sábado, 31 de março de 2012

Nova chance para vencer fora!



Milan e Glória, domingo, às 16h30min, no estádio Miguel Waihrich Filho, em Júlio de Castilhos.

Goleada na única partida em Júlio

No único jogo até hoje entre Milan e Glória em Júlio de Castilhos, em 17 de maio de 2009, o Leão não quis nem saber e aplicou 4 a 1, gols de Matão, Marcelinho, Roberto Jacaré e Ronaldinho. Time: Marcelo Pitol; Jovany, Alexandre e Xavier; Luiz Fernando, Ivanildo (Ronaldinho), Júnior Negrão (Henrique), Marcelinho (Maurício Oliveira) e Serginho; Roberto Jacaré e Matão. Técnico: Bagé.

Gabiru no Altos?

Seguem as contratações no Altos. O sítio do Glória anunciou nesta sexta o zagueiro Gil, ex-Cianorte/PR. Já a página da Rádio Fátima especula a respeito da contratação do meia Adriano Gabiru, ex-Internacional.
Sobre Gabiru: uma boa iniciativa de marketing, talvez. Mas será mesmo que é isso que o Glória está precisando? Como jogador, há muito que ele não dá boa resposta em lugar algum. Na situação em que estamos, precisamos de jogadores cem por cento. E Gabiru, ao que parece, não está em condições de oferecer muito.

sexta-feira, 30 de março de 2012

Técnico (muito) jovem

O técnico Marcelo Caranhato tem apenas 34 anos, quatro a menos que Marquinhos, o mais velho dos atletas. Coisa rara no futebol: o comandante mais jovem do que um comandado.

Camisa preta é da Catera

Um detalhe chamou minha atenção na foto de Danilo Ciotta para o sítio do Glória: na vitória sobre o Juventus, o time usou a camisa preta, fornecida pela... Catera. Pelo jeito, o atual fornecedor não produziu a versão do uniforme. A Catera teve a conta do Leão de 2009 a 2010 e lançou a legendária camisa.

De novo, não!

Presente ao Altos na última quarta, o Bruno Guerra disse que a torcida pediu para que o time não fizesse mais nenhum gol, após marcar o terceiro. Motivo: evitar a reprise do filme de terror visto contra o Panambi...

quinta-feira, 29 de março de 2012

Caranhato estreia com vitória


Na estreia do técnico Marcelo Caranhato, o Glória interrompeu a série de maus resultados e venceu o Juventus por 3 a 1, na noite desta quarta, em Vacaria. O resultado dá novo ânimo ao time e à torcida, mesmo não significando a saída do Z-3. Os três gols foram de Jajá, que chegou aos sete e é um dos principais artilheiros da Segundona.
No próximo domingo, a equipe viaja a Júlio de Castilhos para enfrentar o Milan, na conclusão do primeiro turno, buscando os primeiros pontos fora de casa.

Resultados da Chave 2

GLÓRIA 3x1 Juventus
Santo Ângelo 3x2 União
Esportivo 2x1 Sapucaiense
Panambi 1x0 Passo Fundo
Brasil-Far 1x0 Milan.


Classificação:

1º Santo Ângelo: 15
2º Esportivo: 14
3º União: 13
4º Panambi
Passo Fundo: 12
6º Brasil-Far: 11
7º Sapucaiense
GLÓRIA: 10
9º Juventus: 5
10º Milan: 4

Obs: Sapucaiense tem dois jogos a menos; Panambi e Milan, um.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Marcelo Caranhato?

A direção do Glória surpreendeu a todos nesta terça e anunciou um quase desconhecido Marcelo Caranhato, 34 anos, como o novo técnico da equipe. Seu nome teria sido uma indicação de Paulo Turra, que teve o agora comandante gloriano como seu auxiliar em alguns clubes. A ele, então, boas-vindas e um bom trabalho. Seu sucesso será o nosso.

Quebra de expectativa

Para ser sincero, esperava alguém mais experiente para dirigir o Glória em um momento tão delicado, e assim como eu, creio que muitos. Confesso que jamais ouvira o nome do novo técnico antes. Forçado pelas circunstâncias, Ivar Saraiva faz uma aposta bastante arriscada. O tempo dirá se valeu a pena ou não.

Atropelo

Caranhato assume de afogadilho, sem tempo para conhecer o material que tem à mão. Mas se vencer o Juventus, ganha fôlego para encarar o Milan, domingo. Então, com o fim do primeiro turno, terá uma semana inteira para trabalhar.

Ânderson reintegrado

Dispensado na semana passada, o lateral Ânderson foi reintegrado nesta terça. É como eu questionei: o cara estava no terceiro ano em Vacaria e só agora ele passou a não prestar?

De técnico novo para sair do Z-3!


Glória e Juventus, hoje, às 20 horas, na Avenida Militar.

Vitória suada sobre o Juventus em 2011

No último jogo contra o Juventus no Altos, em 22 de maio passado, o Glória teve muitas dificuldades, mas venceu: 2 a 1, gols de Lourival e Renan. André Luís escalou esta equipe: Cristiano Taffarel; Xipote, Acácio (Renato Tilão), Léo e Renan; Jean Marcelo, Correa Rodríguez, Jéferson Mikimba e Jean (Edivaldo); Lourival (Marcelo Müller) e Vinícius Chimbica.

