sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Virose ataca no Altos e amistoso é cancelado

Segundo o site da "Católica", boa parte do elenco do Glória foi vitimada por uma virose. Em virtude disso, o amistoso de amanhã contra o Esportivo, em Bento, está cancelado. A mesma fonte não informou quais os jogadores foram afetados. As causas da enfermidade ainda estão sendo investigadas pelo Departamento Médico.
Pelas informações que tenho, os jogadores do Leão fazem todas as refeições no estádio, sob a supervisão do clube, portanto. Creio que a explicação pode passar por aí.
Com o cancelamento da partida, resta ao Glória se preparar para a estreia na Segundona, dia 8 de março, contra o Santo Ângelo.

Eu avisei...

Não foi por falta de aviso. O Glória terá que se submeter a longos deslocamentos logo na primeira fase. Antes do campeonato de 2008, quando soube que o Leão teria que viajar de cara a cidades como Três Passos e Panambi, telefonei para o Edu Chaves. Sugeri que tentassem um remanejamento junto à FGF, o que não ocorreu.
Agora, a história se repete. No lugar de viajarmos a Porto Alegre e arredores, Três Passos, Júlio de Castilhos, o dobro da distância. Se tivessem se ligado e articulado com antecedência, talvez pudéssemos jogar mais perto, desgastar menos os atletas, ter menos despesas com transporte e hospedagem. Segundona também se ganha com atenção a detalhes como esse. Eu avisei, ainda no ano passado. Pena que foi em vão.

Velho Francisco Guerra!

No site da “Católica”, para quem quiser ver: uma foto do clube treinando no velho Municipal Francisco Guerra! Por anos, o palco de várias vitórias do Leão! Muito legal!
Pelo que observo, o gramado está razoável, e não entendo o motivo pelo qual o amistoso contra o Brasil-Far aconteceu no Cristal. No Municipal tem arquibancada e cabine de rádio, coisa que não há no outro; não havia, ao menos. Só lamento que não seja mais possível acompanhar os jogos atrás das goleiras, pois o alambrado não permite. De qualquer forma, muito bom ter notícias do simpático estádio Francisco Guerra!

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

Amistoso para definir a equipe


Sábado, o Glória vai a Bento encarar o Esportivo. Um amistoso importante, pois será o último teste antes da estreia na Segundona. Creio que o Bagé já tem a equipe definida, mas prosseguirá com as experiências. Estou curioso para saber como será a lateral-esquerda, pelos motivos que relatei abaixo. A partida começa às 15h30min.

Lateral-esquerda

O Glória tem problemas na lateral-esquerda. Marcelo Müller, que deve ser o titular, ainda vai demorar, está no Ypiranga. No começo da temporada, havia o Roberto, que mal treinou e foi embora. Para seu lugar veio o Róbson, que jogou com o Bagé no Remo. Contrato assinado, jogou o amistoso contra o Brasil como titular, mas começou a semana e ele saiu, dizendo que tinha proposta melhor.
O campeonato se aproxima e dificilmente o Glória escapará da improvisação em sua lateral. A questão é saber se o clube vai arriscar a “gambiarra” até a chegada do Marcelo Müller ou se vai ao mercado suprir essa deficiência.

Elenco atualizado (?)

Então, tá: com o entra-e-sai de jogadores, estou tentando passar uma lista atualizada do elenco do Leão. Lembrando que Marcelo Pitol, Marcelo Müller e Carlão ainda disputam o Gauchão.

Goleiros: Marcelo Pitol, Dudu, Rafael e Felipe

Laterais: Ânderson, Borges Neto e Marcelo Müller

Zagueiros: Pansera, Alexandre, Xandão, Douber e Carlão

Volantes: Maurício Oliveira, Vagson, Jovany e Ivanildo

Meias: Alexandre, Serginho, Marcelinho e Ronaldinho

Atacantes: Fernando Mello, Dudu, Alan, Matão e Torres

Esses, os com contrato registrado na CBF. Também havia o Robson, mas ele deixou o clube. Aguardando o lançamento do contrato no BID ou em teste estão Teco, Júnior Negrão, Jéferson, Henrique, Sidnei e Jean. Então, se não houve mais nenhum ingresso ou saída, há 31 jogadores na Avenida Militar. Até o final da próxima semana deve haver uma lista definitiva do grupo que começará a disputa da Segundona.

