gasperin defende um pênalti, já ao final da partida; em compensação, teve um ângulo privilegiado da torcida que invadiu o gramado para comemorar. O trabalho também exibia imagens da festa de confraternização pelo título, realizada em um restaurante. Infelizmente, esse material não está disponível na internet. Ao menos por enquanto.

Homenagem

Seria interessante se o clube reunisse os campeões para um reencontro, 25 anos depois. Uma homenagem merecida aos heróis de sua maior conquista.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Eleição no dia 13

A eleição no Glória acontecerá no dia 13 de dezembro, segundo edital de convocação do clube, publicado no sítio da Rádio Fátima. A página do clube ainda não fornece informações a respeito.


segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Presidente será definido no dia 7


Fábio Martins, embaixador gloriano na Serra, envia informações a respeito da sucessão no Altos da Glória. Segundo ele, duas chapas disputariam a eleição no próximo dia 7: uma, encabeçada pelo atual presidente, Ivar Saraiva; outra, por Orlando Tessaro, tendo Francisco Schio como vice. Se isso acontecer, creio que será um fato inédito na história do Leão, pois costuma haver consenso na escolha dos presidentes.

Chance de composição


Ainda segundo Fábio Martins, a oposição teria oferecido um cargo remunerado a Ivar Saraiva. Este, contudo, teria condicionado a aceitação ao ressarcimento de valores que teria investido no clube durante sua administração. Sem acordo, o caminho parece ser mesmo o da disputa no voto.

Rumores


Em caso de vitória da oposição -  se houver mesmo disputa -, Flávio Campos seria opção para treinador em 2014. E Sandro Sotilli poderia, enfim, retornar à Avenida Militar. Mas isso ainda são rumores, e devem ser vistos com a devida cautela: afinal, promessa é o que mais se vê quando o assunto é eleição. No futebol, assim como na política, rsrsrs...

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Glória precisa se mexer

Dos 16 times da Segundona, ao menos dez já definiram técnico ou estão muito bem encaminhados a respeito. O Glória precisa começar a se mexer, antes que as melhores opões estejam todas empregadas.

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Segundona começa em fevereiro


O mês é de aniversário e também de quando as coisas começam a se definir na Militar. E é bom mesmo que seja logo: afinal, a Segundona começará em 22 de fevereiro, um mês mais cedo do que neste ano.

Os adversários


Além do Glória, a Segundona 2014 terá as seguintes equipes:
 
Canoas
Cerâmica
Brasil-Far
Nova Prata
Marau
Ypiranga
União
Santo Ângelo
Panambi
Tupi
Internacional-SM
Riograndense
Santa Cruz
Avenida
Riopardense

O Canoas vai?


Muito se fala sobre um possível licenciamento do Canoas. Nada foi confirmado, mas, caso aconteça, uma equipe da Terceirona deverá assumir a vaga.

E o Santo Ângelo?


Quem ameaça não participar é o Santo Ângelo. Há poucos dias, seu presidente admitiu que, sem o auxílio da FGF, a chande de a equipe não jogar a Segundona é de 90%.

E o Glória?


Falo sobre os outros para não pensar que, de repente, o Glória pode se licenciar também. Não, nenhuma informação a respeito; só um temor, haja vista a inação pelos lados da Militar. Vou trabalhando como se o Leão fosse jogar o campeonato. E que assim seja.

Abaixo a Terceirona


A FGF pode não dar dinheiro, mas já prestaria um baita favor ao futebol interiorano acabando com a Terceirona. Um campeonato que não acrescenta nada, eis a verdade.

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Os parabéns a um quarentão


Como todo gloriano sabe, o 15 de novembro é o dia em que comemoramos a fundação do nosso Leão da Serra. Só que, desta vez, o 57º aniversário divide espaço com outra celebração: a dos 40 anos do estádio Altos da Glória!

Em 15 de novembro de 1973, o Glória inaugurava a sua casa com um torneio entre os sócios. A partir daí, o estádio cresceu com o clube, ganhando arquibancadas, refletores, cobertura, entre outras melhorias. Em quatro décadas, desfilaram pelo seu gramado grandes equipes e jogadores, e partidas inesquecíveis foram nele disputadas. Agora quarentão, o estádio da Avenida Militar seguirá sendo por muitos anos o palco da emoção da torcida vacariense. Parabéns, velho Altos de guerra!