Na súmula, o árbitro anotou os dois gols para Lourival. Em um deles, contudo, é nítido o toque de Renan antes da linha, algo registrado pelas rádios locais e confirmado pela tevê. A bola sequer entraria não fosse seu desvio. Assim, nos arquivos do BloGlória, gol de Renan.

Frio na hora errada

A partida desta noite terá como ingrediente um frio de geada. Ruim, pois afasta o torcedor em uma hora decisiva.

terça-feira, 27 de março de 2012

O mais provável

Sim, Tonho Gil pediu demissão após a derrota para o União. Mas, cá entre nós, dá para acreditar que foi apenas pelo fato de não vir obtendo bons resultados com a equipe?
O mais provável é que ele tenha sido procurado pelo pessoal dos Plátanos no sábado à noite, quando a sorte de Edinho, então técnico do Galo, já estava selada. Após esse contato, Tonho dirigiu o Leão em Frederico com uma certeza: acontecesse o que acontecesse em campo, estaria empregado. Seja no Glória, se a vitória lhe sorrisse, seja no Santa Cruz, de braços abertos para recebê-lo. Tonho apenas esperou um pouco e, com o novo revés, nem precisou desfazer a mala em Vacaria. Já tinha destino certo.

Suposição

Claro, a sequência dos “fatos” acima é uma suposição. Tonho pode ter sido contatado pelo Galo na noite de domingo. Mas a velocidade com que as coisas se desenvolveram é que me faz acreditar em uma conversa preliminar ainda no sábado.

Contratações

Em meio ao turbilhão da saída de Tonho Gil, certamente passou para segundo plano o anúncio das novas contratações: o goleiro Altieri (hoje no São Luiz, vem após o Gauchão), o zagueiro Vinícius, ex-São José, e o meia Ronielly, ex-Juventude.

Dever de casa

Pelos números, basta ao Glória vencer os cinco jogos que lhe restam em casa para escapar do rebaixamento. Parece simples, mas...

Efeito Panambi

Tivesse vencido o Panambi e o Glória estaria longe da zona da degola. O efeito daquela derrota – na tabela e no moral – levará rodadas para ser dissolvido. Tomara que a tempo de evitar o pior.

segunda-feira, 26 de março de 2012

Tonho Gil troca o Glória pelo Santa Cruz

Com o Glória na zona de rebaixamento, deve ter sido um alívio para Tonho Gil o convite para treinar o Santa Cruz no Gauchão, notícia confirmada nesta segunda. “Prontamente aceitamos”, disse, em entrevista à Rádio Guaíba, alegando “amizade” com o pessoal do Galo.
Questionado se era mais fácil salvar o Santa do rebaixamento ou fazer o Leão retornar à elite, Tonho acabou dando os motivos para sua saída. “No Glória, o grupo de jogadores era reduzido, não tínhamos peças de reposição. Aqui (no Santa Cruz), o nível é outro”.

Discurso vazio

Há cerca de duas semanas, quando da vitória sobre o Brasil-Far, Tonho Gil disse que o time estava tomando forma. Pelo jeito, não passava de discurso vazio, pela rapidez com que aceitou o convite dos Plátanos. Mas foi coerente num ponto: naquela ocasião, já insinuava que o Glória precisava reforçar seu elenco. Precisava, e precisa.

As opções

O técnico para a sequência da Segundona deveria ser Edson Maehler ou André Luís, por terem passagem recente pela Militar e conhecerem parte do grupo de jogadores. Maehler contornou a escassez e várias crises internas enquanto esteve no clube e fez uma boa campanha. Mas André Luís parece ter um perfil mais mobilizador, algo necessário para um elenco com a autoestima declinante como o do Glória.

Números de Tonho Gil

Em sua passagem pelo Altos, Tonho Gil dirigiu a equipe em sete jogos oficiais, com duas vitórias, um empate e quatro derrotas. Seu aproveitamento foi de 33,33%, o pior desde 2007, quando Chiquinho obteve apenas 8,33%.

Perguntinha básica

Esta vai para o pessoal do Santa Cruz: um técnico que não estava conseguindo manter um time na Segundona conseguirá evitar que um outro caia para a Segundona? O tempo dirá.

Perguntinha básica II

E agora, quem assume a criança?

domingo, 25 de março de 2012

Placar da rodada


Resultados da 7ª rodada da Chave 2: União 1x0 Glória, Sapucaiense 1x1 Passo Fundo, Esportivo 3x0 Milan, Juventus 1x1 Brasil-Far, Santo Ângelo 2x0 Panambi.


Classificação:

1º União: 13
2º Santo Ângelo
Passo Fundo: 12
4º Esportivo: 11
5º Sapucaiense: 10
6º Panambi: 9
7º Brasil-Far: 8
GLÓRIA: 7
9º Juventus: 5
10º Milan: 4

Obs: o Sapucaiense tem dois jogos a menos; Panambi e Milan, um.

Glória perde a terceira seguida


Mais uma vez, não deu para o Glória. Jogando contra o União em Frederico Westphalen na tarde de hoje, não resistiu ao melhor momento do adversário e perdeu por 1 a 0. Foi a terceira derrota seguida do Leão, que ainda não pontuou fora de casa nesta Segundona e permanece na zona de rebaixamento.

O time da casa mostrou que não estava para brincadeira e saiu na frente logo a um minuto, com Tales, comprovando o mau momento do sistema defensivo gloriano. Mas o que poderia até significar a porta aberta para uma goleada não aconteceu, e o placar construído nos primeiros instantes de partida permaneceu até o final. O União ainda perdeu um pênalti.