Nomes

Tenho divergências quanto ao nome de alguns jogadores. O “Maurício” das rádios era conhecido no Remo quando trabalhou com Bagé como “Maurício Oliveira”. Fico com este. Já o meia “Ronaldo” era conhecido por “Ronaldinho” em seu último clube, o Novo Hamburgo. O atacante “Fernando”, por sua vez, era “Fernando Mello” tanto no Brasil-Pel quanto no Inter-SM, clubes recentes em sua carreira. Portanto, adoto o último. No começo do ano, chamavam o “Jovany” de “Giovane”, até que corrigiram o erro.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Novas contratações em vista

Segundo a Rádio Guaíba, o Glória deve contratar mais um zagueiro, um meia e um atacante nos próximos dias. A emissora também informou que o clube acertou com o lateral Teco, ex-Santo Ângelo. Em compensação, segundo a “Católica”, outro lateral, o Robson, deixou o Altos da Glória. É um entra-e-sai...

Parabéns ao Sidnei

No último sábado, acompanhei a derrota do Glória pela “Católica”. Achei muito boa a transmissão, levando-se em conta que era Carnaval e que o estádio do Cristal não proporciona as melhores condições de trabalho para a imprensa.
Mas o que eu mais gostei foi quando o narrador Sidnei (espero que se escreva assim) Andrade apresentou dados de um jogo entre o Leão e o Brasil-Far de 2000. Coisas como essa dão um colorido especial à transmissão, valorizam-na e, por consequência, valorizam o produto da emissora. Parabéns, Sidnei!

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Glória perde para o Brasil-Far


No jogo de volta da série de dois amistosos, o Brasil levou a melhor sobre o Glória. A equipe de Farroupilha venceu de virada por 2 a 1 e confirmou que será forte adversária na luta por uma das vagas ao Gauchão 2010. A partida foi disputada no estádio do Cristal F.C.
No começo, tudo indicava que a vitória sorriria à equipe vacariense. Aos 17 minutos, Ânderson chutou com perigo e Márcio espalmou a escanteio. O mesmo Ânderson abriu o placar aos 36 minutos, invadindo a área e tocando na saída do goleiro. Antes, aos 22, Pansera havia carimbado o poste adversário. O Brasil chegou com perigo duas vezes, mas Dudu salvou e garantiu a vantagem na primeira etapa.
No retorno, o Brasil veio pronto a buscar o resultado. Aos 5 minutos, o árbitro marcou pênalti de Alexandre sobre Tiago Martins, mas Toledo desperdiçou, chutando para fora. Sem desanimar, continuou a pressão e obteve sucesso aos 12, quando Tiago Martins cabeceou na trave e no rebote Deco empatou. Aos 20 minutos, nova bola alta na área do Glória e Rincón empurrou para as redes após o desvio de Silva. Atordoado, o Leão buscou reagir, apesar das várias modificações processadas pelo técnico Bagé, mas o adversário resistiu e saiu de Vacaria comemorando a vitória.
O Glória jogou com: Dudu I (Rafael); Ânderson (Borges Neto), Alexandre, Xandão (Sidnei) (Jovany) e Vagson (Robson); Pansera, Maurício Oliveira (Ivanildo), Serginho (Jean) e Ronaldinho (Júnior Negrão); Dudu (Henrique) e Torres (Matão). No dia 28, o time viaja a Bento Gonçalves para enfrentar o Esportivo.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Confirmação

Segundo o site da "Católica", Glória e Brasil-Far está confirmado para amanhã, 16 horas, no campo do Cristal F.C. Para quem está em Vacaria, é uma boa oportunidade para conferir a equipe a duas semanas da estreia na Segundona.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Amistoso será no estádio do Cristal

Com o gramado do estádio Altos da Glória considerado sem condições, o amistoso de sábado contra o Brasil-Far deve ser confirmado para o estádio do Cristal. As fontes divergem quanto ao horário, mas deve ser às 16 horas. Peço desculpas pelos "deve", mas realmente não tenho como confirmar as informações. Qualquer coisa, é só ligar para o clube: 0xx54-3231-2742.