Na próxima quarta, a equipe vacariense tem nova chance de reabilitação quando recebe o Juventus, no Altos.

Cruciais

Os próximos quatro jogos, contra Juventus e Milan, serão cruciais. Atrás do próprio Leão na classificação, enfrentá-los agora pode ser a chance de acumular pontos, deixar o Z-3 e ainda buscar a classificação. Mas o Glória precisa se ajudar e não dar asa para cobra, como fez contra o Panambi.

“Tristeza na carreira? Não ter jogado pelo Leão!”


Homenagem do BloGlória a Chico Anysio, o mestre do humor.

sábado, 24 de março de 2012

Glória sobe a colina procurando não cair!


União e Glória, domingo, às 15h30min, no estádio Vermelhão da Colina, em Frederico Westphalen.

União, adversário inédito

O Glória enfrenta a União Frederiquense de Futebol pela primeira vez neste domingo. O clube de Frederico Westphalen, originado da fusão de dois times amadores da cidade, surgiu no final de 2010. Estreou na Segundona no ano passado fazendo boa campanha e com uma das melhores médias de público em seu estádio, o Vermelhão da Colina. Rodrigo Bandeira é o técnico, o mesmo da temporada passada. Um dos jogadores conhecidos em seu elenco é o meia Douglas, vice-campeão da Segundona com o Glória em 2002.

Mais dispensas

Além de Ânderson e Fabrício, os meias Toldi e Edmar também saíram. A informação é da Rádio Guaíba. Somadas à de Bill, já são cinco as dispensas desde o início da Segundona.

Pensamento mágico

Minha esperança é de que o time faça das tripas coração e repita contra o União o que fez contra o Santo Ângelo no ano passado. Pode ser pensamento mágico, mas se o Panambi conseguiu o quase impossível, por que não podemos obter uma simples vitória?

sexta-feira, 23 de março de 2012

Dispensas

Ainda sob o impacto da surpreendente derrota para o Panambi, a direção começa a escolher os bodes expiatórios para a má-campanha. Ontem, o lateral-direito Ânderson e o zagueiro Fabrício foram dispensados. A informação é do sítio da Rádio Fátima.
Acho curioso o caso de Ânderson: estava em sua terceira temporada no Altos e só agora passou a não prestar? Já Fabrício parece mesmo ser pé-frio: estava na campanha que rebaixou o Glória à Segundona e, pelo ritmo, participaria de uma nova queda no clube.

Na zona do rebaixamento

Juventus e Esportivo empataram em 0 a 0 ontem à noite em Santa Rosa, o que fez o Glória entrar na zona de rebaixamento. No Vermelhão da Serra, o Passo Fundo bateu o Santo Ângelo por 2 a 0 e assumiu a liderança da Chave 2.


Classificação:

1º Passo Fundo: 11
2º União 10
3º Sapucaiense
Panambi
Santo Ângelo: 9
6º Esportivo: 8
7º Brasil-Far
GLÓRIA: 7
9º Milan
Juventus: 4

Obs: o Sapucaiense tem dois jogos a menos; Panambi e Milan, um.

Projeções

Com um terço da primeira fase “concluído” (há jogos atrasados), é possível fazer projeções. O atual sexto colocado, o Esportivo, tem 44,44% de aproveitamento, o que remete a uma necessidade de 24 pontos para a classificação. É o que também se exige, neste momento, para escapar do rebaixamento.

O que fazer?

Francamente, não sei o que se pode fazer. Antes da partida de quarta, a direção pediu mais empenho ao grupo. Desastre consumado, as alternativas mais tentadoras: mudança de fotografia ou troca de técnico. Em um elenco reduzido, rifar meio time – como o Juventude fez há pouco – é impraticável. Demitir Tonho Gil? Alguns podem pedir sua cabeça. Não posso avaliar seu trabalho, pois não vi. Mas por muito menos, e com uma campanha bem melhor, Edson Maehler foi mandado embora no ano passado. Dois tropeços seguidos bastaram para defenestrá-lo.

Há um ano, o gol 1000 do Altos

Em 23 de março de 2011, os torcedores que assistiram à vitória de 1 a 0 sobre o Avenida testemunharam o milésimo gol do Altos da Glória em jogos oficiais. Seu autor foi Vinícius Chimbica, que naquele jogo saiu do banco para entrar na história do Leão. O gol, aliás, parece ter feito muito bem para o jovem atacante: depois dele, virou titular e logo se tornou o artilheiro da equipe.

quinta-feira, 22 de março de 2012

“Tenso”...

Bruno Guerra, leitor do BloGlória, tem usado em seus comentários o termo “tenso” para definir os apuros do Leão nesta temporada. Pois Bruno, teu bordão é perfeito para sintetizar o atual momento na Avenida Militar. Em uma noite absurda, o Glória deixou escapar uma vitória fácil e perdeu de virada para o Panambi por incríveis 5 a 4 em pleno Altos! Dependendo do resultado do Esportivo, que joga esta noite contra o Juventus, o time pode ingressar na zona de rebaixamento.

Tudo indicava que o Glória conseguiria vencer com facilidade. Afinal, aos 23 do segundo tempo, goleava por 4 a 1, gols de Jajá (2) e Agnaldo (2). Foi quando começou a reação do Panambi, que, mesmo com um jogador a menos, descontou, encostou, empatou e virou já nos acréscimos, para a perplexidade geral das arquibancadas do Altos e de toda a comunidade gloriana! Vexame total!

No próximo domingo, o adversário é o União, o atual líder da Chave 2, em Frederico Westphalen. Pela primeira vez, o Glória enfrentará a fumaceira do Vermelhão da Colina, necessitando desesperadamente do que ainda não conseguiu neste ano: uma vitória fora de casa. “Tenso”, Bruno, muito “tenso”...

Classificação

Além da derrota do Glória, a Chave 2 teve apenas mais uma partida nesta quarta: Brasil-Far 2x0 União. Hoje: Juventus x Esportivo e Passo Fundo x Santo Ângelo. Milan x Sapucaiense foi adiado devido à participação do último na Copa do Brasil.


Classificação (entre parêntesis, os jogos a menos de cada equipe):

1º União: 10
2º Sapucaiense (2)
Santo Ângelo (1)
Panambi (1): 9
5º Passo Fundo (1): 8
6º Brasil-Far
GLÓRIA
Esportivo (1): 7
9º Milan (1): 4
10º Juventus (1): 3

Placar inédito

O placar de 5 a 4 jamais havia acontecido na história do Leão. E nunca se viu tanto gol em uma partida disputada em Vacaria. O mais próximo dos nove de ontem foi em 1979, quando o Glória goleou o Veranense por 6 a 2, pela Segundona.
Antes do Panambi, o Glória sofrera cinco gols jogando no Altos apenas duas vezes, nas derrotas de 1x5 para o Inter, em 1990, e de 2x5 para o Veranópolis, em 2007. Antes, em 1976, perdera por 1x5 para o 14 de Julho, de Passo Fundo, mas no Francisco Guerra.

Contrastes

Antes, o ataque quase não marcava, mas a defesa até que se garantia. Agora, o ataque começa a se acertar e a zaga toma nove gols em três jogos. Difícil, assim.

Cântico

Para resumir: “Olê, olê/ Sô gloriano, tô cansado de sofrê...”

quarta-feira, 21 de março de 2012

À procura da estabilidade


Glória e Panambi, hoje, às 20 horas, no Altos da Glória.

Goleada no Panambi em 2009

Os duelos contra o Panambi costumam ser nervosos e catimbados, mas em Vacaria o Leão geralmente se impõe. Tanto que goleou no último jogo oficial no Altos, em 17 de junho de 2009, pela Segundona: 3 a 0, gols de Matão, Júnior Negrão e Dudu. A equipe: Marcelo Pitol, Luiz Fernando (Ânderson), Alexandre, Jovany e Vagson; Ivanildo, Xavier, Júnior Negrão e Marcelo Müller (Pansera); Matão (Dudu) e Giancarlo. Técnico: Bagé.
Em 2010, o Leão venceu o adversário em “inamistoso” na Militar por 2 a 1, gols de André Alagoano e Lucas.

“A ida dos que não vieram”

Se existe a “volta dos que não foram”, também pode haver a "ida dos que não vieram”. O caso do Glória: anunciado como reforço, o atacante Maicon Santana não vem mais. Já o atacante Zé Ânderson desembarca em Vacaria apenas no dia dois de abril. Quem repassou as informações foi o leitor Fábio Martins.

terça-feira, 20 de março de 2012

Poucas chances para os garotos

A leva de reforços que chegou à Avenida Militar na última semana deixará pouca margem para o aproveitamento dos oriundos da base. Por outro lado, muitos ganharam seu primeiro contrato profissional com o clube, alguns com vigência até 2014.

domingo, 18 de março de 2012

Nova derrota


Ainda não foi desta vez que o Glória engrenou na Segundona. Após a vitória dramática sobre o Brasil-Far, o time foi às Missões e acabou derrotado pelo Santo Ângelo por 3 a 2 na noite deste domingo, ficando em situação intermediária na Chave 2.

O Glória conseguiu o primeiro chute a gol aos 20 minutos, com Fabinho. Mas seria o Santo Ângelo que abriria o placar. Aos 26, Leandrinho fez jogada de linha de fundo e cruzou. Júnior Gaúcho tentou cortar e acabou fazendo contra. Mas a comemoração do SA não durou muito: aos 28, Fabinho foi derrubado dentro da área. Jajá cobrou o pênalti e empatou.

A rápida resposta gloriana não intimidou o time da casa, que insistiu e retomou a vantagem com Éder Machado aos 33, após passe de Felipinho. Com muitas queixas em relação à arbitragem, a equipe se desconcentrou em campo e viu outro Éder, desta vez o Ceccon, ampliar aos 40.

Na volta do intervalo, Tonho Gil tentou dar mais ofensividade à equipe, colocando Edmar no lugar de Fabrício. Aos 10, a bola explodiu no poste do Glória, quase ao mesmo tempo em que o técnico gloriano era expulso, no que seria acompanhado pelo preparador Paulo Vinhola. Aos 12, Edmar perde a chance de diminuir, na cara do gol, com o goleiro Márcio batido. Aos 27, Aranha salvou com o pé chute de Éder Machado. Jajá conseguiria descontar de cabeça aos 44, mas a reação parou por aí.

O Glória jogou com: Aranha; Júnior Gaúcho, Fabrício (Edmar) e Renan; Thiago (Douglas), Jean (Cristian), Márcio, Marquinhos e Segatto; Fabinho e Jajá. Na próxima quarta, o Leão recebe o Panambi em Vacaria.