Sobre Brasil-Far e Glória

Com atraso, os gols da partida de terça, segundo o www.clicrbs.com.br/entrevero . Henrique (Henrique? Mais um cuja contratação não foi anunciada nos sites?) abriu o marcador para o Leão e Leonardo Paz empatou para o Brasil. E é tudo, ou quase. Não obtive informações sobre o time do Glória, nem maiores detalhes sobre a partida.
Nos sites locais, a “Católica” só informou sobre lesionados, mas não forneceu o resultado do amistoso. Na “Mais Popular”, nenhuma linha. Teve até notícia de uma senhora mordida por cães na praça, mas nada sobre o Leão. Vai ver, preferem caninos a felinos...

Em tempo

Ainda sobre o Reche: acho melhor ele se preocupar com coisas mais importantes do que o Schio e seus churrascos. O som da Guaíba, por exemplo: péssimo, comparado ao da principal concorrente. Quem acompanhou União-MT e Inter e alternou entre as duas rádios sabe do que falo, e isso é sempre que a transmissão ocorre fora de Porto Alegre. Seja em Novo Hamburgo, seja em Rondonópolis.
Não bastasse isso, o narrador da Guaíba fez um “geladão” (narrou do estúdio), enquanto a “Gaudéria” esteve lá com seu “speaker” principal. Por essas e outras, não é admirar que a da audiência esteja assim distribuída: emissora “A”, 74%; “B”, 16%; “C”, 10%. Sei que o Ibope às vezes é estranho, e pesquisa encomendada também, mas a diferença é grande demais. Aquele coro de “Guaíba! Guaíba!” entoado certa vez pela torcida é apenas uma boa recordação de arquivo! Enfim, viremos a página!

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Empate em Farroupilha


No primeiro teste forte da pré-temporada, o Glória foi a Farroupilha enfrentar o Brasil e empatou em 1 a 1 na noite de ontem. Infelizmente, até o início da madrugada não consegui confirmar os goleadores, muito menos as escalações.
No próximo sábado é a vez de o Leão receber o Brasil no Altos da Glória. O horário inicialmente programado é 16 horas.

Reche não gosta do Glória?

Parece que o chefe de esportes da Rádio Guaíba, Luiz Carlos Reche, não gosta muito do Glória. Toda vez que ouço a Guaíba e a notícia sobre o Leão é ruim, sinto um tom irônico em sua voz. No ano passado, parecia satisfeito com a iminente saída do clube na Segundona. Quando soube da situação do Glória, disse, com evidente sarcasmo: “Que peninha...”. Pena, foi, para nosso time e muitos outros eliminados, mas por que a “deferência” a nós?
Há poucos dias, em seu programa semanal, um dos convidados era Sandro Sotilli. Conversa vai, conversa vem, e o Reche diz que o Schio rebaixou o Leão. Ora, todo o mundo sabe que o presidente na época não era ele. Então, pergunto: o homem é desinformado ou insidioso?
Contam que, certa vez, o Schio teria convidado o pessoal de outra emissora para um churrasco. A equipe do “Salsicha” não foi chamada, o que teria deixado a criatura em questão invocada. Não sei os motivos para o Schio – que, por sinal, tem boas relações com o Pedro Ernesto – vetar a Guaíba, mas acho que já é hora de o Reche parar de zoar com nosso time. Será que o salário do pessoal da Caldas Júnior é tão baixo que tem que ficar chuleando convite no churrasco dos outros? Larga do pé do Glória, Reche!