Resultados da rodada

Demais resultados da 5ª rodada da Chave 2: Esportivo 0x2 União, Sapucaiense 3x0 Juventus, Panambi 2x1 Brasil-Far, Passo Fundo 2x0 Milan.


Classificação:

1º União: 10
2º Sapucaiense
Santo Ângelo: 9
4º Passo Fundo: 8
GLÓRIA
Esportivo: 7
7º Panambi: 6
8º Brasil-Far
Milan: 4
10º Juventus: 3

Obs: Sapucaiense e Panambi têm um jogo a menos.

sábado, 17 de março de 2012

Desafio nas Missões


Santo Ângelo e Glória, domingo, às 19 horas, no estádio da Zona Sul, em Santo Ângelo.

Superação na Zona Sul

O Glória chegou em crise para a partida contra o Santo Ângelo na Zona Sul em 1º de maio do ano passado. Vindo de duas derrotas e estreando o técnico André Luís, o Leão se superou e venceu por 4 a 2 em um jogo emocionante. Lourival (2), Marcelo Müller e Lucas anotaram para a equipe vacariense, que jogou com: Cristiano Taffarel; Ânderson, Acácio, Léo e Jean Marcelo; Correa Rodríguez, Jéferson Mikimba, Marcelo Müller (Diego) e Jean (Douglas Touchê); Lourival e Lucas (Cassiano).

Factótum

Júnior Gaúcho parece ser o pau para toda obra do Leão: estreou como volante, jogou as duas partidas seguintes como zagueiro e foi lateral na última. Nesse ritmo, vai para o gol antes do final da primeira fase, rsrsrs...

sexta-feira, 16 de março de 2012

Reforços

O Glória anunciou reforços para a sequência da Segundona. Chegam os atacantes Zé Ânderson, ex-Santacruzense/SP, e Maicon Santana, ex-Iraty/PR e destaque pelo Juventus no ano passado, mais o lateral-esquerdo Michel, que estava no futebol paranaense.
Quem me passou a informação foi o Fábio Martins, ainda na quarta. Mas o sítio do Glória não traz o nome do Maicon Santana. Já a página da Rádio Esmeralda confirma todos os três.

Tonho Gil fala à Guaíba

Ainda comemorando a vitória no clássico contra o Brasil-Far, Tonho Gil concedeu entrevista à Rádio Guaíba na noite de ontem. Para o técnico gloriano, as equipes da Chave 2 “estão muito próximas, ninguém conseguiu abrir e deverá ser assim até o final”.

Tonho também vê equilíbrio no próprio plantel do Leão. “Temos um elenco homogêneo. Começamos a preparação um pouco tarde, mas a equipe começa a tomar corpo, a ganhar confiança”, garantiu. Sobre o episódio envolvendo o atacante Bill, avaliou que o jogador “não estava bem” e que o atleta foi “muito infeliz” nas declarações que levaram à sua dispensa. Além dos novos reforços para o ataque, ainda espera por mais um zagueiro.

A questão de um elenco bem montado merece a atenção do técnico. Segundo ele, um grupo numeroso e o bom desempenho em casa serão fundamentais para o sucesso de qualquer equipe na Segundona. “As viagens são muitas, o tempo de recuperação é pequeno, quem tiver capacidade de reposição levará vantagem”, concluiu.

Para matar cardíaco!

Aos poucos, os detalhes da partida contra o Brasil-Far chegando, vê-se como a coisa foi realmente muito peleada. Gol no último minuto, com a bola ainda tendo que desviar na zaga adversária para enganar o goleiro e conseguir entrar, é mesmo para matar cardíaco!

quinta-feira, 15 de março de 2012

Sai pra lá, crise!


Parece que 2012 vai ser mesmo um ano para testar a capacidade cardíaca e os nervos da torcida vacariense. Jogando no Altos na noite desta quarta-feira, o Glória bateu o Brasil, de Farroupilha, por 2 a 1, melhorou sua situação na Segundona e espantou a crise que se desenhava. Mas não foi fácil!

O gol de Márcio logo aos 3 minutos deu a impressão de que a jornada poderia ser um pouco menos turbulenta. Mas como clássico é clássico, o Brasil não se intimidou e chegou ao empate com Tiago Renz, aos 25 da segunda etapa. Restando pouco mais de 20 minutos para jogar e com a crise batendo à porta, o Leão foi com tudo em busca da vitória. O alívio chegou com um gol de Júnior Gaúcho... No último minuto! É ou não é para matar do coração e moer os nervos?

No próximo domingo, a equipe gloriana viaja às Missões para encarar o Santo Ângelo. Agora, com um pouco mais de tranquilidade.

A rodada

Outros resultados da 4ª rodada da Chave 2: União 3x1 Milan, Santo Ângelo 2x0 Esportivo, Juventus 1x1 Passo Fundo. Sapucaiense x Panambi foi adiado devido à participação do primeiro na Copa do Brasil.


Classificação:

1º União
Esportivo
GLÓRIA: 7
4º Sapucaiense
Santo Ângelo: 6
6º Passo Fundo: 5
7º Brasil-Far
Milan: 4
9º Panambi
Juventus: 3

Clássico (mais que) equilibrado

Com o resultado de ontem, o Glória empatou com o Brasil no histórico de jogos: nove vitórias para cada em 35 jogos oficiais.

quarta-feira, 14 de março de 2012

Para espantar o dragão da crise!


Glória e Brasil-Far, hoje, às 20 horas, em Vacaria.

Derrota para o Brasil em 2010

Se o Leão não vence o Brasil em Farroupilha há mais de vinte anos, o adversário nunca se constrangeu em fazer a festa em Vacaria nesse tempo todo. Na última vez na Militar, por exemplo, em 11 de abril de 2010, venceu por 2 a 1. Time do Glória, dirigido por Paulo Porto: Márcio Kessler; Thiago Machado (Correa Rodríguez), Valdemar, Cirilo e Vagson; Ivanildo, Márcio Souza, João Paulo (Lucas) e Rodrigo Couto; Leonel (Simovic) e Silvano. Cirilo marcou o gol vacariense.

terça-feira, 13 de março de 2012

Chimbica é o cara

Nem sei se ele já está acertado com o Glória, ou como andam as “relações bilaterais”, mas se eu fosse da direção, tentaria repatriar o Vinícius Chimbica imediatamente. Ele está na reserva do Santa Cruz, que não deve avançar na Taça Farroupilha e também não corre maiores riscos de rebaixamento, o que poderia facilitar a liberação. Sua chegada daria um alento à torcida e muito provavelmente resolveria os problemas do setor ofensivo.

Bill é dispensado

O atacante Bill foi dispensado nesta segunda-feira pela direção do Glória. Motivo: declarações do atleta consideradas ofensivas à torcida, dadas no intervalo da partida contra o Passo Fundo.
Na passagem para o vestiário, em entrevista à Rádio Fátima, Bill afirmou que “torcedor tem que (...) apoiar, pagar e ficar quieto”. O jogador foi substituído na etapa final e saiu vaiado de campo. O presidente Ivar Saraiva justificou a decisão de excluí-lo do grupo do Leão alegando respeito ao torcedor.

Decisão acertada?

De longe, é difícil avaliar se a decisão da diretoria foi acertada. Em 2010, Leonel fez gestos pouco amistosos às arquibancadas após marcar um gol e nem por isso foi excluído. Em 2005, faltou pouco para que Rémerson e Carlão saíssem no braço com torcedores. Grave, mas Celso Gobetti, o capo do futebol gloriano à época, resolveu tudo na conversa.
Decisão correta ou não, o certo é que tudo é fruto dos maus resultados. Com o Glória numa fase cinzenta, os nervos estão à flor da pele. A saída de Bill é um componente a mais na crise que ganha contornos cada vez mais fortes. Mas tudo pode mudar com uma vitória sobre o Brasil-Far.

Ataque tem pior começo em 13 anos

Com apenas um gol nas três primeiras rodadas, o ataque gloriano tem o pior começo de temporada desde 1999, quando também marcou somente uma vez em três jogos. Resta saber se o problema está no setor ou se ele não vem sendo devidamente abastecido.

Impressões

Presente à partida contra o PF, o leitor Bruno Guerra está sestroso com o Glória. Para ele, o time “não consegue construir jogadas”. Como o Fábio Martins há alguns dias, elogiou a atuação do goleiro Aranha.

Luz amarela

O Glória está, mais do que nunca, obrigado a vencer o Brasil-Far amanhã. Qualquer outro resultado acenderá de vez a luz amarela no Altos.

domingo, 11 de março de 2012

Resultados da rodada

Outros resultados da 3ª rodada da Chave 2: União 2x3 Sapucaiense, Brasil-Far 3x0 Santo Ângelo, Milan 1x1 Juventus, Panambi 0x2 Esportivo.


Classificação:

1º Esportivo: 7
2º Sapucaiense: 6
3º Brasil-Far
Milan
União
Passo Fundo
GLÓRIA: 4
8º Panambi
Santo Ângelo: 3
10º Juventus: 2

Poderia ter sido pior

Tivesse o Panambi derrotado o Esportivo por um gol e o Glória terminaria o domingo entre os rebaixáveis. O campeonato apenas começou, mas é melhor não dar sopa para o azar...

Tropeço em casa tira Leão do G-6


Após a derrota para o Esportivo, a esperança do torcedor gloriano era de que o time se recuperasse atuando em casa. Porém, o Glória não passou de um empate sem gols com o Passo Fundo, hoje à tarde, em Vacaria. A equipe caiu para a sétima posição e, no momento, está fora da zona de classificação à segunda fase.
Na próxima quarta, o Glória volta a jogar no Altos, contra o Brasil-Far, no clássico serrano.

sábado, 10 de março de 2012

Em busca da reabilitação


Glória e Passo Fundo, domingo, às 17 horas, na Militar.

Empate com o PF em 2011

Glória e Passo Fundo empataram em 1 a 1 na última partida no Altos, em 27 de março de 2011. Edson Maehler escalou esta equipe: Cristiano Taffarel; Douglas Touchê (Marcelo Müller), Acácio (Renan), Renato Tilão (Lourival) e Ânderson; Léo, Márcio, Bruno Correa e Felipi Correa; Edivaldo e Vinícius Chimbica. Felipi Correa fez o gol vacariense.

850

O Glória disputará no domingo sua partida oficial de número 850.

sexta-feira, 9 de março de 2012

Relato

Fábio Martins, colaborador do BloGlória, esteve na Montanha dos Vinhedos e contou o que achou do desempenho do Leão contra o Esportivo. Segundo ele, o time está “muito fraco”, mas elogia o goleiro Aranha e o atacante Pito. Também testemunhou a preocupação do presidente Ivar Saraiva diante do desempenho da equipe, que teve apenas duas conclusões a gol durante toda a partida.