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Reconhecendo o inimigo


O Brasil-Far é um dos adversários mais tradicionais do Glória. Em partidas oficiais ou amistosas são dezenas de confrontos em uma história marcada pelo equilíbrio. Talvez por isso e pela proximidade o time de Farroupilha foi escolhido para dois testes na pré-temporada, hoje nas Castanheiras, às 19 horas, e no próximo sábado no Altos da Glória.
Pela seriedade com que os dois clubes estão tratando a Segundona, os amistosos servirão principalmente para reconhecer o inimigo. É quase certo que as equipes irão se encontrar no decorrer do campeonato e ninguém duvida que serão adversárias na luta por uma das vagas ao Gauchão. O atual grupo do Brasil tem ex-jogadores do Leão, como o goleiro Roger e o lateral Márcio Silveira, que estiveram em Vacaria no ano passado. O atacante Toledo e o zagueiro Marciel, emprestado ao Avenida, defenderam o Glória em 2005.
No último amistoso, em 23 de fevereiro de 2008, empate por 3 a 3 nas Castanheiras. O Brasil chegou a estar goleando, mas o Glória buscou o resultado com dois gols de Torres e um de Flávio Fernandes. O time treinado por Jorge Anadon jogou com: Luciano; Tito (Borges Neto), Rudi, Cabral (Liniker) e Márcio Silveira (Abel); D’Marcellus, Alexandre, Felipe (Márcio Galvão) e Diego (Scharles); Saldanha (Flávio Fernandes) e Rudinei (Torres).

Nem notícia...

Desisto! O amistoso, jogo-treino ou amistoso-treino que o Glória disputaria na sexta contra o Caxias não existiu, ao menos parece não ter existido, e é melhor eu pensar assim. Talvez tenha sido cancelado, mas nem disso há notícia.
Tem rádio aí cujo proprietário já foi técnico do time, mas não põe nada sobre o clube no site da emissora há semanas. Sei que a atividade-fim dessa empresa é a radiodifusão, mas ignorar a internet é estupidez. Copiar e colar notícias de outros portais é fácil, faturar graças ao clube também. Difícil é desenvolver um trabalho com sequência. Há ocasiões em que anunciam o jogo e sequer se dão ao trabalho de colocar o resultado no dia seguinte. O torcedor que acompanha pela web fica perdido. Azar o dele.

E a Alma Independente?

Em 2006, surgiu a Alma Independente, torcida organizada do Glória, no embalo das boas campanhas dos anos anteriores. Tão organizada que chegou a montar um site. Só que a página não está mais no ar, é só conferir no endereço www.almaindependente.v10.com.br. Gostaria de saber sobre os planos da torcida para 2009, se algum membro ler este post, por favor, entre em contato.
Nos últimos anos, a Alma levou muita vibração para as arquibancadas do Altos da Glória, sempre tão silenciosas. Os caras faziam festa até em jogo-treino, conforme pude testemunhar. Também viajaram a locais distantes como Cruz Alta, na estréia da Segundona de 2008. Está na hora de o pessoal se remobilizar, se ainda comparecem ao estádio torço para que reativem o site. “Hay que pelear”, gurizada!

sábado, 14 de fevereiro de 2009

A certeza

Em relação ao post anterior, enviei um e-mail à Assessoria de Comunicação da SER Caxias para ver se confirmo a realização do amistoso e seu resultado. Vamos ver...
De certeza, no momento, só uma, ou duas: amistoso é na terça, em Farroupilha, contra o Brasil. O horário previsto é 19 horas. Depois, dia 21, sábado de Carnaval (!), os gringos retribuem a visita.
A propósito de Brasil: na quarta passada eles também enfrentaram a SER Antônio Prado. Só que golearam por 5 a 0, enquanto nós vencemos pela vantagem mínima. Cuidado com eles...

E o resultado?

É isso que me deixa indignado com o pessoal que cobre o Glória diariamente. Um site de Vacaria anunciou durante a semana que ontem haveria um amistoso, ou jogo-treino, ou amistoso-treino contra o Caxias. Não coloquei nada no blog porque, sinceramente, duvidava da realização do mesmo.
Pois bem: se houve o tal jogo, NINGUÉM divulgou o resultado. Nem no site do Caxias, nem no Pioneiro, em lugar nenhum consigo achar o resultado, se é que, repito, houve o jogo. Eu peço desculpas a vocês que acompanham o blog, mas não consegui a informação. A esperança é que, segunda, alguém publique algo...

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Os Marcelos

Quem assistiu a Ypiranga e Inter teve a chance de ver como estão os Marcelos do Glória, o Pitol e o Müller. O primeiro, fora a rateada que quase deu um gol ao Inter no começo e uma certa insegurança na bola alta, venceu o duelo das faltas contra o Alex e operou um milagre no chute do Marcelo Cordeiro.
Já o Marcelo Müller começou discretamente. Escalado no meio e não na lateral, aos poucos se soltou e dois de seus arremates poderiam resultar em gol. Na bola parada pareceu um pouco descalibrado, e sofreu um pouco na marcação quando o Taisson entrou. Teve uma movimentação interessante, oscilando entre a esquerda e a direita, o que demonstrou seu bom preparo físico.

Bagé e a “censura”

Há uns dois meses, escrevi no mural de um site artigo sobre a contratação do Bagé. Para minha surpresa, o texto foi deletado. Nele não havia ofensas pessoais, e reconhecia que era uma boa aquisição para o clube. Infelizmente, não tenho o texto para reproduzi-lo na íntegra.
Em linhas gerais, eu dizia o seguinte: nos dias após a vitória sobre o Inter no Beira-Rio, Bagé declarou a uma rádio que estava preparado para dirigir um clube da dupla Gre-Nal. O momento era delicado, principalmente o do Muricy, que estava sob a ameaça de eliminação do Gauchão exatamente pelo Glória. Mas veio o jogo em Vacaria,o Colorado venceu e desabou nosso sonho de ir à final. Disse que Bagé tinha todo o direito de cobiçar um time maior para treinar, mas que fora infeliz ao dar declarações como aquela na véspera de um jogo tão importante.
A seguir, eu fazia um resumo da carreira do Ronaldo Rangel. Ao sair do Glória, assumiu o Caxias. Não conseguiu trabalhar bem, saiu no meio da Série B do Brasileirão e o Grená acabou rebaixado. Mais adiante, em 2007, pegou o Remo em um péssimo momento e não teve jeito: outro rebaixamento. Mas a diretoria reconheceu seu trabalho e manteve o Bagé em 2008, pelo menos durante algum tempo. Em seguida, estava preparando o Icasa-CE para a Série C quando aceitou uma proposta do Santa Cruz. A opção não foi muito feliz: os cearenses se garantiram na Terceirona para 2009, enquanto o Santa vai disputar a Série D, pois não conseguiu se qualificar.Basicamente, foi o que eu escrevi.
Reafirmo ser um bom técnico, e suas declarações sobre o Glória sempre são de reconhecimento. O Glória precisa do Bagé e ele do Leão, ambos procuram reabilitação. Talvez o tempo tenha ensinado a ele algumas coisas, e o técnico de 2005 não seja o mesmo de 2009. Para o bem do clube, assim espero. Assim como espero que este texto não provoque mais “dodói” em certos grupos em Vacaria.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Marcelo Carioca, talvez...

Há a informação de que o Glória poderia contratar um atacante que já defendeu o clube e que estaria disputando o Gauchão. O Sotilli não pode ser, já está acertado com o Pelotas. Então, aposto minhas fichas no Marcelo Carioca, do Veranópolis, que esteve em Vacaria em 2003 e 2005. Acho que é ele, não consigo lembrar outro que valesse a pena ser contratado e que tenha jogado no Leão nos últimos cinco, seis anos.