União e Esportivo lideram

No complemento da rodada da Chave 2, o União foi a Santa Rosa nesta quinta e empatou em zero com o Juventus. O time de Frederico Westphalen chegou aos quatro pontos e divide a liderança com o Esportivo. O Glória está em quinto, com um ponto a menos.

quinta-feira, 8 de março de 2012

Glória perde em Bento


Jogando sua primeira partida fora de casa, o Glória saiu derrotado da Montanha dos Vinhedos na noite desta quarta: 1 a 0. Vitinho marcou para o time da casa. As informações são da Rádio Gaúcha.
No domingo, o time do técnico Tonho Gil busca a reabilitação contra o Passo Fundo, em Vacaria.

Resultados da 2ª rodada

Demais jogos da 2ª rodada da Chave 2: Passo Fundo 2x1 Brasil-Far, Milan 4x2 Panambi, Sapucaiense 1x0 Santo Ângelo. Hoje: Juventus x União.

Agradecimentos

Agradeço ao Bruno pelo comentário e ao Busin pelos elogios. “Bem informados” pelo BloGlória é bondade sua, Busin. Gostaria de fazer mais, mas... De qualquer forma, valeu!

quarta-feira, 7 de março de 2012

A volta de um clássico serrano!


Esportivo e Glória, hoje, às 20 horas, no estádio Montanha dos Vinhedos, em Bento.

Glória reencontra um velho adversário

O Leão volta a encarar o Esportivo após oito anos. Na último duelo em Bento, em 29 de março de 2004, pelo Gauchão, vitória do Tivo por 3 a 0. O Glória: Marcão; Marcelo Bolacha, Carlão e Luciano Sobrosa (Rodrigo Gasolina); Flavinho, André Gheller, Toto, Fábio de Los Santos e Edinho (Guto); João Pedro (Aldo) e Sandro Sotilli. Técnico: Bagé.
À época, o Glória pediu o adiamento da partida por 24 horas, pois vinha de uma maratona de jogos, tendo enfrentado o Grêmio dois dias antes. O Esportivo, contudo, não aceitou. E contra um adversário completamente extenuado, goleou.

Parabéns (ainda que) tardios

Ainda que tardiamente, registro o sétimo aniversário do sítio do Glória, ocorrido ontem.

terça-feira, 6 de março de 2012

Novelletto: “Três subirão em 2013”

Em entrevista ao PeleiaFC, o presidente da FGF, Francisco Novelletto, confirmou a intenção de promover três equipes da Segundona para a Primeira Divisão a partir de 2013. A fórmula de disputa seria semelhante à do Gauchão. Para ler a matéria, clique aqui.

Vitória em estreia após quatro anos

O Glória voltou a vencer em uma estreia após quatro anos. A última fora em 2008, quando bateu a SER Cruz Alta por 4 a 1 na casa do adversário.

Jean

Quando começou no Glória, em 2009, Jean era meia-atacante e às vezes entrava no ataque; hoje, é considerado volante. No ano passado, chegou a ser utilizado na lateral-esquerda. Ele pode ser polivalente assim, mas geralmente quem joga em muitas posições acaba não jogando em nenhuma. E assim, Jean começa mais uma temporada na reserva. Pena.

Enquete

Em enquete do sítio Peleia F.C. que pergunta quais os favoritos da Chave 2, o Glória era, até o instante desta postagem, o terceiro mais cotado, com 23% dos votos dos internautas. À frente do Leão, Brasil-Far (38%) e Esportivo (32%).

Agradecimento

Agradeço ao Fábio Martins pelas informações. A bruxa está solta para os atletas que vêm para o Glória ao final do Gauchão, Fábio, mas 2012 tem sido particularmente difícil para Alejandro Correa Rodríguez. Além da fratura que o afasta dos gramados, ainda foi, ao que tudo indica, vítima de racismo em uma lotérica de Ijuí. Que fase!

domingo, 4 de março de 2012

Começou bem!


O Glória estreou na Segundona 2012 com o pé direito. Diante de sua torcida, o Leão bateu o Sapucaiense por 1 a 0 na tarde deste domingo. O gol da vitória foi marcado na segunda etapa pelo atacante Bill. Na quarta, a equipe vai a Bento Gonçalves para enfrentar o Esportivo.

Demais jogos da primeira rodada da Chave 2: Brasil-Far 0x0 Esportivo, Santo Ângelo 1x0 Milan, Panambi 1x0 Juventus, União 2x1 Passo Fundo.

sábado, 3 de março de 2012

Vai começar de novo!



Glória e Sapucaiense, neste domingo, às 15h30min, no Altos da Glória.

Provável time

O Glória deve estrear na Segundona com: Aranha; Ânderson, Fabrício, Renan e Segatto; Júnior Gaúcho, Márcio, Marquinhos e Agnaldo; Pito e Bill.

Goleada no Sapo em 2010

O único Glória e Sapucaiense no Altos aconteceu em 21 de fevereiro de 2010. O Leão atropelou o adversário e goleou por 4 a 1, gols de Léo Maringá (2), Marcinho Teruel e Silvano. O time: Márcio Kessler; Thiago Machado, Valdemar, André Alagoano (Jucimar) e Edimar (Vagson); Ivanildo, Márcio Souza, Léo Maringá e Rodrigo Couto (Fabinho); Silvano e Marcinho Teruel. O técnico era Paulo Porto.