Febre amarela no caminho do Glória

Espero que os médicos do clube tenham atentado para o fato: alguns jogos do Glória na primeira fase serão na área da febre amarela que ameaça o Rio Grande. Para viagens a cidades como Três Passos, Santa Maria e Santo Ângelo as autoridades da área da saúde recomendam a vacinação, embora o contágio dificilmente ocorra em áreas urbanas. Ainda assim, é melhor prevenir do que remediar, e a febre será mais um adversário a ser superado. Vacina neles, doutores!

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Júnior Negrão de volta?

O site da “católica” só deu o resultado do jogo do Glória na segunda pela manhã. Até forneceu a escalação do time, mas quanto às substituições não diz quem entrou no lugar de quem. Pena. Mas isso é passado. A novidade é que Júnior Negrão estaria voltando ao Altos da Glória.
Aos 27 anos, o maranhense Fábio Costa Conceição defendeu o clube entre 2003 e 2006, disputando 57 partidas oficiais e marcando cinco gols. Ultimamente, jogou no Itinga-MA, onde também estavam Xavier e o goleiro Rafael. Se for confirmada sua vinda, é mais um atleta que já trabalhou com o Bagé, inclusive em 2008, quando estiveram juntos no Remo.

A camisa preta


Soube que estão providenciando para este ano uma terceira camisa, preta. Não duvido que produzam um material bonito, mas como torcedor mais antigo me lembro de um uniforme carismático do Glória. Nos anos de 1970 e 1980 a camisa tinha listras verticais em preto e azul, calção preto e meias brancas, no modelo da foto acima. Um fardamento mais original que o atual. Dizem que ele acabou aposentado por lembrar o do Grêmio, desagradando aos simpatizantes colorados do clube.

No sábado

Quando acessei a internet e percebi que nenhuma rádio vacariense transmitia o amistoso do Glória, tratei de fazer outra coisa. Só depois lembrei que alguma emissora de Antônio Prado poderia estar cobrindo o jogo. E, de fato, a Solaris estava lá.
Acompanhei apenas os últimos quinze minutos, por isso não pude informar a escalação inicial da equipe e as alterações. Ao final, o Bagé justificou o placar apertado pelo sistema de jogo fechado da SER Antônio Prado e prometeu mais treinos táticos.
Aliás, pelo que ouvi, há mais um jogador no Glória – e outro não anunciado nos sites dos veículos que cobrem o Leão. Seu nome é Jéferson, agora, qual posição, idade, de que time veio, não posso confirmar. E assim seguimos...

Simon

Não quero entrar em polêmica Gre-Nal, o assunto aqui é Glória, mas impressiona como os erros de arbitragem do Carlos Simon sempre beneficiam o Internacional. Foi assim em 2004, naquela vergonha contra o Glória. Depois, na final de 2005, contra o 15 de Novembro, com direito a gol em impedimento e tempo subtraído na prorrogação. Ontem, foi a vez do Grêmio. Quanta coincidência, né? Alguém aí lembra algum erro dele contra o Colorado, para variar? Certo fez o Schio, que vetou o nome dele para jogos do Glória depois do escândalo no Beira-Rio.

sábado, 7 de fevereiro de 2009

Glória vence amistoso em Antônio Prado


Em mais um teste da pré-temporada, o Glória foi a Antônio Prado na tarde de hoje e venceu a SER Antônio Prado pelo placar de 1 a 0, em jogo realizado no estádio Waldemar Grazziotin. Marcelinho marcou o único gol da partida. Nenhuma rádio de Vacaria transmitiu o amistoso.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

FGF divulga a tabela completa da Segundona

Na "surda", enfim a FGF divulgou ontem em seu site a tabela completa da Segundona 2009. Em um primeiro momento, a entidade havia confirmado apenas a rodada inicial. Em primeira mão na internet, todos os jogos do Leão:

08.03 - Santo Ângelo X Glória

15.03 - Glória X Milan

22.03 - Glória X Lajeadense

25.03 - Atlético-Car X Glória

29.03 - Glória X Panambi

05.04 - Rio-grandense-SM X Glória

12.04 - Glória X Três Passos

19.04 - Três Passos X Glória

26.04 - Glória X Rio-grandense-SM

03.05 - Panambi X Glória

06.05 - Glória X Atlético-Car

10.05 - Lajeadense X Glória

17. 05 - Milan X Glória

24. 05 - Glória X Santo Ângelo

Média de idade

O José Nunes, presidente do Sindicato dos Jornalistas e que prestigia nosso trabalho desde os tempos do site fez uma boa pergunta em seus comentários: a média de idade do Glória não seria muito alta?
O que posso dizer é o seguinte: descontadas as idades dos goleiros Felipe, Dudu e Rafael, que não consegui confirmar, a média dos demais jogadores é de 26,95 anos. No cálculo incluí os atletas que ainda não estão treinando no Altos da Glória, Pitol, Carlão e Marcelo Müller. Para mim, uma média razoável, se levarmos em conta que pelo menos nove jogadores tem 30 anos ou mais.
Isso, porém, não deve assustar. O time titular campeão da Segundona em 1988 tinha média superior a 29 anos, e a experiência de veteranos como Gasperin, Betão e Plein foi fundamental para a conquista do título. Então, fé nos “velhinhos” do Leão!

Vestibular para goleiro

Um verdadeiro vestibular para o gol do Leão. Isso é o que acontece no Altos da Glória neste momento. Hoje, Felipe, Dudu e Rafael são os goleiros à disposição do técnico Bagé. Dentro de dois meses, Marcelo Pitol, hoje no Ypiranga, unir-se-á ao grupo. Como o Glória deve manter apenas três goleiros no plantel, um deles deixará o clube.
Isso é uma suposição, mas não infundada. No ano passado, quatro goleiros estiveram na pré-temporada: Luciano, Fernando e Roger, mais Guilherme, que veio do Toscano para um período de testes e acabou dispensado. Nos últimos anos, o Glória sempre manteve apenas três atletas para a posição. Portanto, dos goleiros que hoje trabalham no clube apenas dois devem permanecer durante toda a temporada. Afinal, ninguém duvida que Marcelo Pitol deve ser o titular quando, enfim, ficar à disposição do clube.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Adversário de sábado é a SER Antônio Prado


Ao contrário do que um site de uma rádio de Vacaria anunciou, o amistoso do Glória no próximo sábado será contra a S.E.R. Antônio Prado, e não contra o C.A. Pradense. Ao menos é o que informa o site http://www.antonioprado.com/ , que divulga o jogo para o dia 7, às 17 horas, no estádio Waldemar Grazziotin. Então, estamos colaborando com esse site esclarecendo a situação e fazendo votos para que corrija a informação prestada anteriormente.

Fórmula da Segundona 2009

A fórmula de disputa da Segundona deste ano é a seguinte: os 23 clubes confirmados estão divididos em três grupos. Os seis melhores de cada um passam à segunda fase, quando serão formados três hexagonais. Deles, sairão oito clubes que formarão dois quadrangulares semifinais. Os dois primeiros desses quadrangulares avançam ao quadrangular final, que apontará as duas equipes que serão promovidas e disputarão o Gauchão 2010. Todas as fases serão disputadas em turno e returno.
Na minha opinião, o sistema dos anos anteriores deveria continuar, com um octogonal final, um hexagonal, na pior das hipóteses! Acho que sempre se deve tentar manter as equipes em atividade o maior tempo possível, resguardado, claro, o nível técnico da competição.

Nem tudo é novidade...

O torcedor mais atento deve ter percebido que nem tudo é novidade no Altos da Glória. O zagueiro Alexandre, por exemplo, é o remanescente da equipe rebaixada em 2007. O lateral Borges Neto, o meia Alexandre e o atacante Torres estiveram em Vacaria na temporada passada. Já os zagueiros Pansera e Carlão e o lateral Marcelo Müller participaram da grande campanha do Leão em 2005, quando terminamos em terceiro no Gauchão.