Estreia em casa após sete anos

O Glória começa uma temporada em casa após sete anos. A última vez fora em 2005, quando goleou o Novo Hamburgo por 4 a 1, em partida válida pelo Gauchão.

A inspiração de 2002

Em 2012 completam-se dez anos da Batalha de Pelotas, quando os bravos glorianos calaram o Bento Freitas e devolveram a equipe à Primeira Divisão. Que aquela jornada heroica inspire a nossa campanha. 2002 neles de novo, Glória!

Fórmula

Relembrando a fórmula de disputa da Segundona: na primeira fase, as 20 equipes estarão divididas em duas chaves de dez. As seis melhores avançam à próxima etapa, enquanto os três últimos caem para a Terceirona.
Na segunda fase, as 12 equipes serão distribuídas em dois grupos de seis. Os dois primeiros colocados passam para o quadrangular semifinal. O primeiro e o segundo do quadrangular estarão classificados ao Gauchão 2013 e disputam o título em duas partidas.

Agradecimento

Agradeço ao Rafael Dariva, do sítio do Glória, pelo retorno em relação à postagem “Incorreções”, de ontem. Obrigado, e bom trabalho!

sexta-feira, 2 de março de 2012

Incorreções

Matéria no sítio do Glória veio com algumas incorreções. Em 2005, realmente o Glória venceu o Inter no Beira-Rio, mas Sotilli não estava mais no clube. E Tonho Gil, quando atleta, foi medalha de prata nos Jogos Olímpicos de 1984 e não em 1986, quando nem Olimpíada houve. Espero que corrijam.

Duplo desafio para Tonho

Tonho Gil terá um duplo desafio neste ano: devolver o Leão à elite e retomar a ascendente em sua carreira. Após o bom momento no Ypiranga em 2008/2009, o técnico não conseguiu repetir o sucesso em outras equipes. Que se recupere no Glória, então!

A grife

Numa rápida lembrança, não vejo ninguém com o currículo de Tonho Gil entre os demais times da Segundona. O técnico do Glória é a grife deste campeonato.

Anadon NÃO subiu o Glória

Falecido há alguns dias, Jorge Anadon, ex-técnico do Glória, NÃO subiu o clube para a Primeira Divisão, ao contrário do divulgado por muitos sítios. Com passagem pelo Altos em 2008, Anadon dirigiu a equipe em 24 jogos oficiais, com 13 vitórias, 6 empates e 5 derrotas, mas sequer classificou o Leão à fase final da Segundona.

Estão surdos

Durante o recesso, chamou a atenção a estreia de um novo narrador na Rádio Gaúcha. Não que ele não saiba narrar, mas a emoção que transmite ao ouvinte parece a de uma partida de xadrez, e não de futebol. Enquanto isso, um talento como o Paulo Silva segue sem oportunidades. A Gaúcha, com liderança folgada, ainda pode dar-se ao luxo de errar. E as outras? É, parece que estão todos surdos...

quinta-feira, 1 de março de 2012

Elenco profissional

Após as chegadas e partidas típicas da pré-temporada, o elenco profissional para o início da temporada, salvo alguma omissão, é o seguinte:


Goleiros: Aranha e Alyssom (ex-Lekhwiya/Catar)

Laterais: Ânderson e Segatto (ex-Lajeadense)

Zagueiros: Fabrício (ex-Aimoré), Renan e Leandro (ex-Juventude)

Volantes: Márcio, Marquinhos (ex-São Paulo-RS) e Júnior Gaúcho (ex-Pelotas)

Meias: Agnaldo (ex-Santo Ângelo), Jean, Fabinho (ex-Juventus) e Toldi (ex-Gaúcho)

Atacantes: Bill (ex-Aimoré), Pito (ex-Juventus) e Jajá (ex-Cruzeiro-RS)

Velhos conhecidos

Vários atletas do atual grupo já passaram pelo clube em outras temporadas. Aranha, Ânderson, Renan, Márcio e Jean jogaram em 2011. Fabinho retorna após uma passagem pelo Juventus e Fabrício volta depois de cinco anos.

“Veteranos”

Dos garotos à disposição de Tonho Gil, seis disputaram ao menos uma partida oficial em 2011: Alisson Bala, Guilherme Melão, Lenon, Léo Alves, Luan e Marcel. Com três jogos, o zagueiro Léo Alves é o mais rodado e também o único escalado como titular (em Glória 2x1 Guarani-VA, de 6 de abril). Detalhe: embora geralmente começassem no banco, a verdade é que o time não perdeu nenhuma com eles em campo.

Marcelo Müller

Definitivamente, Marcelo Müller pendurou as chuteiras. Esperava que ele revisse a decisão e jogasse neste ano. Mas o atleta precisa saber até onde pode ir, e se ele não se vê mais em condições de atuar, melhor mesmo parar. E que seja feliz em seu trabalho na base.

Desta vez não deu, FGF...

Muito bom, o Interior decidir a Taça Piratini. Tão bom quanto ver ruir o esquema da FGF, que com a fórmula atual tenta forçar o maior número possível de Gre-Nais. Na verdade, a Federação cansou de ver o Interior impedir o clássico: entre 1996 e 2008, dez finais não tiveram o duelo. Esse “absurdo” não poderia continuar e ela resolveu dar um jeitinho na fórmula. Deu certo nos últimos dois anos, mas pelo jeito terá que buscar um novo formato, pois o Gauchão não será decidido em Gre-Nal. De novo.