Solidariedade à Ulbra

Uma verdadeira palhaçada o que a detentora dos direitos de televisionamento do Gauchão está fazendo com a Ulbra. Por motivos não revelados, nas transmissões ninguém se refere a ela pelo seu nome, mas apenas por “Canoas”. Ora, Ulbra é Ulbra, e não Canoas, até porque existe um time naquela cidade que já tem essa denominação.
O mais curioso é que outros veículos da mesma empresa continuam referindo-se ao clube como “Ulbra”. Ou seja: a discriminação parte apenas da televisão. O bloGlória presta sua solidariedade ao vice-campeão gaúcho de 2004, o Sport Club Ulbra, que tem o direito de ser mencionado pelo seu nome. Imaginem se, numa dessas, começassem a chamar o Glória de “Vacaria”, apenas...

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Marcelinho, do Bagé?

No começo da temporada os sites das duas rádios de Vacaria informaram que entre os contratados estava o atleta Marcelinho, ex-Bagé. Pois bem: na terça, o contrato do jogador foi lançado no BID da CBF. Só que o último clube do atleta em questão não foi o Grêmio Esportivo Bagé mas o Itauçu-GO, mesmo time em que o meia Alexandre atuou no segundo semestre de 2008.
Mais: ele realmente atuou em Bagé no ano passado, mas não foi pelo jalde-negro (que palavrinha...), e sim pelo Guarany. Peço desculpas ao pessoal que prestigia o meu trabalho, mas fui induzido ao erro, digamos assim... Talvez o pessoal lá de Vacaria também tenha se enganado, Bagé, Guarany, é tudo a mesma coisa, afinal... Quase que havia sido induzido a outros erros, mas um pouco de pesquisa evitou outras incorreções quanto à origem dos nossos atletas.

Matão mata a pau!

Ele é, indiscutivelmente, o maior destaque da pré-temporada do Leão. Alexandre Aparecido Reche Bernardes, o Matão, marcou três gols nos dois jogos-treino realizados até aqui. Aos 22 anos, o jovem atacante saiu na frente na disputa por uma vaga no ataque do Glória. Em sua curta carreira, passagens pelo Brasil-Pel, Farroupilha, São José-PA e até pelo futebol sueco, onde defendeu o Gais Gotteborgs. A torcida vacariense espera que Matão não pare por aí e continue matando a pau no Altos da Glória!

Ex-atletas do Leão na tragédia xavante

Na noite de ontem, o Brasil, de Pelotas, fez sua estreia no Gauchão após a tragédia de que foi vítima. Atentei para o fato de que havia três ex-atletas do Leão envolvidos no acidente: o zagueiro Carlão (acertado com o Glória), o goleiro Luciano, com passagem no Altos da Glória no ano passado, e o assistente técnico Paulo Roberto, nosso zagueiro em 2005.
A situação mais grave é a desse último, que sofreu profundas lesões nas pernas. Não sei se ele continua no hospital, mas seu caso exigia bastantes cuidados, embora sem risco à vida. Já Carlão, para nossa alegria, começou como titular da lateral do Xavante. Aos atletas e seus familiares toda a solidariedade e votos de sucesso na retomada.

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Um reencontro com Flávio Fernandes

Ele participou do jogo-treino de sábado. Não pelo Glória, mas pelo adversário. Flávio Fernandes atuou contra o Leão pela primeira vez em sua vida, acredito. Uma pena: com 14 gols em 68 partidas oficiais, ainda é o décimo maior artilheiro do clube. Além disso, goleador da temporada de 2001 (nove gols) e vice-campeão da Segundona no ano seguinte. Em 2008, Flávio retornou ao Altos da Glória, mas acabou dispensado durante a temporada. De qualquer forma, fica aqui o registro em homenagem a um dos maiores artilheiros do Glória na década, atrás apenas de Sandro Sotilli e Marcelo Bolacha.

Desculpas ao Cristal

Mil desculpas ao pessoal do Cristal pelo escudo que ilustra um dos posts referentes ao jogo-treino contra o Glória, mas foi o que eu consegui arranjar. Sei que o fundo do “C.F.C.” é branco e as letras são pretas e que há a data de fundação do clube, mas o modelo não estava disponível.